quinta-feira, 27 de maio de 2021

Promotoria de Justiça de Santarém instaura procedimento após poda de árvores que causou mortes de garças

foto: MPPA / DIVULGAÇÃO
Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Santarém pede informações da Prefeitura e abertura de inquérito policial.
Um procedimento foi instaurado pela 13ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Santarém, no oeste do Pará, para acompanhar e apurar os fatos relacionados às podas de árvores que servem de abrigo para garças na avenida Mendonça Furtado. Informações da Prefeitura Municipal e abertura de inquérito policial foram pedidas pelo MPPA.
As podas foram realizadas pela equipe da Prefeitura na terça-feira (25). A ação resultou na mortes dos pássaros e destruição de ninhos, com imagens que circularam nas redes sociais e provocaram indignação.
A Promotoria enviou ofício para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) que, no prazo de 48h, sejam prestados esclarecimentos sobre os fatos e enviado um plano de estudo e proteção das aves migratórias que dependem da arborização.
Além disso, foi pedida a instauração de Inquérito Policial para a Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Proteção Ambiental (Demapa), visando apurar eventual crime ambiental de destruição de ninho, abrigo ou criadouro natural, previsto no art. 29, §1º, II, da Lei n.º 9.605/98, (Lei de Crimes Ambientais).
De acordo com a resposta, a promotoria deve atuar com Recomendação ou Ação Civil Pública para garantir a proteção dos pássaros na área urbana.


Abrigo de garças


É comum a presença de centenas dessas aves nas árvores das avenidas Mendonça Furtado e Rui Barbosa, na área central de Santarém, principalmente no período da cheia dos rios, quando ocorre a migração da região de várzea. As garças utilizam o local para abrigo e reprodução.
Depois da poda das árvores, fotos e vídeos se espalharam pelas redes sociais, mostrando pássaros mortos/agonizando, e filhotes no chão.





fonte: G1 SANTARÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.