O fortalecimento e a ampliação da oferta de leitos e de hospitais regionais são estratégicos para descentralizar e acelerar os atendimentos
| Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, em Icoaraci, distrito de Belém |
Ampliação da rede física de leitos, unidades e hospitais, modernização dos equipamentos e descentralização dos atendimentos estão entre os principais focos do governo do Estado na atual gestão, de 2019 a 2025, que representam o maior ciclo de investimentos em saúde pública da história recente do Pará.
“Neste período, levamos estrutura e serviços especializados para regiões que, por décadas, estiveram distantes de cuidados essenciais no Estado.
Cada entrega representa não apenas uma obra, mas dignidade, mais assistência e mais vida para os paraenses. Seguimos trabalhando para consolidar uma rede pública cada vez mais moderna, integrada e preparada para responder às necessidades da nossa população”, ressalta Ivete Gadelha, titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Em 2019, o governo do Estado entregou o Hospital Dr. Abelardo Santos, reconstruído e ampliado; o Hospital Regional Público dos Caetés, em Capanema, e o Centro de Hemodiálise do Hospital Regional do Sudeste do Pará, no município de Marabá.
Além de todos os esforços direcionados para a pandemia de Covid-19, em 2020, o Estado entregou a Policlínica Metropolitana, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém; a reconstrução e ampliação do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência; os hospitais regionais do Tapajós, em Itaituba, e Baixo Tocantins Santa Rosa, em Abaetetuba; o Hospital Público Geral de Castelo dos Sonhos, no município de Altamira; o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro do Autismo (Natea) no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), além do lançamento do Programa Obesidade Zero, no Hospital Jean Bitar.
Equipamentos - Em 2021 e 2022, o Estado avançou com as entregas de equipamentos públicos na área da saúde, a exemplo dos centros de Hemodiálise do Hospital Regional do Tapajós e do Marajó; policlínicas de Caetés, em Capanema, e de Tucuruí, que também ganharam Natea.
O Projeto Casulo, iniciado para reestruturar o atendimento de pessoas transexuais, também ganhou destaque nesse período, assim como as aquisições de equipamentos, como novas máquinas de ultrassom, cardioversores e desfibriladores para o Hospital Jean Bitar e Centros Regionais de Saúde.
O governo do Estado entregou, em Belém, o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), em 2023.
No mesmo ano, entregou a Unidade de Referência Especializada Demétrio Medrado (URE); o Hospital Regional Público de Castanhal – Oncologia; o Hospital Regional da PA-279, em Ourilândia do Norte; o Centro de Hemodiálise do Hospital Regional e o Hospital Municipal de Jacundá.
Uma das principais entregas de 2024 na capital paraense foi o Pronto Socorro Dr. Roberto Macedo, na Avenida Augusto Montenegro.
A estudante Sarah Layne, 24 anos, moradora do bairro Tenoné, foi internada no espaço e aprovou o atendimento recebido.
“Fiquei internada 11 dias por conta de uma cirurgia e correu tudo bem. Ótimos profissionais.
Fui muito bem atendida.
Há equipamentos, limpeza e comodidade”, diz a Sarah.
Entre outras entregas de 2024, ganham destaque: Ambulatório do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; Centro de Cuidados Paliativos do Hospital Ophir Loyola; Hospital Regional Menino Jesus, em Oriximiná; Centro de Medicina Hiperbárica do Hospital Metropolitano (HMUE), em Ananindeua; Centro de Hemodiálise do Hospital Regional da PA-279 e do Hospital Geral de Tailândia e Hospital Regional de Rio Maria; além dos hospitais municipais de Tucumã, Sapucaia, Bannach, Cumaru do Norte, Vigia de Nazaré, Santana do Araguaia, Eldorado do Carajás, São Domingos do Capim, Aveiro e Monte Alegre.
Também foram entregues, nesse período, 166 veículos, sendo 42 equipados com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel, e os demais de simples remoção.
Ultrassom e cardioversores - O Governo do Pará, por meio da Sespa, investiu R$ 3.875.000.00 na aquisição de 25 aparelhos de ultrassonografia.
Além disso, o governo entregou cardioversores e desfibriladores para diversos municípios.
Em 2025, foram entregues novos blocos no Hospital de Clínicas e Hospital Regional de Castanhal, além do Hospital da Mulher do Pará, que recebeu um investimento superior a R$ 155 milhões; a Policlínica/Natea Carajás, em Marabá, o Hospital de Itupiranga e o Hospital Municipal de Curralinho.
Moradora de Rondon do Pará, a lavradora Ana Paula Leite, 28 anos, recebeu atendimento na Policlínica de Carajás.
“Eu fui encaminhada para consulta especializada com urologista.
Foi a minha primeira vez aqui e tive um atendimento maravilhoso.
O espaço é muito bom.
Que essa equipe continue trabalhando maravilhosamente”, conta Ana Paula.
A comerciante Luciene Uchoa, 51 anos, moradora de Jacundá, foi atendida no novo Hospital da Mulher, onde passou por uma histeroscopia.
“Fiz todos os exames necessários, e recebi um atendimento maravilhoso.
As pessoas são muito cuidadosas e muito atenciosas.
A unidade reforça a importância da mulher se proteger e se prevenir.
Me senti muito feliz em ter um hospital referência para cuidar de todas nós”, acrescenta.
Fonte : Agência Pará
Blog do Xarope via Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.