domingo, 12 de janeiro de 2014

Xaropada eleitoral: Caso Buriti ainda está rendendo. Prefeito tenta usar o problema ambiental para fazer palanque eleitoral



Tentando fazer campanha eleitoral antes do tempo, o prefeito Alexandre sem Vontade, que promete ser o folião mais animado deste carnaval, reuniu-se no final da manhã , sexta-feira (10/01), com os representantes do Movimento em Defesa do Juá, que fizeram questionamento sobre a atual situação do Projeto SISA/Buriti, localizada na margem direita da Rodovia Fernando Guilhon. O prefeito, por sinal muito solícito, mostrando educação e uma c


apa de menino de recados do governador Jatene, de quem é fiel escudeiro e cabo eleitoral, argumentou em vão que durante o primeiro trimestre de seu primeiro ano de gestão, a licença do loteamento foi cassada, porque projeto ia contra a legislação ambiental. Além disso, o Município não estava habilitado para fazer a licença. A partir do ato, as discussões passaram a ser feitas entre a empresa e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA).
Segundo seus assessores informaram, sem pedir segredo, o generoso prefeito Alexandre Sem Vontade, informou aos participantes que há três meses esteve reunido em Belém, onde também estiveram participando o secretário Estadual de Meio Ambiente, José Alberto Colares, o secretário Municipal de Meio Ambiente, o faceiro Podalyro Neto, e os competentes técnicos da SEMA. No encontro ficou acertado que os encaminhamentos das discussões passariam por um EIA-RIMA e um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), este necessariamente contaria com realização de audiência pública com os movimentos sociais, Câmara de Vereadores, e todos os entes afins, além da validação do Ministério Público.

Segundo informou o prefeito Sem Vontade, somente com um debate amplo poderão ser discutidas as competências de cada ente, como os instrumentos (?) que farão parte do projeto, como: escolas, igrejas, creche, áreas para a prática de esporte e lazer, além das responsabilidades com a proteção do manancial do Lago do Juá,  que é uma das maiores demandas. Se o papo não convenceu, pelo menos valeu pelo café que foi servido pelos comunitários ao prefeito e sua valorosa equipe. AMÉM.
Alexandre defende também que a UFOPA seja convidada a participar dos debates, para identificar respostas que até agora não foram respondidas, como: quantificar quantos lotes de fato cabem no espaço destinado e a contrapartida da empresa na recomposição da floresta e outras pendências. Para ele, é preciso saber a quem cabe a responsabilidade dos serviços de esgoto, água, iluminação pública, entre outras demandas que devem estar contidas em uma discussão como essa.

Ao final do encontro, o prefeito dispôs-se a reunir novamente com o movimento, para dar posição sobre o andamento do processo, inclusive na Justiça, uma vez que até o momento, a Prefeitura não foi comunicada de nenhuma posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.