quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

DEZEMBRO VERMELHO : DEBS / ALEPA APRESENTA A JORNADA I CIENTÍFICA ACADÊMICA

A equipe de estagiários do Departamento de Bem-Estar Social da Assembleia Legislativa do Pará (Debs-Alepa), apresentou, na manhã desta quinta-feira (11) a I Jornada de Produção Científica Acadêmica.
Crédito: Ozéas Santos (AID/ALEPA)
Acompanhados da equipe de professores dos cursos de medicina e odontologia, os acadêmicos expuseram os quadros de estudos com temas relacionados ao Dezembro Vermelho – mês de luta contra a Aids, HIV e outras ISTs.
A Diretora do Debs, Karla Lobato, lembrou que, ao longo do ano, o departamento de saúde do Poder Legislativo realiza, de forma mensal, as campanhas de orientações e conscientização com as respectivas cores que simbolizam as patologias apresentadas.
Crédito: Ozéas Santos (AID/ALEPA)
''Reunimos na manhã de hoje os nossos estagiários, onde eles puderam participar da nossa I Jornada Científica Acadêmica. 
Aqui, eles puderam apresentar os quadros de estudos que eles próprios desenvolveram acerca de um tema tão fundamental e de interesse da população, que é sobre o Dezembro Vermelho'', explicou Karla.
Crédito: Ozéas Santos (AID/ALEPA)
''Ao longo de todos os meses do ano, a nossa equipe do Debs promove para todos os nossos servidores e para o público em geral, as campanhas de Conscientização que usam as cores para identificar causas importantes, como o Outubro Rosa (Câncer de Mama), Novembro Azul (Câncer de Próstata), Setembro Amarelo (Prevenção ao Suicídio) e o Dezembro Vermelho, que abordamos na Jornada Científica'', pontuou.
Os acadêmicos de medicina, Leonardo Ramalho e Euripedes Cruz, apresentaram o quadro 1. 
Crédito: Ozéas Santos (AID/ALEPA)
Com a colaboração dos demais colegas de estágio, o painel detalhou sobre o uso do PrEP e PEP prescritos pelos médicos aos pacientes que vão até o SUS em busca de atendimento.
''O nosso grupo decidiu explicar sobre o uso de antirretrovirais como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) um método preventivo que consiste no uso diário de um comprimido antirretroviral por pessoas que não vivem com o HIV, mas que estão dispostas à infecção, e da Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que é uma medida preventiva de urgência que atende os indivíduos já expostos ao vírus por diversos motivos'', explicou os acadêmicos.
Crédito: Ozéas Santos (AID/ALEPA)
As alunas Thainara Saraiva, Emmily Duarte e Gabriela Brasil fizeram uma exposição geral sobre o Dezembro Vermelho. 
A campanha nacional ressalta a importância da luta contra o vírus HIV, a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), chamando a atenção dos cidadãos para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas acometidas por essas condições.
Vale destacar que o SUS oferece uma série de estratégias para cada cidadão se proteger contra o vírus e as doenças sexualmente transmissíveis, como a distribuição gratuita de preservativos internos e externos, PrEP, PEP, testes rápidos, autotestes e tratamento.
Fonte : Alepa 
Blog do Xarope via Alepa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.