segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

PREFEITO DE SANTARÉM , JOSÉ MARIA TAPAJÓS OFICIALIZA APOIO A CANDIDATURA DE NÉLIO AGUIAR RUMO A ALEPA

A segunda-feira começou com uma das definições mais aguardada no tabuleiro político do oeste do Pará. 
Em um movimento para unificar a base e evitar riscos eleitorais, o prefeito Zé Maria Tapajós (MDB), de Santarém (PA), e o ex-prefeito Nélio Aguiar (União Brasil) oficializaram, na manhã de hoje (12), o desenho final da chapa governista para as eleições estaduais deste ano.
O encontro, ocorrido nas primeiras horas do dia, serviu para bater o martelo sobre uma questão que gerava ruído nos bastidores. 
Ficou decidido que o vereador reeleito Júnior Tapajós (MDB), filho do mandatário santareno, não disputará vaga para Alepa (Assembleia Legislativa do Pará), abrindo caminho para que Nélio Aguiar seja candidato do consórcio político que comanda Santarém.
A lógica do acordo
A oficialização do apoio de Zé Maria a Nélio, logo no início da semana, é sinal de pragmatismo. 
A avaliação interna era de que manter Júnior e Nélio na disputa pulverizaria os votos, colocando em risco a hegemonia do grupo frente à oposição.
Ao selar o acordo hoje, Zé Maria estanca as especulações e orienta sua base de vereadores e lideranças comunitárias a seguirem um único rumo.
Para Nélio Aguiar, que lidera diversas pesquisas de intenção de voto em Santarém entre os nomes do grupo, o apoio formal do atual prefeito era a peça que faltava para consolidar o favoritismo e transformar a campanha em um projeto de governo, e não apenas pessoal.
O cenário agora
Com a retirada de Júnior Tapajós, o grupo projeta uma campanha coesa. 
A leitura nos corredores da prefeitura é que a maturidade política prevaleceu: “perdem-se os anéis (a candidatura de um aliado próximo como Júnior) para não perder os dedos (a representatividade política de Santarém na Alepa)”.
A semana começa, portanto, com o cenário eleitoral da situação pacificado.
Fonte : Blog do Jeso
Blog do Xarope via Blog do Jeso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.