quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Prefeito Vando prestigia posse de Nicias Ribeiro no Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Energia

Nicias com Flexa Ribeiro, Vando(Prefeito), Dinho Barile, Washington(Finanças), e Nadir Neves
Secretário Extraordinário para Assuntos de Energia do Estado do Pará, Nicias Ribeiro, também  membro da Coordenação do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS-X), tomou posse na manhã desta quinta-feira (15/08),  na presidência do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Energia para o biênio 2013-2015. A solenidade aconteceu no Palácio do Buriti, em Brasília, e contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e do governador de Brasília, Agnelo Queiroz.
O prefeito de Vitória do Xingu Vando Amaral e o secretário de Finanças Washington Queiroz prestigiaram a posse de Nicias.
Nicias Ribeiro é engenheiro eletrônico, professor, parlamentar e jornalista, e já presidiu a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

‘Dilma e Lula não gostam do Pará’, diz senador Mário Couto

"Senador paraense fez a revelação bombástica na terça-feira, em pronunciamento no Senado".

Senador Mário Couto
Senador Mário CoutoEm pronunciamento na terça-feira (20), o senador Mario Couto (PSDB-PA) disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff “não gostam do Pará”, ao criticar a falta de repasse de verbas federais para a área da saúde do estado.
Mário Couto disse ainda que “em toda a sua vivência política nunca viu uma governadora tão ruim” como Ana Julia Carepa (2007-2011), que governou o Pará de 2007 a 2011.
O senador observou que, folheando dados de quanto Lula teria ajudado o Pará, onde a governadora dizia ser afilhada do então presidente da República, constatou que “absolutamente quase nada” de verba federal foi destinada ao estado. – Não se viu no Pará, na gestão de Ana Julia, uma obra, a não ser o retorno próximo ao aeroporto Val de Cães – afirmou.
Mário Couto, no entanto, destacou a “habilidade” do atual governador Simão Jatene (PSDB) em priorizar a saúde, “transformando o setor em verdadeira revolução, fazendo hospitais de grande porte”, mas com verba da economia do estado para aplicar no setor.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Polícia quer fazer reconstituição da morte de pai e filha

Yarle Cardoso Gomes de 19 anos confessou que matou o pai e a irmã a golpes de terçado.

Polícia quer fazer reconstituição da morte de pai e filha
Yarle Gomes de 19 anos confessou o assassinato Santarém - A Polícia Civil quer esclarecer o que realmente aconteceu na cena do crime, na Avenida Fernando Guilhon, bairro Maracanã, onde foram encontrados mortos o empresário Valter Carvalho Gomes de 43 anos e a filha Bruna Oliveira Gomes de 20 anos, no início da manhã de segunda-feira (19), em Santarém, oeste do Pará.

Em depoimento ontem na delegacia, o suspeito Yarle Cardoso Gomes confessou que matou o pai e a irmã a golpes de terçado porque pediu dinheiro para comprar drogas e não recebeu.

'A reconstituição é fundamental pra gente reproduzir o passo a passo da declaração do assassino e confirmar ou encontrar indícios de contradições', destacou o delegado de Polícia Civil, Jardel Guimarães.

Yarle Cardoso Gomes, 19 anos, assassino confesso do pai e da irmã foi encaminhado na noite de ontem (19) a Penitenciária Agrícola Silvio Hall de Moura (Penitenciária de Cucurunã).

Entenda o caso:Um empresário e a filha foram encontrados mortos no início da manhã de segunda-feira, 19 de agosto, na própria casa, localizada na Avenida Fernando Guilhon, bairro Maracanã, em Santarém, oeste do Pará.

Segundo a polícia, um jovem invadiu a casa e com golpes de terçado matou Valter Carvalho Gomes de 43 anos e Bruna Oliveira Gomes de 20 anos. Os corpos foram encontrados pela esposa de Valter, Aldeíde de Lima Oliveira que tinha saído para levar a filha mais nova na escola. Ao retornar a casa, encontrou Bruna morta no banheiro com cortes nas costas e o marido no quarto com o braço direito decepado.

 
Bruna Oliveira Gomes de 20 anos e o pai Valter Carvalho Gomes de 43 anos (Foto: Reprodução/Rede Social)

Valter era proprietário de um açougue e a jovem era estudante de direito e trabalhava no Fórum de Justiça.
A polícia foi acionada para uma tentativa de assalto, mas no local havia uma sandália com marcas de sangue que segundo a mãe de Bruna, era de Yarle Cardoso Gomes, de 19 anos, conhecido como Junior, filho de Valter com outra mulher. A partir da pista, ele passou a ser apontado como principal suspeito.
O carro modelo Hillux que estava na garagem foi levado. O helicóptero do grupamento aéreo fez sobrevoo e localizou o veículo próximo ao município de Mojui dos Campos.
Por volta de 9h45, a polícia capturou o suspeito Yarle na Comunidade de Pedra, cerca de 7 quilômetros depois de Mojuí dos Campos. O carro foi achado em cima de uma balsa parcialmente amassado. A polícia acredita que ele capotou, mas continuou viagem. O objetivo dele, segundo a polícia, seria chegar até a comunidade Alto Seco, onde a mãe mora.
Yarle prestou depoimento na Delegacia de Polícia Civil de Santarém.
Redação Notapajos com informações de Rômulo D'Castro

Líder quilombola do Marajó é assassinado em Belém

Teodoro Lalor de Lima foi assassinado desembarcava para uma reunião na capital paraense

O líder quilombola Teodoro Lalor de Lima, conhecido como senhor Lalor, presidente da Associação dos Remanescentes de Quilombo de Gurupá, no município de Cachoeira do Arari, no Marajó, foi assassinado na manhã de segunda-feira (19), em Belém. O crime aconteceu quando Lalor desembarcava para uma reunião na capital paraense de organizações quilombolas do Pará. Ainda não há informações sobre a forma em que foi assassinado.
Teodoro Lalor de LimaNo último dia 13, o presidente denunciou, durante uma audiência pública promovida pelo Ministério Público Federal (MPF-PA) e Ministério Público do Estado, em Cachoeira do Arari, a perseguição de fazendeiros da região à comunidade quilombola. Ele disse ainda que ficou preso por dois meses sem acusação formal, a mando de fazendeiros que se sentem prejudicados pela demarcação das terras quilombolas.
Entre as denúncias feitas pelo líder quilombola, está também que crianças da comunidade estavam sendo presas por colher açaí em áreas quilombolas.
NOTA
De acordo com informações da nota enviada pelo Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Marajó (Codetem), Diocese de Ponta de Pedras e Instituto Peabiru, na noite desta segunda-feira (19), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) entregou à Comunidade de Gurupá o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID).
A nota afirma que representantes visitaram o quilombo, no último dia 14, para saber a situação em que vivem os mais de 700 moradores. Eles afirmam que a comunidade está alarmada e pede ajuda do Ministério Público para que os direitos da população não sejam cerceados e que haja proteção das pessoas que fazem denúncias de discriminação e opressão.
Fonte: DOL

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Rurópolis recebera plano municipal de saneamento básico



Prefeito de Rurópolis Pablo Genuíno na elaboração do plano municipal 
O PREFEITO PABLO GENUINO O VICE ANESIO tem mostrado que foram eleitos para fazer a diferença e trabalhar pelo município, e juntamente com seus secretários o prefeito esta correspondendo a confiança do povo. Pôs em pouco tempo de administração o jovem prefeito está mostrando que tem apetidao pelo trabalho, já são muitos benefícios para a população de Rurópolis. Nesta segunda-feira o prefeito o vice e secretários receberam a equipe técnica que fará a elaboração do plano municipal de saneamento básico em Rurópolis. Cabe ressaltar que que esse plano municipal de saneamento básico é de grande importância para todo o município já que os gestores anteriores não se preocuparam com isso. A reunião acontecera no gabinete do prefeito onde foram abordados assuntos para a elaboração do plano municipal de saneamento básico. A equipe é composta por 5 técnicos .
são eles.
o senhor José Raimundo Ferreira da FUNASA. . Jean Pablo economista consultor SECAD. Wellington Munhoz pedagogo consultor SECAD. LUANA Fernandes BIOLOGA. SECAD. Susan Ribeiro engenheira sanitária. SECAD.

WESCLEY TOMAZ recebeu lideranças de Entidades de Itaituba

O Presidente da Câmara Municipal de Itaituba recebeu em seu Gabinete representante de Entidades Municipais para articular uma MANIFESTAÇÃO na Rodovia Transamazônica – BR163, perímetro urbano, objetivando chamar à atenção de autoridades Federais ao descaso que os Itaitubenses em Geral sofrem atualmente com a rodovia.
A iniciativa é da Câmara Municipal, através do vereador Wescley Tomaz, e da CDL – Davi Meneses, Associação Comercial de Itaituba – Fabricio Schuber, SIPRI – Antonia Gurgel e SENAR / PRONATEC – Ruberval Campos.
No dia 22 de agosto as 09horas será feita uma coletiva no Posto de combustíveis Equador, localizado na Rodovia Transamazonica – perímetro que deverá concentrar-se a referida manifestação, para mais informações sobre a MANIFESTAÇÂO e divulgação de pontos de coletas de assinaturas para reforçar o documento que será entregue as autoridades FEDERAIS de competência para solucionar os problemas da Rodovia Transamazônica no município. 
Por Amanda Lago

Câmara de Santarém em Foco: Acompanhe os trabalhos legislativo



Vereadora Ivete Bastos (PT): Registra os fatos de violência que cresce a cada dia, como a morte na manhã de hoje envolvendo um pai e uma filha. Continuou falando da importante sessão da Alepa em nosso município, porém lamenta a falta das lideranças comunitárias durante o evento, abordarem assuntos importantes. Espera que na sessão itinerante da câmara que vai ocorrer no Lago Grande os representantes abordem os problemas e demandas do local, pois é necessário aproveitar esta oportunidade para reivindicar melhorias para área da saúde, segurança pública, educação entre outros fatores. Finaliza reconhecendo o trabalho da governadora Ana Júlia que iniciou os trabalhos em combate da febre aftosa, onde agora o estado encontra-se estável e com a doença controlada.
Vereador Rogélio Cebuliski (PSB): Iniciou falando da programação do Distrito de Boa Esperança, onde nesta semana  inicia suas festividades e  por isso amanhã os comunitários devem  realizar pelas ruas da cidade  uma  passeata divulgando oficialmente a programação.  O ponto forte de Boa Esperança  é a produção agrícola, o fornecimen


to e fabricação da farinha entre outros abastecimentos. Ressalta os investimentos conquistados através de uma emenda parlamentar para aplicar naquele distrito, a fim de garantir qualidade para região.  Convida os vereadores para comparecer  durante a extensa programação.
 Vereador Reginaldo Campos (PSB): Informou que nesta semana vai estar em Brasília lutando pela aprovação da PEC 300 onde após a sua aprovação,  garante benefícios para os policiais militares bem como equiparar os salários em todo país. Ainda nesta visita deve conversar sobre o projeto da criação do Estado do Tapajós,  e fechar parcerias com senadores para maiores investimentos e apoios para realização de um novo  plebiscito.
Vereador Paulo Gasolina (DEM): Lamenta também o ato de violência em relação à morte de um pai e uma filha, continuou lamentado agora pela falta de informação  sobre certos projetos ou  artigos que são vetados pelo executivo.  Defende que jamais o projeto de lei de sua autoria deveria ser vetado por um procurador do município,  alega que os projetos desta casa não estão sendo respeitados. Confirma que vai continuar a luta pelos seus projetos, entre eles o que visa  a implantação de brinquedos em praças públicas, para crianças  com deficiência. Afirma que não foi informado sobre o veto de seus projetos, por isso está triste pela situação.
Vereador Ney Santana (PSDB): Comentou sobre os eventos que participou durante este final de semana na localidade de Lago Grande, que estava em festa pela sua padroeira. Na oportunidade encontrou com demais vereadores de Juruti onde reuniram e discutiram sobre melhorias na região. Agradece os demais vereadores desta casa, que participaram  da programação.
Vereador Dayan Serique (PPS): Iniciou seu tempo falando que o Secretário de infraestrutura ainda não tomou nenhuma atitude para os inúmeros buracos presentes em vias públicas de nossa cidade, comenta que será necessário o próprio secretário cair em um buraco para que assim seja realizada alguma manutenção. Ainda relata os inúmeros trabalhos sem conclusão asfaltica e as diversas reclamações pela falta de iluminação pública nos bairros,  espera que as solicitações sejam atendidas o quanto antes.
Vereador Marcilio (PMN): abordou sobre o novo processo de implantação de portos em nossa cidade e ainda a ampliação do abastecimento da Cargill. Afirma que é a favor dos projetos que beneficiam Santarém, mas questiona o processo de trafegabilidade das carreatas e o fluxo dos navios, alerta e contribui que para estes projetos é necessário um planejamento técnico. Espera que Santarém não seja apenas um local para criação de novos portos,  e sim uma cidade geradora de emprego. Finaliza alegando que espera que nossa cidade desenvolva de maneira correta, planejada sem gerar transtornos para  ninguém.
Vereador Silvio Amorim (PRTB): Durante o tempo de bancada expressou que na noite de ontem escutou em uma rádio local, a situação do time São Raimundo e para isso solicita que seja realizada uma audiência pública, a fim de discutir  sobre o time que passa por dificuldades. Relembra que este time local engrandeceu nossa cidade.
Vereador Gerlande Castro (PSD):  O vereador falou sobre a abertura dos trabalhos na Nova República e  ainda sobre  as visitas realizadas no posto de saúde do Livramento, onde foi comprovado que o posto  estava equipado e com  abastecimento de remédios em dia. Finaliza relatando que o prefeito participou de uma reunião da comunidade de Ponta de Pedras, e  garantiu investimentos. Ponta de Pedras será contemplada com a recuperação do ramal, iluminação pública, saúde, educação e ainda a construção do estacionamento para favorecer os eventos realizados na comunidade, citado o festival do Charutinho.
Vereador Geovani Aguiar (PSC): Resume seu pronunciamento em dois assuntos o primeiro é relacionado à empresa responsável pela conclusão da obra dos gabinetes da câmara de vereadores. Na semana passada cobrou respeito da Secretária de Administração e alega que consultou o site da prefeitura para saber de funcionários e seus salários nesta gestão. Continua cobrando informações sobre a folha de pagamento e relação desses funcionários, afirma que alguns contratados pela Semed contabilizam a folha de pagamento gerando um total que ultrapassa os 3 milhões. Alega que algumas  secretarias não divulgam os salários verdadeiros de seus funcionários e a outra reclamação é a presença de parentes em atividades dentro das secretarias,  que chegam a ganhar salários exorbitantes. Questiona o posicionamento do Ministério Público mediante a situação e reafirma que o papel do vereador é fiscalizar e controlar o dinheiro público.
Vereadora Marcela Tolentino (PDT): A vereadora abordou a situação do CAPS3 onde pessoas com problemas mentais quando estão em crise f
icam sem atendimento,  pois o único hospital que atende é o municipal. Por falta de atendimento adequado pessoas acabam ficando em situação desumana, pois seus familiares deixam os doentes amarrados por falta de um serviço ou mesmo atendimento especializado para esses casos. Vai cobrar a abertura e o funcionamento dos sistemas específicos para os pacientes com transtorno mental e  finaliza solicitando uma reunião com os vereadores para questionar a situação da antiga Ubam,  que está em situação precária  sem remédios e investimentos.