segunda-feira, 3 de novembro de 2025

GESTÃO DO PREFEITO ZÉ MARIA TAPAJÓS IMPLANTA SISTEMA DE ENERGIA SUSTENTÁVEL 24 H EM ESCOLAS DA REGIÃO DO TAPAJÓS

Nesta primeira etapa de implantação, cinco escolas serão beneficiadas. Além da Santo Inácio de Loyola e São Benedito, receberão o sistema as escolas Santa Luzia, na comunidade Muratuba; Frei Marcos, no Parauá; e João Franco Sarmento, no Suruacá.
Créditos : Divulgação / PMS
As escolas Santo Inácio de Loyola, na Vila de Boim, e São Benedito, na comunidade Surucuá, localizadas na Resex (Reserva Extrativista) Tapajós-Arapiuns, já contam com um sistema de energia sustentável 24h.
A inovação implementada pela gestão do prefeito Zé Maria Tapajós, pioneira na rede pública, coloca Santarém como o primeiro município do Oeste doPará a garantir energia contínua para escolas da região de rios.
As primeiras unidades educacionais que receberam a visita do Zé Maria Tapajós, no último sábado, para a inauguração do sistema de energia solar.

CRIANÇA DE 2 ANOS E TRÊS ADULTOS SÃO BALEADOS EM FESTA INFANTIL NO PR : 'NO LOCAL ERRADO E HORA ERRADA' , DIZ PM

De acordo com a Polícia Militar (PM-PR), o alvo dos disparos era um dos convidados, que cumpriu 12 anos de prisão. O crime que ele cometeu, entretanto, não foi divulgado.
O tiroteio aconteceu neste domingo (2). Segundo a PM, quatro pessoas armadas invadiram a casa, que fica no bairro Campo de Santana.
As testemunhas contaram aos policiais militares que o convidado que era o alvo correu para dentro do imóvel e tentou pegar uma arma, enquanto era perseguido.
Quando ele chegou ao quarto, a criança estava no cômodo e também foi atingida.

DEPUTADO CHICÃO COM ROGÉRIO RODRIGUES , PRESIDENTE NACIONAL DA ABRACAM E LENO MENDES , PRESIDENTE DA SECCIONAL ABRACAM PARÁ

Chicão participa da 1ª Conferência Nacional de Vereadores pelo Clima e Sustentabilidade Municipal
Deputado Chicão Presidente da Alepa . Rogério Rodrigues 
Presidente Nacional da ABRACAM e Leno Mendes Presidente
da Seccional ABRACAM Pará
O Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), deputado Chicão (MDB), participou nesta sexta-feira (31) da 1ª Conferência Nacional de Vereadores pelo Clima e Sustentabilidade, conhecida como COP30 dos Vereadores — um encontro que reuniu parlamentares de todo o Brasil comprometidos com o debate sobre políticas públicas voltadas à sustentabilidade, à economia verde e ao enfrentamento das mudanças climáticas.

PARQUE ESTADUAL DAS ÁRVORES GIGANTES DA AMAZÔNIA AVANÇA PARA NOVA FASE DE IMPLANTAÇÃO

O trabalho de campo abriu o ciclo de implantação do Parque, criado em 2024, e envolveu uma operação complexa, com trajetos que somaram mais de 200 quilômetros entre deslocamentos fluviais e terrestres
Durante duas semanas, equipes multidisciplinares percorreram extensas áreas de floresta, rios e comunidades para definir o local de instalação da base operacional do Parque Estadual das Árvores Gigantes da Amazônia, em Almeirim, na região oeste paraense. 
A missão técnica representa o início do ciclo de execução da infraestrutura e das diretrizes de gestão da unidade de conservação.

NO PRIMEIRO DOMINGO DE FUNCIONAMENTO , BRT METROPOLITANO GARANTE MOBILIDADE GRATUITA , RÁPIDA E SEGURA

Operação assistida do sistema de transporte começou no sábado (1º). Neste domingo (2), feriado alusivo ao Dia de Finados, passageiros puderam se deslocar em ônibus confortáveis e sem cobrança de tarifa.
Movimentação intensa nos terminais : população bem atendida
O BRT Metropolitano, em seu primeiro domingo de operação assistida com gratuidade, um dos diferenciais do novo sistema, atende à população em uma data de forte apelo emocional: o Dia de Finados - 2 de Novembro. 
Desde as primeiras horas, os terminais dos municípios de Marituba e Ananindeua registraram fluxo intenso de passageiros, que aproveitaram o transporte sem cobrança de tarifa para deslocamentos a cemitérios, encontros familiares e atividades de lazer.

PARÁ TEM MAIOR REDUÇÃO DE DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA LEGAL EM 2025

Resultado aponta que o Estado reduziu as áreas desmatadas em 297 km², alcançando 60% de queda, na comparação aos dados de 2021

Estratégias adotadas pelo Governo do Pará freiam a destruição da florestaFoto: Fernando Sette / Divulgação
O Pará alcançou a maior redução de desmatamento, em quilômetros quadrados, entre os estados da Amazônia Legal em 2025, segundo dados divulgados pelo Programa de Monitoramento do Desmatamento da Amazônia Legal (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O levantamento, publicado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, compreende o período de 1º de agosto de 2024 a 31 de julho de 2025, e aponta que o Estado reduziu o desmatamento em 297 km², a maior queda em área entre os estados da região.
O Prodes é a taxa anual oficial de desmatamento no Brasil.

"TRANSFORMA SANTARÉM : O CONHECIMENTO QUE VIRA OPORTUNIDADE " CHEGA Á SEGUNDA ETAPA NO BAIRRO LIVRAMENTO

Segunda etapa do projeto será realizada no bairro Livramento, levando cursos gratuitos de capacitação e empreendedorismo para ampliar oportunidades e fortalecer a autonomia dos participantes.


A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Inovação e Tecnologia (Semdec), em parceria com diversas instituições, segue com as atividades do Projeto "Transforma Santarém: o conhecimento que vira oportunidade".
O projeto tem como objetivo ampliar conhecimentos, gerar oportunidades e fortalecer a autonomia dos participantes, levando capacitação e empreendedorismo a diferentes regiões do município. 

APÓS OPERAÇÃO , MORADORES DO RJ PEDEM MAIS DURAS , ENQUADRAMENTO DO CV COMO TERRORISMO , FIM DAS SAIDINHAS E VISITAS ÍNTIMAS

A nova rodada de pesquisas da Genial/Quaest aponta um amplo apoio da população fluminense a medidas mais rigorosas no combate ao crime organizado.
Segundo o levantamento, 85% dos entrevistados defendem o aumento da pena de prisão para condenados por homicídio a mando de facções criminosas, contra apenas 10% que se opõem e 5% que não souberam responder.

QUASE METADE DA EXPLORAÇÃO MADEIREIRA NO PARÁ É ILEGAL , REVELA ESTUDO

De acordo com o mais recente relatório do Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex), 47% da madeira retirada no estado entre agosto de 2023 e julho de 2024 não teve autorização ambiental, o que corresponde a 20.402 hectares de floresta, cerca de 56 campos de futebol devastados por dia.
Embora a área total explorada tenha diminuído 17% em relação ao período anterior, o percentual de ilegalidade aumentou. 
A extração legal caiu 25%, enquanto a ilegal teve redução de apenas 6%, evidenciando a persistência do problema.
A Reserva Indígena Amanayé, em Goianésia do Pará, lidera os casos de exploração irregular, com aumento de 152% em um ano. 
O território ainda aguarda homologação desde 1945, o que facilita invasões e desmatamento.

QUEM É PORCELANA , CONDENADA POR TRÁFICO , INVESTIGADA POR FUGA DE PRESÍDIO E AMIGA DE CHEFE DO CV MORTO NO RIO

Evelyn Lorrany Nogueira de Lima, de 23 anos, conhecida como “Porcelana”, é investigada em Roraima por suspeita de envolvimento na fuga de quatro integrantes da facção do maior presídio do estado.
Além de ser apontada como uma das responsáveis por ajudar na fuga, Porcelana foi condenada por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo e deveria cumprir pena em casa com monitoramento eletrônico, em Manaus.
Porcelana foi alvo de mandados de busca em Manaus, durante operação que investiga a fuga dos detentos, mas não foi localizada, pois estava no Rio, segundo a Polícia Civil de Roraima. 

OPERAÇÃO QUIMERA REFORÇA SEGURANÇA E RESULTA EM APREENSÃO DE 16,5 KG DE DROGAS NO OESTE DO PARÁ

A Operação Quimera, que durou mais de 24 horas, apresentou resultados expressivos em diferentes frentes de fiscalização.

Uma ação integrada do Comando de Policiamento Regional I (CPR-I), em parceria com a Polícia Civil e diversos órgãos de fiscalização estaduais e municipais, mobilizou efetivos simultaneamente nos 13 municípios do Oeste do Pará entre sexta (1º) e sábado (2). 
A Operação Quimera, que durou mais de 24 horas, apresentou resultados expressivos em diferentes frentes de fiscalização.
De acordo com o coronel Rodrigo Aleixo, comandante do CPR-I, a operação iniciou às 5h30 de sexta-feira e seguiu até após a saída das equipes para a Operação COP30, já na manhã de sábado.