terça-feira, 17 de março de 2020

Pandemia:Passageiros e tripulação do navio Amera não apresentam nenhum caso suspeito de coronavírus

Resultado de imagem para De acordo com a secretária de Saúde, Dayane Lima,
Secretária de Saúde de Santarém Dayane Lima
Apto para navegar nos rios brasileiros, bem como aportar em portos para fomentar a atividade turística, o navio transatlântico, proveniente de Nassau, capital das Bahamas, está com sua Declaração Marítima de Saúde (DMS) regulada pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O navio, que aportou em Santarém, passa por monitoramento da Prefeitura de Santarém e Governo do Estado, por meio de seus setores de Vigilância Sanitária e Epidemiológicas, que fizeram a análise da declaração comprobatória de que não há casos suspeitos de coronavírus em viagem na embarcação.
De acordo com a secretária de Saúde, Dayane Lima, quem faz o monitoramento dos navios, que realizam cruzeiros no Brasil é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Os navios de cruzeiros que fazem viagens turísticas no Brasil são monitorados pela Avisa, que através da Declaração Marítima de Saúde são autorizados a adentrarem nos portos dos estados e municípios e no caso no navio Amera esse documento indica que tanto a tripulação, quanto os cruzeiristas não apresentaram qualquer sintoma gripal de coronavírus”, explica.
O coordenador da Vigilância Sanitária, Walter Matos, informou como é realizado o procedimento da declaração e quais medidas são tomadas em casos suspeitos do coronavírus. “Primeiro precisa ter a declaração para translado no território nacional. Todo meio-dia, a embarcação passa uma Declaração Marítima de Saúde, que é passado por profissionais de saúde da embarcação e encaminhada para a Anvisa, que repassa para a localidade, por onde a embarcação irá passar, no caso em Santarém, para os órgãos de saúde do estado e município”.
Matos explicou, ainda que quando há caso suspeito é realizado um trabalho de fundeio do navio, ou de quarentena desta embarcação, iniciando um procedimento de investigação. Se há algum passageiro com sintoma gripal é avaliado primeiramente pela equipe de saúde da embarcação, caso apresente os sintomas do Covid-19, há então uma intervenção da Vigilância Epidemiologia e Sanitária, seguindo os protocolos não liberando passageiros, coletando mucosa para avaliar e se caso confirmar, as equipes do estado e do Governo Federal são acionadas, para medidas cabíveis, desde a internação hospitalar do paciente ou isolamento na embarcação, quando o caso não for de gravidade.
A Prefeitura de Santarém reforça que quem faz o monitoramento de portos e aeroportos no município é a Anvisa/Belém, como o órgão não tem polo em Santarém, no caso de intervenções, a Anvisa entra em contato com as autoridades de saúde do município, para aguardar os fiscais do órgão, que somente estão presentes nas capitais. Quem tem a responsabilidade de emitir a Declaração Marítima de Saúde é a própria embarcação, pois nos navios há médicos e enfermeiros, que compõem hospitais dentro dos cruzeiros, que são habilitados para tratar de doenças como esta. Quem faz a validação do documento é a própria Anvisa.
A Declaração foi emitida quando o Amera esteve em Belém e foi apresentada aos órgãos de saúde, quando chegou em Santarém, que atesta que não há casos suspeitos de coronavírus no navio.
Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.