Em parceria com equipe médica da Santa Casa do Pará, HRBA captou dois rins e um fígado, durante a campanha de incentivo à doação de órgãos na região
Durante a campanha nacional de incentivo à doação de órgãos denominada "Setembro Verde", o Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, oeste do Pará, realizou a captação de dois rins e um fígado, doados por um homem de 25 anos, que teve o diagnóstico de morte encefálica confirmado.
O procedimento ocorreu, na última quarta-feira (24), e contou com a parceria de uma equipe médica da Santa Casa do Pará, de Belém, que foi até Santarém para realizar a captação do fígado. Já os médicos do HRBA realizaram a captação dos dois rins.
Os três órgãos foram encaminhados à Central Estadual de Transplantes do Pará (CET-PA) e serão doados a pacientes na fila de espera.
"Este paciente estava internado no Hospital Municipal de Santarém e nossa equipe realizou a busca ativa de potenciais doadores.
Depois de fecharmos o diagnóstico de morte encefálica, tivemos a resposta positiva da família para a doação.
Ele foi transferido para cá e o nosso time cirúrgico fez a captação renal. Já o fígado, foi captado por profissionais da Santa Casa do Pará", explicou o enfermeiro da Organização de Procura de Órgãos (OPO) Tapajós, Fábio Santos.
Esta foi a primeira captação de órgãos realizada pelo HRBA no ano de 2025.
A unidade é habilitada desde 2012 pelo Ministério da Saúde para este tipo de procedimento.
De lá para cá, já foram captados na unidade 197 órgãos, sendo 103 rins, 77 córneas, 13 fígados e quatro corações, em um total de 55 procedimentos de captação.