Em continuidade à campanha antirrábica, serão montados na área de ocupação do Juá e no Residencial Salvação em Santarém, no oeste do Pará, no sábado (18), pontos de vacinação que receberão das 8h às 17h, cães e gatos com idade acima dos três meses.
TV BLOG DO XAROPE
sexta-feira, 17 de dezembro de 2021
Postos de vacinação antirrábica serão montados na ocupação do Juá e Residencial Salvação no sábado, 18
No Pará, homem cansado de ser traído, faz BO contra a esposa
Um homem que não teve a identidade revelada, morador do município de Tailândia, região nordeste do estado, estava cansado de ser traído pela companheira decidiu tomar uma decisão inesperada: foi à delegacia e pediu ajuda à polícia para sair de casa porque sua companheira não o deixava. O caso foi registrado nesta sexta-feira, 17.
Em Santarém, jovem morre em acidente entre moto e carro em cruzamento no bairro Diamantino
Mais uma pessoa morreu na tarde desta sexta-feira (17) em Santarém, no oeste do Pará, vítima de acidente de trânsito. Desta vez, a colisão entre uma motocicleta e um veículo ocorreu no cruzamento da avenida Moaçara com a rua Diamantino, no bairro Diamantino.
Prefeitura de Santarém recebe Selo MigraCidades 2021
A Prefeitura de Santarém recebeu na quinta-feira, 16, o selo MigraCidades 2021, entregue pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência da ONU para as migrações, e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O selo é parte do processo de certificação “MigraCidades: Aprimorando a Governança Migratória Local no Brasil” e foi entregue aos governos locais que participaram com sucesso de todas as etapas previstas até a certificação. Ao todo, foram certificados 41 governos locais, dentre municípios e estados, das cinco regiões do Brasil.
“A entrega do selo é um marco significativo em meio a um processo de engajamento contínuo dos governos participantes, de trocas de experiências e de um produtivo diálogo migratório que realizamos ao longo do ano. É um momento importante de reconhecimento e visibilidade do trabalho que os governos participantes vêm realizando”, disse a Coordenadora de Projetos da OIM Isadora Steffens.
O processo envolveu, dentre outras atividades, a construção de um diagnóstico da governança migratória local e a definição de prioridades a serem monitoradas no processo ciclo.
Dentre as ações já implementadas por Santarém, destacam-se o acolhimento institucional que desde 2017 vem desenvolvendo acolhimento aos migrantes venezuelanos em sua maioria indígenas da etnia Warao.
Para o ano de 2022, uma das prioridades na temática migratória é a capacitação de servidores públicos, que terá como objetivo qualificar o atendimento ofertado para migrantes nos serviços públicos do município, no que tange ao atendimento técnico, atendimento com base no respeito à cultura e história de vida, melhoria nos atendimentos de alimentação e cuidados com as famílias migrantes.
“É mais um reconhecimento importante para Santarém, desde que recebemos os primeiros migrantes venezuelanos em 2017, o nosso trabalho nesse acolhimento têm sido referência para outros municípios e estados. E agora com o selo MigraCidades iremos continuar ampliando nossas ações”, observou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito.
“O município de Santarém trabalha por meio da Semtras integrada a outras secretarias como a de Saúde com o objetivo de avançar nas políticas públicas acolhedoras e na efetivação dos direitos da população migrante. Receber esse prêmio é receber um ato de reconhecimento ao nosso trabalho e representa que estamos no caminho certo”, festejou o prefeito Nélio Aguiar.
MigraCidades
O MigraCidades é um processo de construção de capacidades e certificação de governos comprometidos com a boa governança migratória local, fruto de parceria entre a OIM, a UFRGS e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), com apoio financeiro do Fundo da OIM para o Desenvolvimento. O processo de certificação oferece ferramentas para que os governos locais apreciem a abrangência de suas políticas migratórias, bem como identifiquem potencialidades a serem desenvolvidas em benefício dos migrantes e das comunidades de acolhida. Para isso, o MigraCidades propõe capacitação de gestores, a ampliação do diálogo local sobre migração e o intercâmbio de informações e de boas práticas locais.
O objetivo é contribuir para a construção e gestão da governança migratória local de forma qualificada e planejada, ao encontro da meta 10.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que prevê uma migração ordenada, segura, regular e responsável através de políticas de migração planejadas e bem geridas.
A certificação MigraCidades ocorre anualmente. Saiba mais sobre o processo em: www.ufrgs.br/migracidades.
*Obrigado por ter chegado até aqui. Nós, do Blog do Xarope, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder.*
com informações de Geisa de Oliveira
Helder Barbalho anuncia bolsa de R$ 100 e R$ 500 para estudantes do Pará
Na tarde de quinta-feira (16), o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou que vai pagar uma bolsa a todos os alunos do ensino fundamental, médio e técnico. O benefício deve contemplar os 600 mil estudantes do Pará.
Governo do Estado entrega lancha para PM no município de Itaituba, PA
Desde o início do ano, o Governo do Estado através da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), vem realizando uma série de investimentos em equipamentos e dispositivos que auxiliem as forças de segurança a desenvolverem suas atividades. Na quarta-feira (15), no município de Itaituba, sede da 15ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) do Tapajós, foi contemplada com uma lancha 150 HP totalmente nova que soma às operações e no policiamento ostensivo na região.
Em Itaituba, mulher é atingida por dois disparos de arma de fogo em frente de escola
Uma mulher, identificada como Antonia Elisangela, a qual tem cerca de 35 anos, sofreu tentativa de feminicídio na tarde de quinta-feira(16), por volta das 18h, após ser atingida por dois disparos de arma de fogo. Conforme informado, o fato aconteceu em frente à Escola São Tomé, localizada na Rua Nossa Senhora do Bom Remédio, bairro São Tomé, em Itaituba.
Após 60 dias internado, jornalista vence a Covid-19 e família homenageia profissionais do HRBA
quinta-feira, 16 de dezembro de 2021
Taxista é assassinado com facada na garganta no Pará
O taxista identificado como, Nelson José Gomes, 66 anos, foi assassinado com uma facada na região da garganta na tarde da última quarta-feira, 15, na cidade de Placas, região oeste do estado. Três pessoas são apontadas como suspeitas de cometer o crime e duas já foram detidas.
De acordo com informações, um homem embarcou no táxi de Nelson na cidade de Uruará, acompanhado de duas mulheres, com destino a Placas, porém, durante a corrida, o passageiro sacou uma arma branca e golpeou o taxista na garganta. A vítima exercia a profissão há anos e era muito conhecida na cidade.
A vítima morreu dentro do próprio veículo sem chances de defesa. Depois de matar o taxista, o homem e as mulheres fugiram, mas a polícia conseguiu deter as duas mulheres. Já o suspeito conseguiu escapar do cerco policial por uma região de mata.
De acordo com a Polícia Civil, o crime apresenta características de latrocínio. O corpo só foi encontrado horas depois do homicídio. O cadáver foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), onde passou por exame de necropsia e será sepultado na tarde desta quinta-feira, 16.
*Obrigado por ter chegado até aqui. Nós, do Blog do Xarope, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder.*
Com informações do Debate de Carajás.
Funcionário público é preso por morte de jovem e por liderar facção criminosa em Almeirim, no PA
Membros do "Comando Vermelho", facção criminosa que age na região, foram presos em Almeirim, no oeste do Pará, durante operação desencadeada após execução de um jovem. Entre os presos há um funcionário público municipal apontado como líder da organização criminosa.
Projeto 'Maniva Tapajós' entrega 50 mil mudas para produtores rurais de Santarém, Mojuí e Belterra
Desenvolvido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) em parceria com a Secretaria do Estado e Desenvolvimento do Estado do Pará (Sedap), o projeto "Maniva Tapajós" entregou na manhã de quarta-feira (15) na unidade Tapajós da Universidade, 50 mil mudas de manivas-semente de mandioca a produtores de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra que fazem parte do projeto.
Prefeitura de Santarém concorre ao selo MigraCidades 2021, entregue pela OIM
A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, concorre nesta quinta-feira, 16 de dezembro, ao selo MigraCidades 2021 entregue pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), a agência da ONU para as migrações, e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Polícia Federal e Ibama fazem nova operação contra garimpo ilegal no rio Madeira
A Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) iniciaram mais uma operação contra garimpo ilegal na calha do Rio Madeira, no interior do Amazonas, na quarta-feira (15).
A operação é um desdobramento das ações realizadas no fim de novembro, na região de Autazes, interior do Amazonas, que foi invadida por garimpeiros para exploração ilegal de ouro. No período, centenas de balsas e dragas operaram em um único ponto do rio.
Guedes diz que dispensou o FMI no Brasil: ‘Vai fazer previsão em outro lugar’
Durante participação no Fórum Moderniza Brasil, realizado na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou as previsões pessimistas sobre a economia do Brasil e disse que dispensou a visita do Fundo Monteário Internaciona (FMI). “Não há dúvida que há um caminho institucional para dar certo. E nós queremos dar essa guinada. No primeiro ano, foco nas finanças públicas.
Fiscalização já notificou mais de 300 embarcações com mesmos problemas do caso Yasmin Cavaleiro
Assim como em vias terrestres, o trânsito fluvial também têm regras e normas de segurança a serem seguidas, e para ter certeza do cumprimento dessas regras é necessário um trabalho intenso de fiscalização por parte dos órgãos responsáveis.
Entretanto, muitos são os relatos de descumprimento de normas no trânsito fluvial e as reclamações por falta de fiscalização. O caso envolvendo as circunstâncias da morte da jovem Yasmin Cavaleiro, é um exemplo.
Polícia Civil e MPRJ prendem 3 em operação em 7 estados contra suspeitos de apologia ao nazismo
A Polícia Civil do RJ e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) prenderam nesta quinta-feira (16) três pessoas na Operação Bergon, contra um grupo extremista que fazia apologia ao nazismo e disseminava ódio a negros e a judeus em redes sociais. Os integrantes conversavam até sobre a compra de armas.
Em Santarém, recepcionista leva tapa após pedir carteira de vacinação para cliente
O recepcionista do restaurante “Do Italiano”, em Alter do Chão, distrito de Santarém, localizado no oeste do Pará, levou um tapa no rosto e um empurrão após pedir a carteira de vacinação para um cliente, ainda não identificado, ao entrar no estabelecimento, durante a noite de quarta-feira, 15, por volta das 19h40.
Cerimônia de posse de André Mendonça no STF acontece nesta quinta-feira (16)
A cerimônia de posse do ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União André Mendonça no Supremo Tribunal Federal (STF) acontece, nesta quinta-feira (16), a partir das 16h (de Brasilia), no plenário da Suprema Corte.
A solenidade será presencial, com a previsão de quinze minutos de duração, com cerca de 60 convidados.
quarta-feira, 15 de dezembro de 2021
Lula herda maioria dos eleitores arrependidos de Bolsonaro, mostra pesquisa
A pesquisa IPEC divulgada na terça-feira 14, que mostra o ex-presidente Lula na liderança da eleição de 2022, revela que a maior parte dos eleitores arrependidos do presidente Jair Bolsonaro votará no petista no ano que vem.
Prefeito de Santarém, está em Brasília em busca de mais recursos para o município
Em Brasília, o prefeito de Santarém Nélio Aguiar, está participando da Mobilização Municipalista na Assembleia Geral Extraordinária da CNM. Tratando de pautas prioritárias dos municípios que tramitam na Câmara e no Senado. E em busca de mais recursos para Santarém.
Ciro Gomes e irmãos são alvos de operação da Polícia Federal sobre suspeita de desvios em obras da Arena Castelão
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (15), uma operação para apurar suposto desvio de recursos públicos nas obras do estádio Castelão, em Fortaleza (CE), para a Copa do Mundo de 2014.
Mulher suspeita de ser mandante de tentativa de homicídio do companheiro é presa em Prainha
Uma mulher conhecida como "Nilda", foi presa na tarde de terça-feira (14), dentro da unidade mista de Saúde do município de Prainha, no oeste do Pará, quando acompanhava o companheiro identificado pelo pré-nome "Richard", que foi vítima de tentativa de homicídio. A mulher é suspeita de ser a mandante do crime.
Dnit transfere para Prefeitura de Santarém trecho urbano da BR-163 de cerca de 8 km
A municipalização do trecho de cerca de 8 km da BR-163 da Serra do Piquiatuba (km 998,00) até a Av. Tapajós (km 1.006,00) finalmente vai sair do papel. Foi publicada na edição desta quarta-feira (15) do Diário Oficial da União (DOU) o Extrato de Termo de Transferência, que confirma oficializa a doação do perímetro urbano da rodovia federal pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) à Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará.
Redução de 3,13% na gasolina passa a valer a partir desta quarta no Pará
A Petrobras anunciou da tarde de terça-feira, 14, uma redução de 3,13% no preço médio do litro da gasolina nas refinarias paraenses. Esta redução no preço do produto já está em vigor no Pará e em todo o Brasil, a partir de hoje, quarta-feira, 16.
Segundo as análises do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (DIEESE/PA), mesmo com esta queda no preço da gasolina de 3,13%, o preço do produto ainda acumula alta este ano, de janeiro a dezembro de 2021, superior a 65%.
Ainda de acordo o DIEESE/PA, no caso da gasolina, esta nova alteração de preço anunciada, foi a décima sexta alteração no preço do produto, autorizada pela empresa somente neste ano de 2021.
*Obrigado por ter chegado até aqui. Nós, do Blog do Xarope, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder.*
com informações ROMANEWS
Governo do Pará volta a pagar o 'Vale Gás' nesta quarta-feira; veja calendário
O governo estadual volta a pagar o "Vale Gás" nesta quarta-feira (15) - veja o calendário ao final.
O auxílio é em duas cotas de R$100, disponibilizadas em forma de crédito pelo Banco do Estado do Pará (Banpará).
Assinar:
Postagens (Atom)