terça-feira, 9 de novembro de 2021

Labimol intensifica realização de testes da Covid-19 na comunidade acadêmica da Ufopa


O Laboratório de Biologia Molecular (Labimol) está realizando, desde março de 2021, testes RT-PCR destinados a membros da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Os testes são realizados com base na Instrução Normativa nº 18 da Reitoria.
A realização está sendo intensificada como medida preventiva para garantir a segurança dos membros da comunidade acadêmica no retorno gradual das atividades presenciais.
Os procedimentos de segurança estão sendo intensificados pela Ufopa também pela confirmação da circulação da variante Delta na região, que tem elevado os números de casos de Covid-19.
Podem solicitar os testes, alunos, professores, técnicos e terceirizados, por meio do e-mail: labimol@ufopa.edu.br, a partir do qual será feito o agendamento, sendo que não é necessária requisição médica para solicitação de agendamento; as pessoas podem apresentar sintomas ou não, desde que tenham tido contato com pessoas confirmadas com a Covid-19.
De acordo com o Labimol, os testes RT-PCR são os mais eficientes porque conseguem identificar a carga viral. Os resultados são liberados em até 48h.

Realização dos testes
A coleta, previamente agendada por e-mail, é realizada no Labimol, localizado no prédio do NTB, na Unidade Tapajós da Ufopa, próximo ao Restaurante Universitário.
Nos campi regionais as coletas são realizadas em parceria com as prefeituras dos municípios onde há unidades da Ufopa e com o 9º Centro Regional de Saúde (CRS) da Sespa.

Outras ações

O Comitê de Biossegurança da Ufopa, juntamente com as unidades acadêmicas e administrativas, trabalham para organizar novos procedimentos que ajudem na segurança da comunidade acadêmica.
São orientações, controle nos espaços dentro da Universidade e exigência de vacinação. Além disso, a Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH), no âmbito do projeto Prevenção e combate à Covid-19 em superfícies de trabalho nos espaços da Ufopa e mapeamento epidemiológico dos servidores, continua a distribuição de kits de biossegurança a servidores, alunos e terceirizados que atuam nas dependências da Universidade.
A entrega dos kits é feita por agendamento para evitar aglomerações. As unidades e campi devem encaminhar sua solicitação para o e-mail ridh@ufopa.edu.br.

fonte: G1SANTARÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.