sexta-feira, 7 de junho de 2019

FALSÁRIO QUE LESOU COFRES DA PREFEITURA DE TUCURUÍ É PRESO POR TRÁFICO

Firmo Leite Giroux é ligado ao empresário Alexandre Siqueira, também investigado pelo MP por saques fraudulentos nos cofres da prefeitura no dia da morte do prefeito Jones Wiliam.
O nacional Firmo Leite, que falsificou assinaturas do prefeito assassinado de Tucuruí, Jones William, em cheques e pagamentos direcionados a empresa de Alexandre Siqueira, também investigado pelo MP por um rombo milionário no erário de Tucuruí, foi preso novamente na manhã de hoje, na Operação Ouro de Tolo, que visa combater o tráfico de drogas na cidade de Tucuruí e Região do Lago. No total, foram cumpridos 11 (onze) mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas relacionadas ao tráfico de drogas na Cidade de Tucuruí.
No âmbito da Operação foram apreendidos *mais de 6kg* da droga conhecida como "pedra oxi", e aproximadamente 2,800Kg de maconha. Ademais, fora realizada 01 prisão em flagrante, e uma apreensão de um menor, decorrente do crime de Tráfico de Drogas. Também foi cumprido um mandado de prisão de uma pessoa pelo crime de associação ao tráfico, por ter recebido valores ilícitos em sua conta.
Foram presos por associação para o tráfico : Joelson de Jesus Barbosa, Manoel Ranson Santos Ferreira, Firmo Leite Giroux e Jessica Daiane Alves da Silva.

Participaram da Operação Ouro de Tolo polícias civis da Superintendência Regional do Lago, da Seccional de Tucurui, do Núcleo de Apoio a Investigação de Tucurui, da Delegacia de Homicídio de Abaetetuba, Breu Branco, Delegacias de Goianésia do Pará,, Novo Repartimento, Jacundá, Barcarena.

Falsário havia sido preso no ano passado

Firmo Leite Giroux, juntamente com Odair José Moraes Feitosa, já havia sido preso ano passado, ambos acusado das práticas dos crimes de associação criminosa, peculato e lavagem e ocultação de bens e valores.

De acordo com a denúncia, Firmo Giroux e Odair Viana, juntamente com o corréu Moisés Gomes Soraes Filho, então secretário de Fazenda do Município de Tucuruí, e outras pessoas ,teriam,se associado com o fim de praticar crimes contra a Prefeitura Municipal de Tucuruí e o IPASET – Instituto de Previdência dos Servidores de Tucuruí.

Giroux, na condição de então presidente do IPASET, em associação com os demais corréus, teriam desviado e se apropriado de recursos públicos, valendo-se da qualidade de funcionários da Administração Pública, ocultando e dissimulando a propriedade de seus bens e dos valores obtidos direta e indiretamente com as infrações penais praticadas.

Através de investigação, o Ministério Público apurou que foram emitidos de forma fraudulenta dois cheques no valor de R$ 220.000,00 cada, pela Prefeitura Municipal de Tucuruí, para pagamento de contribuições previdenciárias ao IPASET, os quais teriam sido assinados por Jones William da Silva Galvão e Moisés Gomes Soraes Filho, então Prefeito e Secretário de Fazenda do Município de Tucuruí, respectivamente.

No entanto, ao invés dos cheques terem sido depositados na conta corrente do instituto previdenciário daquele município, foram entregues, em mãos, a Giroux, que por sua vez teria articulado para que fossem depositados na conta pessoal de Odair Viana, representante em procedimentos licitatórios da empresa MG Soares Filho Comércio Locações e Serviços LTDA (Águia Pneus), de propriedade do também denunciado Moisés Gomes Soares Filho, que era secretário Municipal de Finanças de Tucuruí. Em depoimento no Ministério Público, os acusados confessaram o desvio, apropriação e ocultação de R$ 440.000,00, apresentando uma versão fantasiosa de que teriam sido obrigados por terceiros não identificados a fazê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.