segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Contemplados invadem residencial Viva Itaituba, e colocam na mira deputado tucano

Grupo de pessoas que denunciaram as irregularidades
O programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida, utilizado como moeda de troca nas eleições municipais, passou a ser utilizado como politicagem por pessoas supostamente ligadas ao atual governo municipal, ao incentivarem alguns contemplados a invadirem o residencial Viva Itaituba e culparem o Deputado Federal Dudimar Paxiúba pela suspensão do sorteio das residências.
 
Por Farncisco Amaral: Após o cancelamento pela terceira vez dos sorteios para distribuição das casas do residencial Viva Itaituba, localizado no Km 06, na tarde da última quarta feira(12), várias pessoas, afirmando já terem sido contempladas no programa Minha Casa, Minha Vida, invadiram o canteiro de obras do residencial em Itaituba.
De acordo com o representante da empresa responsável pela construção dos imóveis, os funcionários foram pegos de surpresa pessoas que foram entrando no local sem autorização do funcionário que se encontrava na portaria.
A nossa reportagem chegou ao local por volta das 13 horas, quando já havia mais de cem pessoas no local, todas afirmando em coro que o responsável pelo cancelamento dos sorteios era o Deputado Federal Dudimar Paxiúba, pelo parlamentar haver feito denúncias na Câmara Federal, de possíveis irregularidades na escolha dos contemplados pelo programa em Itaituba.


KÉSIA SANTOS, (blusa Branca) sombrinha do
atual Chefe de Gabinete da PMI

e ROSE (blusa preta), assessora de um político, duas das que culpavam o Deputado.
 
Entre os mais exaltados estavam funcionários da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social - Semdas, cabos eleitorais do atual prefeito e até assessores de outros políticos da cidade, que insistiam em declarar a culpa do parlamentar, mesmo sabendo que os sorteios já vinham sendo adiados por duas vezes consecutivas antes mesmo do pronunciamento do deputado, que ocorreu somente no último dia 05, quarta feira.
Os sorteios das referidas residências, que ainda não foram entregues a Caixa Econômica federal, já haviam sido adiados por duas vezes. O primeiro sorteio estava marcado para dia 20 de novembro, o que não aconteceu, sendo remarcado para o dia 04 de dezembro e por último para o dia 13, o qual foi cancelado por tempo indeterminado.
As denuncias de irregularidades por conta de favorecimento de alguns contemplados, foram feitas por várias pessoas que se sentiram enganados pelo pessoal responsável pelas vistorias que deveriam ser feitas durante o processo antes da escolha dos contemplados, temas este que foi matéria da edição da última sexta feira deste jornal, em vários canais de televisão e em diversos blogs da cidade.
Nas denúncias a nossa reportagem, os supostos prejudicados afirmaram que apesar terem cumprido todas as exigências do programa, nunca receberam uma visita de alguém responsável pelo programa para verificar a real situação em que vivem. Alguns deles chegando a afirmar que se encontram morando com parentes pelo alto custo do aluguel na cidade.
Eles disseram ainda, que a secretária Luzimar Santos estaria favorecendo algumas pessoas que não atendem as exigências do programa por tratarem-se de pessoas solteiras e outras que já possuem residência na cidade, enquanto que muitas mães de família, que estão dentro dos requisitos do programa, não conseguem nem receber explicações a respeito de seus cadastros no programa.
Para sustentar as denúncias, os delatores nos repassaram uma lista contento várias pessoas que foram contempladas no loteamento Piracanã e no loteamento Viva Itaituba, mas que não estariam dentro dos requisitos do programa, entre os quais estão pessoas que trabalham na tesouraria, na procuradoria, na Semdas e até a mãe da secretária de Ação Social.
    Além da nossa reportagem, as denúncias foram protocoladas pelos denunciantes no Ministério Público e repassadas ao Deputado Federal Dudimar Paxiúba, que na quarta(05), levou o caso ao conhecimento da Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.