Ação da Polícia Civil é resultado de investigação iniciada em 2022 e cumpriu mandados em sete estados. R$ 58 milhões em ativos foram bloqueados.
| Delegados Erik Petersson, Raissa Beleboni, Jamil Casseb e Silvio Birro relatando os resultados da Operação Iara — Foto: Luiz Henrique Nunes/g1 |
A Polícia Civil do Pará deflagrou, nesta semana, a Operação Iara, voltada ao enfrentamento do tráfico de drogas e à desarticulação da logística financeira e operacional que sustenta esse tipo de crime no Baixo Médio do Amazonas.
A ofensiva é resultado de uma investigação iniciada em 2022 e coordenada por equipes da região de Santarém, oeste paraense, com apoio de unidades de inteligência.
Seis pessoas foram presas.
Na região do Baixo Amazonas, os mandados foram cumpridos nos municípios de Santarém, Alenquer e Prainha.
Na manhã desta quinta-feira (22), em entrevista coletiva na 16ª Seccional Urbana de Santarém, o superintendente regional da Polícia Civil no Baixo Amazonas, delegado Jamil Casseb destacou que o foco do trabalho não se restringe às apreensões pontuais, mas à estrutura que viabiliza o comércio ilícito.
Segundo ele, o tráfico envolve uma cadeia complexa de pessoas, meios de transporte e lavagem de capitais.
Ele explicou o objetivo da ação e a dimensão do problema.
“A gente sabe que o tráfico não se limita às nossas operações policiais, não se limita somente no momento da abordagem da apreensão, mas existe toda uma estrutura por trás dessas operações criminosas que possibilitam esse transporte e esse comércio dessas substâncias e tal que existem na nossa região”, afirmou.
Também presente na coletiva, o delegado Silvio Birro, coordenador do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI/BAM), a investigação teve como ponto de partida uma apreensão registrada em 2022, quando uma lancha blindada com entorpecentes foi interceptada.
A partir desse episódio, foi instaurado inquérito policial que reuniu 53 autos, envolvendo pessoas físicas e empresas.
Segundo Birro, foram 27 mandados de prisões, 67 mandados de busca e apreensão e outras medidas cautelares diversas, que foram todas cumpridas na data de ontem (21) em sete estados da federação.
As investigações apontam que a droga não pertencia a uma única pessoa, mas a consórcios formados por traficantes, responsáveis pela compra, transporte, distribuição e posterior lavagem dos valores obtidos.
“Não é droga de uma pessoa só, são várias pessoas, reunimos, nós conseguimos identificar o transportador, conseguimos identificar os apoios logísticos, os pontos de parada desse material, as pessoas que iriam receber, os distribuidores e as pessoas que estavam fazendo a lavagem dos capitais, todas foram identificadas e indiciadas”, resumiu o delegado Silvio Birro.
Operação simultânea
A operação ocorreu simultaneamente no Pará, Amazonas, Amapá, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Alagoas.
Ao todo, 29 pessoas foram presas, entre mandados judiciais e prisões em flagrante.
Também foram apreendidos cerca de 350 kg de drogas no estado do Amazonas, além de veículos, armas, embarcações, celulares e dinheiro em espécie.
A Justiça determinou ainda o bloqueio de aproximadamente R$ 58 milhões em ativos ligados aos investigados.
Fonte : Por Luiz Henrique Nunes, g1 Santarém e Região — PABlog do Xarope via Por Luiz Henrique Nunes, g1 Santarém e Região — PA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.