sábado, 16 de janeiro de 2021

UPA 24 horas passa a atender exclusivamente pacientes com covid-19

A medida foi adotada após o aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus, assim como a alta na taxa de internações hospitalares na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Santarém. A direção da Unidade em conjunto com a prefeitura municipal de Santarém através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) definiu ontem, 15, a mudança no fluxo dos acolhimentos. O objetivo é disponibilizar mais leitos para internação. Quem não estiver recebendo tratamento para o novo coronavírus será redirecionado para o Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo.
A Unidade se mantém atendendo casos leves, que não tem critério de internação. No entanto, a prioridade é para pacientes com quadros moderados. “Foram disponibilizados neste primeiro momento mais 18 leitos, somando um total de 53 leitos. Desses, 46 são destinados à retaguarda clínica e 7 são de suporte ventilatório para estabilização. Hoje, temos 33 pacientes internados”, informou a secretária.
A diretora geral do HMS, Christiani Schwartz, explica que o novo fluxo foi pensado para manter o atendimento de saúde para todos com total segurança. Ela afirma que mais dois médicos estarão nos consultórios da recepção, aumentando assim a retaguarda do atendimento de urgência e emergência. “Toda equipe já está alinhada para receber as demandas ‘não covid’ que antes iriam pra UPA. É importante ressaltar que nesse momento nós orientamos a população a procurar o Hospital se o caso for de urgência e emergência. Teremos 4 médicos na porta, além do médico da estabilização e os especialistas”, explicou.
Fluxo de atendimento
A UPA é referência no atendimento de pessoas com sintomas leves ou moderados da covid-19 desde o início da pandemia e atendeu em 2020 mais 70 mil pessoas com algum tipo de síndrome gripal.
O atendimento na Unidade para fluxo rápido se mantém com como estava, onde o paciente passa pela triagem, avaliação médica, exames laboratoriais e em alguns casos exames de imagens. O objetivo é que apenas pacientes com quadro moderado da doença e que apresentem dificuldade respiratória sejam internados.
Os casos graves serão inseridos no Sistema de Regulação do Estado (SER) com pedido de transferência para um hospital de alta complexidade após solicitação do médico.
O Hospital Municipal de Santarém manterá rigoroso o recebimento de paciente de outros municípios com outro tipo de patologia. "Só receberemos pacientes devidamente regulados pelo SER", finalizou Cristiani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.