segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Destruição dos entorpecentes

Maconha e cocaína, em diversos formados, viraram cinzas pela polícia

"Polícia Civil incinera cerca de 600 quilos de drogas apreendidas em operações policiais".


Polícia Civil incinera cerca de 600 quilos de drogas apreendidas em operações policiais
Drogas são jogadas em fornosMais uma quantidade recorde de drogas apreendidas, nos últimos anos, foi incinerada, nesta sexta-feira, 14. Cerca de 600 quilos de drogas, entre maconha e cocaína, em diversos formados, viraram cinzas nos fornos da indústria Cerâmica Marituba, na Rua Manoel de Souza, bairro Pedreirinha, em Marituba, na Grande Belém. A destruição dos entorpecentes foi autorizada pela Justiça. As drogas foram apreendidas durante operações policiais realizadas pela DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes), pela Superintendência Regional de Castanhal e pelo NAI (Núcleo de Apoio à Investigação de Castanhal). Estiveram presentes na incineração o delegado-geral da Polícia Civil, Nilton Atayde; o delegado João Bosco Rodrigues, diretor de Polícia Especializada; o diretor da Divisão de Crimes Funcionais (Decrif) da Corregedoria da Polícia Civil, delegado Eloi Fernandes; o diretor da DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes), delegado Hennison Jacob; e os titulares da DRE de Ananindeua, Ocimar Nascimento; da Superintendência Regional do Salgado, Luiz Xavier, e do NAI de Castanhal, Augusto Damasceno. O transporte da droga e segurança no local da incineração contou com apoio de Guardas Municipais de Belém; homens da Companhia de Operações Especiais (COE), da Polícia Militar, e do Grupo de Pronto-Emprego (GPE), da Polícia Civil. Também acompanharam a destruição representantes do Conselho Estadual sobre Drogas do Pará (Coned/PA).

Drogas são jogadas em fornos
Após a equipe de peritos criminais do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves fazer a perícia de constatação obrigatória, as drogas foram conduzidas até os fornos, onde foram incineradas. Do total de drogas destruídas, cerca de 400 quilos são maconha e o restante cocaína, nos formatos de pedra de óxi, petecas, pó e até quatro cupuaçus recheados com pasta de cocaína apreendidos no ano de 2006. O delegado Hennison Jacob explica que as drogas dentro das frutas foram apreendidas, na época, em poder de quatro homens - um índio, um peruano e dois moradores de Acará, no Pará, de onde veio o entorpecente com destino à capital do Estado. "A droga chegou a Belém no Terminal Rodoviário. Nós seguimos os traficantes até uma casa na Avenida Gentil Bittencourt, onde eles foram abordados", explica, ao mostrar que os criminosos retiraram todo o miolo do cupuaçu, fruta típica da Amazônia, e no local preencheram com pasta de cocaína, para tentar despistar a Polícia.
Incineração. Ao lado, drogas em cupuaçu. Abaixo, perícia
Incineração. Ao lado, drogas em cupuaçu. Abaixo, perícia
Além dessa apreensão, foram destruídas drogas apreendidas em operações como a "Metástase", realizada em maio do ano passado, quando foi desarticulada uma rede de traficantes de drogas que agia no Pará e no Amazonas. Ao todo, 14 pessoas envolvidas no crime foram presas em 30 dias de investigações.
Seis delas eram responsáveis pelo escoamento de carregamentos de cocaína na região e usavam a rota fluvial para transportar a droga que saía de Manaus, no Amazonas, e tinha passagem por Parintins (AM), e depois entrava no Pará, por Santarém, passando por Breves, no Marajó, até chegar à Região Metropolitana de Belém, onde o entorpecente era manipulado e distribuído a outros traficantes.
Com o bando, foram apreendidos 8,2 quilos de óxi de cocaína. Na primeira fase da operação deflagrada na Região Metropolitana de Belém, 30 dias antes, os policiais civis da DRE efetuaram as prisões de outros oito traficantes de drogas. Uma parte das drogas, cerca de seis quilos, foram apreendidos em Castanhal, em operações realizadas pela Superintendência Regional do Salgado e NAI de Castanhal. Entre as operações estão "Nevoeiro" ocorrida nos anos de 2010 e 2011, em São Caetano de Odivelas, e "Vigilenga", em setembro do ano passado, em Vigia de Nazaré. Essa foi a segunda grande incineração de drogas no ano. Em 30 de março deste ano, mais de meia tonelada de drogas – maconha e cocaína – apreendidas durante as operações da DRE, da Polícia Civil, nos últimos três anos, na capital e interior do Estado, foram destruídas. Até dezembro deste ano, mais de uma tonelada de drogas foram apreendidas, no Estado, em operações policiais realizadas pela DRE, unidade vinculada à Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.