sexta-feira, 21 de agosto de 2026

“Barão do Tráfico”, ex-aliado de Fernandinho Beira-Mar, morre em Campo Grande

Leonardo Dias Mendonça, de 63 anos, conhecido como “Barão do Tráfico”, morreu na tarde desta quinta-feira (20), em Campo Grande (MS). 
“Barão do Tráfico”
Ele estava internado em estado grave na Santa Casa desde o dia 17, após passar mal na Penitenciária Federal da cidade, onde cumpria pena. A morte foi confirmada pela defesa.
Segundo a advogada Ana Cláudia Alves, a equipe médica confirmou a morte encefálica de Leonardo durante a tarde. 
Familiares foram chamados ao hospital para se despedir e autorizaram o desligamento dos aparelhos. 
A causa da morte ainda não havia sido informada. 
A família aguardava as providências para a liberação e o traslado do corpo para Goiás.
Leonardo ganhou notoriedade no fim dos anos 1990 e início dos anos 2000 por sua atuação no tráfico internacional de drogas. 
Em 2002, era apontado pelas autoridades como um dos principais chefes do tráfico na América Latina e chegou a ser procurado por Brasil, Estados Unidos, Holanda e Colômbia, além de integrar a lista de procurados da Interpol.
De acordo com investigações da Polícia Federal, Leonardo mantinha relações com integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e atuava na retirada de cocaína de áreas sob domínio do grupo para posterior distribuição internacional. 
O dinheiro obtido com o tráfico era utilizado, segundo a apuração, na compra de terras e gado como forma de ocultar a origem dos recursos.
Entre os imóveis rurais atribuídos ao patrimônio de Leonardo estavam fazendas próximas a Marabá, na região sudeste do Pará. 
A aquisição de propriedades rurais fazia parte, segundo as investigações, de uma estratégia utilizada para movimentar e ocultar recursos provenientes das atividades criminosas.
Mesmo após ser preso, Leonardo continuou sendo apontado como responsável pelo comando de uma organização voltada ao tráfico internacional. 
Uma das quadrilhas ligadas a ele reunia 35 pessoas e foi desmantelada em uma ação conjunta do Ministério Público Federal em Goiás e da Polícia Federal. As investigações indicaram que o uso de celulares dentro do sistema prisional permitia a manutenção das atividades ilícitas.
Segundo dados do processo judicial, Leonardo acumulava condenações por tráfico de drogas, associação para o tráfico, falsidade ideológica e lavagem ou ocultação de bens. 
Em 2018, passou a cumprir pena em regime semiaberto, com tornozeleira eletrônica, em Aparecida de Goiânia (GO), após deixar o sistema prisional.
Em 2019, porém, voltou a ser preso durante uma operação da Polícia Federal que investigava o transporte internacional de cocaína. 
A ação resultou na prisão de dezenas de pessoas e na apreensão de uma aeronave utilizada pela organização. 
Conforme as investigações, o grupo enviava drogas para a Europa, utilizando pistas clandestinas no interior de Goiás e, posteriormente, contêineres de navios para retirar a cocaína do país.
Em novembro de 2023, Leonardo foi transferido para a Penitenciária Federal de Campo Grande, onde permanecia preso devido ao grau de periculosidade atribuído a ele. 
O “Barão do Tráfico” morreu aos 63 anos, encerrando uma trajetória marcada por décadas de investigações e condenações relacionadas ao tráfico internacional de drogas.
Fonte : (Com informações do G1) .
Blog do Xarope via G1 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.