domingo, 9 de novembro de 2025

TRE DO RJ INICIA PROJETO PARA VIABILIZAR VOTO DE PRESOS NAS ELEIÇÕES DE 2026

O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Claudio de Mello Tavares, se reuniu com representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Governo do estado e da Ordem dos Advogados para dar início ao projeto “Democracia Além das Grades”.
A iniciativa tem como objetivo viabilizar, nas Eleições 2026, o exercício do direito ao voto por presos provisórios e adolescentes internados em estabelecimentos educacionais.
As unidades prisionais e de internação de adolescentes que participarão do projeto-piloto nas eleições gerais do próximo ano ainda serão definidas. 

IINVESTIMENTOS DO ESTADO EM INFRAESTRUTURA E EDUCAÇÃO IMPLUSIONAM DESENVOLVIMENTO EM MOSQUEIRO

Pavimentação de vias urbanas e formação de jovens transformam a qualidade de vida e ampliam oportunidades na ilha
Pórtico de acesso á ilha de Mosqueiro , uma das atrações turísticas da Região Metropolitana de Belém
O Governo do Pará investe na transformação da Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém. 
Com mais de 34 quilômetros de vias pavimentadas, por meio dos programas "Asfalto Por Todo o Pará" e "Asfalto COP".

VICE - GOVERNADORA HANA GHASSAN PARTICIPA DA INAUGURAÇÃO DA CASA BNDES NA COP30

 Com entrada gratuita, Complexo dos Mercedários se transforma em centro de cultura e diversidade durante a conferência climática

Vice-governadora do Pará, Hana Ghassan; o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; o reitor da UFPA, Gilmar Pereira; e autoridades públicas no Complexo dos Mercedários nesta noite de sábado (8) em Belém

Símbolo da história e da arquitetura amazônica, o Complexo dos Mercedários, no coração da Cidade Velha, em Belém, passa a abrigar a Casa BNDES na COP30, aberta neste sábado (8). 

ADVERSÁRIO DE TRUMP , GOVERNADOR DA CALIFÓRNIA CONFIRMA PRESENÇA NA COP30 EM BELÉM

O Governador da Califórnia, Gavin Newsom, do Partido Democrata, confirmou presença na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém, na semana que vem.
Opositor do governo Trump, Gavin chega ao Brasil na próxima terça-feira (11) para participar do evento que ocorrerá sem representantes oficiais dos Estados Unidos, após decisão do presidente Donald Trump de não enviar delegação ao encontro.

SANTANA DO ARAGUAIA É O QUARTO MUNICÍPIO QUE MAIS PERDEU MORADORES NO BRASIL

Dados atualizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmam uma drástica redução no número de moradores de Santana do Araguaia, município localizado no extremo sul do Pará. Entre 2011 e 2025, Santana perdeu nada menos que 27.612 moradores - ou 47,55% da sua população.
Em 2011, ainda com base em dados do Censo 2010, o município tinha 58.067 habitantes. 
Em 2025, a nova estimativa do IBGE aponta que há apenas 30.455 pessoas chamando Santana de lar. 
Ele é o quarto município que mais perdeu moradores no Brasil.
A comparação foi feita com exclusividade pelo Gazeta Carajás, considerando dados de 2011 do IBGE.
O Censo 2022 já havia apontado o descenso populacional. Na ocasião, o Instituto já havia apurado que Santana tinha 32.413 moradores - valor já bastante inferior à estimativa de 2011. 
Agora, os dados apontam para uma redução ainda mais severa.

HOMEM DA GOLPE DO "BOA NOITE , CINDERELA E PEGA R$ 117 MIL DE ITALIANO

Um jovem de 22 anos foi preso nesta quinta-feira (6/11) por policiais civis da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) e da 13ª DP (Ipanema). 
Cláudio Rafael Silva de Queiroz de Pontes é suspeito de integrar uma quadrilha que aplicava o golpe conhecido como “Boa noite, Cinderela” contra turistas, principalmente estrangeiros, na zona sul do Rio de Janeiro.
Uma das vítimas, um italiano, perdeu R$ 117 mil após ser dopado por Cláudio, que se apresentava como garoto de programa. 
Em maio, outro turista, mexicano, teve o mesmo destino: após consumir bebidas em um encontro marcado na Praia de Ipanema, perdeu a consciência e foi encontrado por ambulantes, sendo socorrido e levado à delegacia.

OPERAÇÃO PRENDE INTEGRANTES DO ALTO COMANDO DE FACÇÕES CRIMINOSAS NO PARÁ

Durante os dias 3 e 7 de novembro, a Polícia Civil do Estado do Pará realizou uma operação para cumprir mandados de prisão preventiva, expedidos pelo poder judiciário, contra nove pessoas, por envolvimento com facções criminosas.
A Ação policial aconteceu de forma conjunta entre a Delegacia de Repressão a Facções Criminosas (DRFC), a Divisão de Homicídios (DH), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Pará (FICCO/PA) – composta pela PCPA, Polícia Federal e Secretaria de Administração Penitenciária – e o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), vinculado ao Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).