sexta-feira, 4 de setembro de 2026

Adolescente de 15 anos passou 15 horas sob tortura antes de ser morta em Marabá, diz Polícia Civil

Investigação aponta que Valentina Irene foi levada para uma área de mata após foto ser interpretada como sinal de ligação com facção rival; três suspeitos estão presos .
Segundo a investigação, a adolescente teria permanecido por aproximadamente 15 horas sob domínio dos criminosos antes de ser morta.
A Polícia Civil revelou novos detalhes sobre a morte de Valentina Irene Alves Pereira, de 15 anos, encontrada enterrada em uma cova rasa em uma área de mata de Marabá, no sudeste do Pará. 
Segundo a investigação, a adolescente teria permanecido por aproximadamente 15 horas sob domínio dos criminosos antes de ser morta.
Valentina estava desaparecida desde 25 de agosto e foi localizada na quarta-feira (2), em uma área de mata nos fundos do Residencial Tiradentes. Três pessoas foram presas durante a investigação: Adriele Vitória Silva dos Santos, Leonarda Sousa Silva, conhecida como Léo, e Jonas Mikael da Silva Rocha, conhecido como “Black”.
De acordo com a Polícia Civil, o caso teria começado após uma fotografia da adolescente fazendo gestos associados a uma facção criminosa. 
A imagem teria sido compartilhada com integrantes de um grupo rival, que passaram a suspeitar que Valentina tivesse ligação com a organização adversária. 
A partir disso, os investigadores apontam que integrantes do grupo teriam decidido submetê-la ao chamado “tribunal do crime”.
Segundo o delegado Antônio Mororó, superintendente regional da Polícia Civil, a adolescente teria sido privada da liberdade no dia 25 de agosto. 
Conforme a investigação apresentada nesta quinta-feira (3), ela permaneceu amarrada por horas antes de ser morta.
A Polícia Civil afirma que Valentina teria sido levada do núcleo Cidade Nova para uma área de mata próxima a Morada Nova. 
A investigação aponta que, inicialmente, a adolescente teria acompanhado integrantes do grupo de forma voluntária, mas descobriu posteriormente que seria submetida ao chamado “tribunal do crime”. 
Durante a coletiva, a polícia informou que a adolescente teria sido submetida a mais de uma dezena de golpes de faca. Também foram encontrados indícios de um disparo de arma de fogo na boca da vítima. 
Projéteis localizados na área serão submetidos a exames complementares.
A investigação avançou após os policiais identificarem suspeitos e realizarem diligências em imóveis ligados ao grupo. 
Jonas foi preso em flagrante e, segundo a Polícia Civil, inicialmente afirmou não ter participado diretamente da execução, mas admitiu ter ido ao local para levar água e mantimentos aos envolvidos.
Ainda conforme a corporação, Adriele posteriormente teria admitido participação no crime e indicado uma área de mata. 
Os investigadores encontraram vestígios de sangue e uma faca sem cabo no local. 
O corpo de Valentina foi localizado após uma nova indicação da área onde estaria enterrado.
Um dos elementos que reforçaram a investigação foi encontrado nos celulares apreendidos durante a operação. 
Segundo a Polícia Civil, havia fotografias e vídeos da adolescente morta e da própria execução. 
A suspeita é de que as imagens tenham sido produzidas para comprovar a outras lideranças criminosas que a ordem de execução havia sido cumprida.
Além das prisões relacionadas diretamente à morte da adolescente, a operação resultou na apreensão de drogas e uma arma de fogo. 
A Polícia Civil informou que os equipamentos eletrônicos recolhidos ainda serão analisados e podem ajudar na identificação de outras pessoas envolvidas.
A polícia também investiga a morte de um homem identificado preliminarmente como René, cujo corpo foi encontrado no mesmo local onde Valentina estava enterrada. 
A identificação formal e as circunstâncias da morte dele dependem dos exames periciais.
As três pessoas apontadas como suspeitas da participação no assassinato permanecem à disposição da Justiça. 
A investigação continua para esclarecer a participação individual de cada envolvido, identificar possíveis outros participantes e reunir elementos que permitam concluir a dinâmica do crime.
Fonte : Portal Pará Web News .
Blog do Xarope via Portal Pará Web News .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.