quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Vereador Pastor Raul do PRB é preso suspeito de frauder no seguro defeso

18_12_13_municipios02_pa_cidadaos_podem_ser_multados_por_lixo_jogado_nas_ruas_de_belem"Raul Batista é apontado como um dos líderes do esquema criminoso".
O pastor da Igreja Universal do Reino de Deus e vereador de Belém Raul Batista foi preso pela Polícia Federal (PF), na manhã desta quinta-feira (22), suspeito de fazer parte do grupo que fraudava a concessão do benefício social de seguro defeso ao pescador artesanal. Outros servidores e intermediários ligados aos órgãos públicos responsáveis por essa concessão, no estado do Pará, também são investigados pela PF na Operação Arapaima, deflagrada hoje. Segundo a polícia, os envolvidos ficavam com o dinheiro disponibilizado para o benefício.
No momento da prisão, foram encontrados 100 mil reais em dinheiro na casa de Batista.

Sob forte esquema de segurança Djaci, o matador chega a Itaituba

Em um voo comercial (Djaci Ferreira de Sousa) o principal acusado de ter matado a advogada Leda Marta, (Procuradora do município), sua filha Hanna Estela de 10 anos e sua funcionária Tayna, chegou ontem, quarta-feira em Itaituba.
Djaci foi preso em Estrela do Norte no Estado de Goiás por ter matado um ancião de 80 anos de idade. Quando estava preso foi reconhecido por ser procurado pelo triplo homicídio que teria cometido em Itaituba no Pará. Depois que foi descoberto foi transferido para Belém ainda no mês de agosto.
E hoje chegou ao município de Itaituba sob um jamais visto esquema de segurança. A proteção foi mesmo para proteger da imprensa, porque não havia nenhuma manifestação no local. Os profissionais da im
prensa de Itaituba foram impedidos de chegar há uma distancia de mais de 50 metros, ainda para piorar usaram um carro de combate a incêndio do aeroporto para impedir o registro da imagem do grande (Djaci) e não se sentindo satisfeitos ainda direcionaram um grande refletLeda Mara, Hanna Estela e Tainara Siqueiraor em direção aos cinegrafistas para que em hipótese alguma registrar a imagem do suposto assassino.
Em seguida Djaci foi levado para o presídio de Itaituba, onde ficara a disposição da justiça e dentro de poucos dias devera ser ouvido sob a acusação do triplo homicídio.
Fonte: Junior Ribeiro com fotos da PC e G1-PA

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

POLICIAIS SÃOS ACUSADOS DE TORTURAR E MATAR PAI DE FAMÍLIA EM ALTAMIRA



“A segurança pública parece que não entrou nas condicionantes da Norte Energia e a cidade ficou entregue ao tráfico, e violência desordenada. Os crime sãos praticados, e na maioria acabam ficando na impunidade”.
Rosivaldo, vitima brutal dos policiais
Uma verdadeira avalanche de crimes, patrocinadas diretamente pelo tráfico de drogas pesadas e pela quantidade de gente que chegaram de outras cidades e ocupa áreas e moradias improvisadas, inclusive em praças públicas da sede do município. A situação é tão caótica que até a própria polícia é acusada de matar...

Uma das vítimas dessa crescente história de impunidade, e que entra nessa contagem do ranking da violência, é Rosivaldo da Silva Ribeiro de 33 anos, alagoano, e que há 4 anos residia na região,

Ele foi torturado e asfixiado por policiais militares depois de ser preso e acusado de ter roubado 2 armas de dentro da viatura dos militares. “Eles receberam um telefonema anônimo acusando o meu marido de ter roubados 2 armas de uma viatura policial. Levaram para o quarto dele, colocaram um saco na boca, e asfixiaram até a morte”, disse a viúva Solange de Oliveira que ficou desamparada com três filhos do casal.

Solange disse ainda que Rosivaldo foi espancado sem piedade pelo policiais, e citou o Sargento Verdiano e o soldado Junior, principais acusados de cometerem o crime.

Os familiares já encaminharam denúncia ao MP e a Corregedoria da Policia Militar do Estado.

Uma manifestação contra o brutal assassinato de Rosivaldo da Silva Ribeiro foi realizada pelas principais ruas da cidade de Uruará, onde ele residiu e fez muitas amizades.

Tentamos localizar o sargento Verdiano e com o comando da polícia em Altamira, porém não conseguimos êxito.  

Promotor tenta aplicar lei da mordaça contra jornalista em Altamira

Promotor Edmilson Leray
Ultimamente o poder e o direito de preservação da liberdade de expressão e das garantias constitucionais da atividade jornalística no Brasil vem sendo colocado em duvida, principalmente por parte de alguns que se consideram o dono da lei.
O promotor tem usado de seu cargo de promotor para tentar calar os profissionais da imprensa, usando os modos da ditadura, e esquecendo o direito que cabe a nós.
“A intimidação a jornalistas é temerário no Estado democrático de direito, tendo em vista a necessidade de preservação da liberdade de expressão e das garantias constitucionais da atividade jornalística”, diz trecho da Nota de Repúdio divulgada nesta terça-feira, (20) pela Associação dos Profissionais de Imprensa de Altamira, Transamazônica e Xingu (ASPIATX) em solidariedade a jornalista Karina Pinto e condenando a atitude do Promotor de Justiça do Estado do Pará, Edmilson Leray, ao que considera uma tentativa “de calar a imprensa” e de “intimidar” o direito de opinião.
NOTA: Para entender melhor, em 2010, a repórter divulgou representação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em desfavor ao Promotor que entrou com ação judicial contra a profissional. O que se sabe é que esse é o segundo jornalista de Altamira a ser processado pelo Promotor Leray no exercício da profissão, na tentativa de constranger jornalistas no seu dever de livremente informar a sociedade em uma tentativa espúria de usar o Poder Judiciário contra a imprensa e privar o cidadão do direito de ser informado.
Entendo que jornalistas não são mais importantes que “fulano ou beltrano”, no entanto, o uso de mecanismos que impeçam o livre exercício da profissão tem especificidades que precisam ser levadas em conta como o acesso à informação, e sem o jornalista as pessoas não terão acesso à informação, se o cidadão não tem acesso à informação, não há democracia, pois tão importante quanto o compromisso do profissional da imprensa com a aproximação da verdade é o exercício de sua liberdade, onde a democracia não pode conviver com qualquer tipo de retaliação ao jornalista. Mas para que o cidadão tenha a imprensa livre, o jornalista precisa exercer a liberdade que é um dever e não um direito.
O impedimento do trabalho jornalístico representa uma afronta tanto à Constituição brasileira de 1988, quanto à Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), que preveem a todo cidadão o direito à liberdade de opinião e expressão, além do livre acesso à informação de interesse público. Por isso, me solidarizo a colega jornalista, reafirmo o direito à crítica responsável, entendo que figuras públicas não devem estar imunes a elas e lamento que um direito tão fundamental seja questionado. Abaixo, a nota na íntegra da ASPIATX.

Delegado maginal que promovia lutas e outras barbaridades continua afastado no Amazonas

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informou por meio de nota, na manhã desta terça-feira (20), que Daniel Trindade - denunciado por promover lutas entre detentos, agredir presos nas celas, contrato com ex-criminosos e abusar sexualmente de cinco crianças - continua afastado de suas funções de delegado da Polícia Civil, desde o dia 25 de junho deste ano, conforme determinação do decreto da Corregedoria-Geral, com base no Art. 50, § 1º da Lei 3.278/2008.
A SSP-AM informa, ainda, que após tomar conhecimento do novo vídeo veiculado na imprensa, um novo Processo Administrativo Disciplinar (PAD) específico para apurar o conteúdo será aberto pela Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública. 
Simultaneamente, também será instaurado um procedimento criminal na Unidade de Apuração de Ilícitos Penais (UAIP) da Polícia Civil, que apura suspeitas de crimes praticados por servidores da instituição. 
O delegado Daniel Trindade já responde a dois Processos Administrativos Disciplinares, o primeiro instaurado pela portaria nº6.970/15, por conta do vídeo em que os presos estão lutando na delegacia.

Empresa contratada pela Norte Energia aplicar calote em Altamira

Resultado de imagem para obras hidrelétrica de belo monte A reclamação é geral relacionada ao calote aplicado pela empresa URB TOPO. Diariamente, filas de cobradores se amontoam em frente à sede da empresa, mas segundo os empresários, de nada adianta, porque ninguém recebe pagamento nenhum. Eles reforçam que o calote é total.
Diversas denúncias sobre a falta de pagamento de uma empresa terceirizada pela Norte Energia a vários empresários de Altamira, vieram à tona, nesta semana. Segundo os empresários, a Norte Energia S/A, através do seu superintendente de Altamira, Dr. Arlindo, contratou a empresa URB TOPO ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA, portadora do CNPJ nº 17.462.219/000-05, com sede em Contagem (Minas Gerais) para efetuar algumas obras das condicionantes da Hidrelétrica de Belo Monte, porém, a empresa não está pagando seus fornecedores.
Nos últimos meses, proprietários de postos de combustíveis, restaurantes, entre outros pontos comerciais, afirmam que ficaram sem receber o dinheiro equivalente aos produtos vendidos a URB TOPO. Os empresários apelam para o bom senso da Norte Energia, para que busque contato com a URB TOPO, para que a referida firma pague o que deve ao comércio de Altamira.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Forte aparato policial foi montado para dinheiro ser depositado na Agência da Caixa em Santarém

Forte aparato policial na agência da Caixa da TurianoPoliciais conferindo o dinheiro na sede da PF em SantarémPor volta de 16h30, desta terça-feira, 20, inspetores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e agentes da Polícia Federal (PF) realizaram na Caixa Econômica Federal, localizada no cruzamento da Travessa Turiano Meira, com a Avenida Marechal Rondon, em Santarém, o depósito do dinheiro apreendido no fundo falso de uma caminhonete, no último domingo, 18, próximo do município de Rurópolis, no Oeste do Pará.
Os policiais contaram com um forte aparato, composto por dois carros da PF, um da PRF e um carro forte. Durante a operação, o trecho da Avenida Marechal Rondon, próximo a agência da Caixa foi interditado.
MISTÉRIO: Um mistério envolve o montante de R$ 1,5 milhão apreendido pela PRF, durante operação de rotina realizada na tarde de domingo, 18, no quilômetro 977, da rodovia Transamazônica (BR-230), próximo ao município de Rurópolis. Segundo a PRF, o dinheiro estava armazenado no fundo falso de uma caminhonete que saiu de Marabá, com destino a Itaituba, na região Oeste do Pará.
Durante a operação da PRF, dois homens foram detidos e conduzidos para a sede da Polícia Federal (PF) em Santarém. Eles foram ouvidos e, em seguida liberados. Em depoimento, os homens relataram que estavam apenas transportando a caminhonete até Itaituba.

Dinheiro apreendido em caminhoneteCONTAGEM DO DINHEIRO: O dinheiro apreendido também foi encaminhado para a PF, em Santarém. Após iniciar a contagem do dinheiro com auxílio de uma máquina, na tarde de segunda-feira, 19, e finalizar por volta de 10h, desta terça-feira, 20, a Polícia Federal anunciou que havia R$ 1,5, em vários pacotes, acondicionados no fundo falso do carro.

'Meu governo não está envolvido em escândalo de corrupção', diz Dilma

Presidente fez afirmação ao ser questionada sobre declaração de Cunha. Para deputado, maior esquema de corrupção do mundo é com o governo.

A presidente Dilma Ro
usseff afirmou nesta terça-feira (20) que o governo dela não está envolvido em esquema de corrupção. Dilma foi questionada sobre a declaração do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que, nesta segunda-feira (19), disse lamentar "que seja com um governo brasileiro o maior escândalo de corrupção do mundo".

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Jovem comete suicídio dentro do Senai em Santarém

Perícia está sendo feita no local para descobrir as causas do suicídio
Trabalhador comete suicídio no Senai de Santarém

Colegas de profissão encontraram na manhã desta segunda-feira, 19, o funcionário do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), identificado por Sandeymon de Souza Monteiro, de 30 anos, morador do bairro Caranazal, em Santarém, desacordado e com rastro de sangue nolocal. Eles informaram que acionaram o Corpo de Bombeiros, porque acreditavam que Sandeymon ainda estava com vida.

PRF prende 600 mil no fundo falso de um caminhão, perto do município de Rurópolis

Dinheiro no fundo falso do caminhãoEm uma operação próximo ao município de Rurópolis, em Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizou escondido em fundo falso de um caminhão, a quantia de R$ 600 mil. Segundo informações da própria PRF, o dinheiro provavelmente serviria para compra de drogas, ou pagamento de entorpecentes já entregues na região.

domingo, 18 de outubro de 2015

Suspeitos de participar de assalto a banco de Placas são presos em Altamira

Fortemente armados, assaltantes fizeram reféns (Foto: Edson Azevedo)Dois homens tiveram mandado de prisão cumprido no sábado, 17.Polícia aponta envolvimento da dupla em assalto no município de Placas
Dois homens foram presos no sábado (17) em Altamira, no sudoeste do Pará, suspeitos de envolvimento no assalto a uma agência bancária do município de Placas, ocorrido em março de 2015.

Santarém cresce se estrutura e desordenadamente, e transito vira a casa da mãe joana

A cidade de Santarém, hoje com cerca de mais de 500 mil habitantes, contando com a milhares de pessoas que chegam todo dia das cidade circunvizinhas, como da regiões da Transamazônica e Santarém-Cuiabá vem se tornando a cada dia um perigo para quem trafega diariamente pelas ruas da cidade.
Esse final de semana inúmeros acidades com carro e motos foram registrados, principalmente no final de semana, quando o transito fica mais intenso.
Nas avenidas que dão acesso as inter prais tem sido registrado vários acidentes. 
Uma batida envolvendo dois veículos aconteceu na tarde desse Domingo (18) na Avenida Fernando Guilhon , nas proximidades do Shopping, uma S10 que estava sendo conduzida por Ocivander Costa dos Santos de 35 anos de idade, que estaria na contramão colidiu com veiculo Corsa que estava sendo conduzido por Rainilso Barbosa Brito de 36 anos não habilitado, ele seguia no sentido cidade para a praia do pajuçara, acompanhado com o condutor estava a esposa do condutor de nome Jocelia Danleide Costa Brito, que ficou presa nas ferragens a mais de uma hora devido a dificuldade que os Bombeiros tiveram para fazer o resgate da mesma de dentro do carro. 
Acidente fatal:O jovem Murilo Vasconcelos dos Reis de 24 anos de idade, descia a Borges Leal sentido Curua-una no encalço de um assaltante que estava de moto e que a poucos minutos teria assaltado um posto de gasolina, foi quando ele em alta velocidade não conseguiu parar no semáforo que fechou para ele e abriu para quem vinha no sentido Curuá-una Borges Leal.
Segundo relatos de populares, a vitima bateu no meio do carro e na ocasião foi arremessado a vários metros, inclusive subiu passando de uma placa de sinalização e caindo já praticamente sem vida ao solo. A moto da vitima ficou destruída e o carro desgovernou adentrou em frente a uma borracharia.

Mojui dos Campos realizou encontro da Amut

O municípios mais novo do Estado do Pará, Mojui dos Campos. a cerca de 40 km da sede do município de Santarém, serviu de palco na última Sexta-Feira de mais um encontro da AMUT (Associação dos Municípios da Transamazônica), que contou com a presença de vários prefeitos, vereadores e entidades da região.
O encontro da entidade aconteceu no Salão paroquial da Igreja católica de Santo Antonio, e serviu para discutir vários assuntos, entre elas a prestação de contas do 1º e 2º quadrimestre do anos de 2015, a autorização para venda e compra de veículos, autorização para doação de bens móveis inutilizados e outros assuntos de interesse da entidade.
O próximo encontro da entidade será no dia 20 de Novembro no Município de Jacareacanga. 
No final do encontro foi oferecido a todos os participantes, um delicioso almoço a base da famosa galinha caipira da região.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

MP ajuíza ação para garantir pagamentos atrasados de servidores de Faro

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) em Faro, oeste do Pará, por meio do promotor de Justiça Alan Johnnes Lira Feitosa, ajuizou Ação Civil Pública (ACP) para compelir o Município a pagar os salários atrasados do funcionalismo público. A ação foi ingressada no dia 6 de outubro na secretaria da Vara Única da Comarca.
A ação requer a concessão de liminar que determine o bloqueio judicial de verbais federais repassadas ao Município; inicialmente no valor de R$1.050.308,82; de modo a garantir o pagamento dos salários do mês de agosto. O bloqueio deve ser via Bacen-Jud, nas verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb) e do Fundo de Saúde (FUS).
Repasses e descontos
O promotor de Justiça relata que desde que assumiu suas funções em Faro, em julho deste ano, recebe informações de atraso no pagamento dos salários. Diligências, oitivas e documentos comprovaram a situação, e há casos de servidores que estão com até três meses de pagamento em atraso.

Familiares de deficiente físico pedem permanência de assassinos na cadeia

O corpo de Elienaldo foi encontrado por um morador, no dia 16 de junho, dentro de sua própria residência, em avançado estado de putrefação.Protesto pedindo justiça para o assassinato de Elinaldo França


Em protesto realizado por volta de 08h, de hoje, 16, em frente ao Fórum da Comarca de Santarém, parentes e amigos do deficiente físico Elinaldo França do Nascimento, pediram ao juiz titular do caso que mantenha os três acusados do crime, no Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (CRASHM).

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Prefeitos da Amut realizam encontro na cidade de Mojui dos Campos

A AMUT (Associação dos Municípios da Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Xingu), realizar Assembleia Geral Ordinária nesta sexta-feira na cidade de Mojuí dos Campos, cerca de 50 km da cidade de Santarém.
A associação que agrega vários prefeitos da região tem como presidente o prefeito de Santarém, Alexandre Von do PSDB. 
Vários assuntos serão colocados para serem tratados na Assembleia, entre eles, a prestação de contas do 1º e 2º quadrimestre do anos de 2015, a autorização para venda e compra de veículos, autorização para doação de bens móveis inutilizados e outros assuntos de interesse da entidade. 
O encontro será realizado no Salão paroquial da Igreja católica de Santo Antonio. A abertura será as 9:30 da manhã. O prefeito anfitrião é Jailson Alves(PSDB).