segunda-feira, 25 de abril de 2016

Comunidade Pixuna do Tapará comemora a entrega de sua escola

Escola da comunidade Pixuna do TaparáAtendendo a uma reivindicação histórica, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou na sexta-feira (22/04) aos comunitários de Pixuna do Tapará, região de Várzea, a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida.
A entrega oficial foi realizada pelo prefeito Alexandre Von. Participaram da solenidade a secretária municipal de Educação, Irene Escher, o assessor da Semed para a região de Rios, João Magalhães, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Paulo Sérgio Marinho, o corpo docente, técnicos e alunos da escola, técnicos da Semed, os vereadores Maurício Corrêa e Luiz Alberto da Cruz, além de lideranças de comunidades do entorno.
A diretora do educandário, professora Daiane Monteiro, destacou que este é um sonho que vira realidade. A gestora lembrou do compromisso firmado pela Prefeitura com os comunitários, ainda no ano de 2013, primeiro ano de gestão, durante as reuniões de planejamento para definir as prioridades elencadas pelas comunidades da zona rural.
“Nossos alunos terão uma educação pública de qualidade. Esta escola, com uma estrutura física digna, que a Prefeitura nos entrega vai contribuir para formarmos cidadãos e novos profissionais”, ressalta.
O prefeito Alexandre Von lembrou que a escola da comunidade Pixuna do Tapará, a exemplo de outras, entregues, recentemente, pela gestão –  Escola Municipal São Raimundo (comunidade São Raimundo do Ituqui), Escola Municipal São Sebastião (comunidade de Aracampina, no Ituqui), Escola Municipal Nossa Senhora Sant’Ana (comunidade de Arapemã, Várzea) – são fruto de planejamento por parte da Prefeitura que permitiu a aplicação de 100% de recursos do Tesouro Municipal.
Von ressaltou que mesmo diante do grave cenário de incertezas que assola o Brasil, não é possível o Município ficar parado.
“Temos feito um grande esforço, mesmo diante desse cenário que se instalou no Brasil, para honrar nossas obrigações, mantendo o salário dos nossos servidores em dia e realizando investimentos, com recursos da população de Santarém, como na área da educação, entregando novas escolas, fortalecendo a merenda e o setor do transporte escolar, além de valorizar nossos profissionais. Acreditamos que ações nesse sentido contribuem, fortemente, para a melhora na educação pública em nosso Município e ajudam na formação de nossas crianças e jovens”, disse o prefeito, que informou que mais 10 escolas devem ser entregues, todas com recursos do Município.
Além da estrutura física, a Prefeitura de Santarém e o Conselho Municipal de Educação vêm trabalhando para que todas as escolas polos possam estar aptas a emitirem certificados de conclusão de etapas do ensino fundamental. De acordo com a assessoria de Rios da Semed, atualmente, das 84 escolas polo da região de Rios, 95% estão autorizadas para emitir certificados.
A nova escola possui estrutura em madeira. Ela dispõe de quatro salas de aula, secretaria, sala multiuso, cozinha, despensa, refeitório, passarela e quatro banheiros, sendo um destinado aos portadores de necessidades especiais.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.