quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Matador paga fiança e deixa presidio em Santarém


O acidente ocorreu na rodovia Everaldo Martins, que dá acesso a vila de Alter do Chão, próximo a um posto de combustível. Uma caminhonete L 200 saia da vila em direção a Santarém, quando atingiu duas pessoas que seguiam às margens da rodovia. 


Motorista que atropelou e matou mulher em estrada é liberado
Maria Madalena, de 42 anos, morreu na hora
Santarém - João Segundo Freire de Sena, 39 anos, foi liberado por volta de meio dia desta quarta-feira (6), após pagar fiança de 20 salários mínimos, o equivalente a R$ 13.500.
Ele atropelou e matou Maria Madalena, de 42 anos, em acidente ocorrido na estrada de Alter do Chão no último domingo (3). Na segunda-feira (4), ele havia sido encaminhado à Penitenciária Agrícola Silvio Hall de Moura.
O acidente ocorreu na rodovia Everaldo Martins, que dá acesso a vila de Alter do Chão, próximo a um posto de combustível. Uma caminhonete L 200 saia da vila em direção a Santarém, quando atingiu duas pessoas que seguiam às margens da rodovia. Maria Madalena Bentes Pintos de 42 anos morreu na hora e Emerson Cardoso de 21 anos, que a acompanhava, sofreu ferimentos leves.


Curva onde o acidente aconteceu (Imagem: Reprodução/TV Tapajós)


Oficial de Justiça mete a faca em vereador no Amazonas

O caso aconteceu no estado do Amazonas, município de Eirunepé em frente a uma boate. Segundo relato do próprio vereador Antilde José Gomeso o oficial de justiça Eone Gomes estava totalmente alcoolizado conduzindo uma motocicleta e sem uso de capacete. 
Quando ao perder a direção foi de encontro a esposa do vereador que para evitar que ela fosse atropelada jogou-se na frente e derrubou o oficial de justiça. “Qualquer um na minha situação faria o mesmo, para defender sua esposa ou um filho numa situação que um irresponsável como este alcoólatra Eone Gomes, que se diz oficial de justiça poderia causa”.


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Desembargadora pede bloqueio de Bens de Odileida e Silvério em Altamira

O desembargador federal, Olindo Menezes, deferiu o pedido do
Ministério Público Federal que pede o bloqueio de bens da ex-prefeita de Altamira, Odileida Maria de Sousa Sampaio, PSDB, e o ex-vice prefeito, Silvério Albano Fernandes, PTB, que era o titular da Secretaria de Obras e responsável pela fiscalização da execução do conjunto habitacional. Os dois são acusados pelo MPF por improbidade administrativa em relação a um contrato de mais de R$1 milhão para a construção de casas populares em Altamira.
 
Odileida enrolada com a Justiça
Segundo as investigações do MPF, houve um prejuízo de mais de R$300 mil reais aos cofres da prefeitura, uma vez que os gestores
não concluíram a construção das casas. As obras foram iniciadas em setembro de 2007, com a parceria do Governo Federal, por intermédio do Ministério das Cidades, representada pela Caixa Econômica Federal. O contrato nº 198.520-56 tinha como objeto a transferência de recursos financeiros da União, para a construção de casas populares no bairro Paixão de Cristo. O valor do contrato foi de R$ 1.047.944,75.

GOVERNO DE VITÒRIA INAUGURA PRAÇA CENTRAL

A nova praça central na cidade de Vitória do Xingu conta com pista de skate, quadra de voley-bol e a nova iluminação que dará um novo visual a praça, a obra esta orçada em R$ 852,938,42 e foi construída com recursos próprios, a cerimônia de inauguração esta marcada para o dia 6 de fevereiro com inicio as 17:00hs.
 
Hoje grande inauguração de mais uma obra do governo o progresso é para todos, já foram entregues nos dias 12 e 13 de dezembro de 2012 no aniversário da cidade, mais de quarenta obras. A nova praça central na cidade de Vitória do Xingu conta com pista de skate, quadra de voley-bol e a nova iluminação que dará um novo visual a praça, a obra esta orçada em R$ 852,938,42 e foi construída com recursos próprios, a cerimônia de inauguração esta marcada para o dia 6 de fevereiro com inicio as 17:00hs. Presença confirmada do Excelentíssimo prefeito Erivando Amaral e equipe de governo, segundo informações da prefeitura, esta é mais uma obra que faz parte do plano de ação de governo que foi implantado já em janeiro de 2013, em breve também será inaugurada a nova orla da cidade, que foi totalmente revitalizada e reestruturada.
 
TEXTO - DEL JUNIOR - ASCOM PMVX

Força-Tarefa vai coibir violência entre torcidas no RE x PA

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) anunciou, no final da tarde desta terça-feira (5), tolerância zero à violência entre grupos de torcedores rivais, durante jogos de futebol entre Remo e Paysandu, no Pará, durante entrevista coletiva no auditório da Delegacia Geral de Polícia Civil. Na ocasião foi apresentado um homem preso sob a acusação de ser o autor da morte de um torcedor do Paysandu, em 26 de janeiro, dia do clássico pelo campeonato paraense.

O crime aconteceu no canteiro central do Conjunto Paar, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. O preso é Marcelo Rodrigues Leal, 20 anos, de apelido “Mascote”. A Segup anunciou ainda a criação
de uma força-tarefa, composta pelas polícias Civil e Militar, Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), Ministério Público do Estado (MPE) e outras instituições, para atuação durante jogos entre os dois clubes, a fim de combater crimes que resultam dos confrontos entre torcedores rivais.
O delegado geral Rilmar Firmino concedeu a entrevista junto com o secretário adjunto de Inteligência e Análise Criminal da Segup, Cláudio Galeno; do promotor de Justiça Domingos Sávio Campos, do MPE; do delegado Roberto Teixeira, diretor de Polícia Metropolitana; da delegada Daniela Santos, diretora da Seccional Urbana do Paar e responsável pelo inquérito que apura o crime, e do coronel Roberto Campos, comandante de Policiamento da Capital.

Polícia ouve funcionários e clientes do Banco do Brasil em Uruará

Todos os reféns que haviam sido levados pelos bandidos que invadiram a agência do Banco do Brasil, em Uruará, na manhã desta terça-feira, 5, já foram resgatados. As 12 pessoas - a maior parte funcionários da agência - foram libertadas aos poucos ao longo do trajeto de fuga, em um ramal que dá acesso ao município de Santarém. As vítimas foram levadas para a delegacia local e serão ouvidas pela delegada Selma Sarquis, titular da delegacia de Uruará. As buscas aos bandidos continuam. Policiais civis do Núcleo de Apoio a Investigação (NAI) e da Superintendência Regional do Xingu, sob comando do delegado Cristiano Marcelo do Nascimento, também estão em Uruará para auxiliar nas investigações sobre o assalto à agência do Banco do Brasil, ocorrido na manhã desta terça-feira, 5. As equipes se deslocaram das cidades de Altamira e Santarém.

Vereador de Aveiro denuncia conivência do SINTEP em Aveiro


" Gilmar Lira do PR disse da tribuna que pode está acontecendo nomeações de diretores de escola sem a devida habilitação legal para o cargo".
Vereador Gilmar Lira,PR
O edil acusa o coordenador geral do SINTEP. Para Gimar a entidade está conivente com as nomeações imposta pela atual administração do prefeito Olinaldo Barbosa, o Fuzica. E que segundo o vereador foi a entidade que mais denunciou o ex-prefeito Ranilson do Prado.
Isso está infrigindo o dispositivo legal da lei Municipal Nº 020/2005, em seu artigo 51, que  “O EXERCICIO DAS FUNÇÕES DE DIREÇÃO E VICE DIREÇÃO E RESPONSÁVEIS DE UNIDADES ESCOLARES É RESERVADO AO INTEGRANTE DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL COM O MINIMO DE DOIS ANOS DE DOCÊNCIA", CONCLUI.         

Vendedor de Picolé pode ter morrido de epilepsia no igarapé do Irurá

Após deixar a bicicleta encostada em uma árvore, a vítima seguiu em direção ao igarapé, mas não retornou. 
O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram chamados até o local.O corpo de um homem de 32 anos foi encontrado no Igarapé do Irurá, no bairro Santarenzinho no início desta manhã de terça-feira (5). De acordo com a polícia, Dorival Ferreira de Lima morreu afogado. Ele era morador do bairro e trabalhava como vendedor de picolé. Segundo informações de populares, a vítima sofria de epilepsia, (doença caracterizada por distúrbios de consciência e contrações involuntárias dos músculos) e ao descer até às margens do igarapé sofreu um ataque.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Exclusivo: Overdose teria matado médico em Brasil Novo


“ Heliomar Matos de 37 anos, era sócio proprietário no Hospital particular Natália Arraes, e teria morrido com dose de overdose”.


Heliomar, morte ainda é mistério
Até o momento não se tem oficialmente a causa da morte que vitimou o medico paraense Heliomar Matos, de 37 anos de idade, fato registrado na noite do último domingo na cidade de Brasil Novo, região do Xingu.
Apesar das informações não chegarem à imprensa oficialmente, já se sabe que o medico era sócio proprietário de mais duas pessoas em um hospital particular da cidade, inclusive que tem o vereador de Altamira Armando Aragão como um dos sócios.
O que aconteceu na noite de Domingo na própria residência da vitima  na travessa são Sebastião, tem duas versões a primeira a de que ele teria sofrido um enfarto e levado por familiares ao hospital Natalia Arraes. E a segunda a mais forte, a de que teria injetado grande quantidade de Overdose, porém nenhumas das duas foram oficializadas.
Por telefone conversamos com a secretaria municipal, que por muita coincidência tem o mesmo sobrenome do Hospital, Wadirene Arraes disse desconhecer a causa da morte. No entanto, deixou claro que o médico trabalhou na gestão anterior, e que por isso o município se limitava a dar qualquer explicação. (Mesmo não falando, descobrimos que o esposo da secretária também é sócio do Hospital, o médico Reneê Arraes). Deixando duvida nas suas explicações, principalmente quando ocupa um cargo do nível de secretaria.
Também tentamos manter contato pelo telefone particular do Hospital aonde o medico era sócio, o 3514-1190, assim como para um dos sócio, o vereador de altamira, o também medico Armando Aragão, porém nenhum contato foi feito.
Heliomar Matos foi levado para Belém, sua terra natal, e era dos nomes de respeito e prestigio no município, um dos mais conceituados profissionais da área, e que a muito tempo se dedicava prestando serviços medico aos municípios da cidade de Brasil Novo.

Assalto no Banco do Brasil em Uruará

As primeiras informações dão conta de que 5 pessoas teria sido levada como reféns. Essa não é a primeira vez que o Banco foi assaltado. Estamos apurando o fato, e logo mais daremos mais detalhes..
Na manhã desta terça-feira, 05, chega a informação do assalto da Agência do Banco do Brasil em Uruará. Seis elementos altamente aramados, chegaram antes da agência abrir expediente ao público e foram logo atirando. Os assaltantes, segundo informações, levaram como refém cinco pessoas, entre elas, o gerente do Banco do Brasil e sub-gerente. 
As informações é de que os elementos são profissionais. Não há informações de ninguém ferido. A polícia está no encalço dos assaltantes.
Durante o assalto a rede móvel celular ficou fora de funcionamento. 
Ainda a pouco...via Cirineu..
Chega a informação agora a pouco que um dos reféns foi liberado. Um helicóptero e Policiais estão em perseguição aos assaltantes que fugiram pela estrada vicinal do km 180 norte - Chapadão que dá acesso à Santarém.
Ainda hoje, maiores informações.

Banco do Brasil de Uruará, mais uma vez foi alvo de assaltantes

São Francisco empata com o Remo e se classifica


O São Francisco jogou melhor 

O resultado manteve o Remo na liderança da competição, com 16 pontos, mas não mais com 100% de aproveitamento. Para o Leão santareno, o empate garantiu a classificação antecipada para as semifinais do primeiro turno. O São Francisco jogou melhor os 90 minutos.

O Leão da capital fez o primeiro gol da partida aos 32 minutos do primeiro tempo. Edilsinho avançou na intermediária e tocou para Val Barreto. O atacante remista chutou para a defesa de Jader. No rebote, Edilsinho chuta para a área e Rodrigo Guerra empurra para o gol, de costa.
Logo depois, aos 35 minutos, Levy cruzou a bola para a área remista e Boquinha, da pequena área, chutou forte para empatar a partida.
Na segunda etapa, o Remo voltou a desempatar o jogo aos 12 minutos. O zagueiro Zé Antônio ganhou a bola na intermediária e tocou para a área. Os zagueiros do São Francisco ficaram olhando e o atacante Paulista aproveitou para tocar a bola na saída do goleiro.
O gol de empate do Leão santareno saiu aos 20 minutos, de falta. O lateral-direito Levy chutou forte, da entrada da área, e contou com a ajuda do goleiro Fabiano, que falhou no lance. Levy, criado na base azulina, não comemorou o gol.
Nos últimos  minutos de jogo, o São Francisco teve duas boas chances de fazer o terceiro gol. Aos 43 minutos, Zé Antônio perdeu a bola para Elielton, que entrou na área e acabou deixando a bola escapar para o goleiro Fabiano. Aos 45, Ricardinho ganhou a bola de Maurão na área e quase marca. A zaga remista conseguiu se recuperar.

Trairão, contemplado no programa cidades digitais.Da

Prefeitos de 80 municípios de todo o Brasil assinaram em Brasília, acordos de cooperação com o Ministério das Comunicações para a implantação do Projeto Cidades Digitais, entre eles aparece o município de Trairão na região da Santarém-Cuiabá. 
Prefeito Danilo Miranda esteve presente 

O programa busca a modernização da gestão municipal e o desenvolvimento local por meio de uma rede de telecomunicações que vai interligar os órgãos públicos. O Município de Trairão foi um dos oitenta municípios selecionados e o Prefeito Municipal Danilo Vidal de Miranda esteve presente no evento, onde assinou o acordo junto ao ministério das comunicações.
Durante a solenidade, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, destacou que o essencial do projeto é ajudar a melhorar o processo de gestão pública, interligando diferentes áreas como educação, arrecadação e saúde. “Tudo hoje exige informatização. Internet é bom para os negócios, para a educação e para a saúde, mas é importante sobretudo para construir e aprimorar a cidadania.”
O projeto Cidades Digitais prevê a implantação de infraestrutura entre os órgãos públicos, a instalação de aplicativos de governo eletrônico para gestão dos setores financeiro, tributário, de saúde e educação. Também inclui a capacitação de servidores públicos no uso dos aplicativos e da rede e a instalação de pontos de acesso livre e gratuito à internet para a população.
As empresas selecionadas, já avaliaram a infraestrutura disponível e as condições de cerca de 50 cidades para receber o projeto. Esse trabalho e a apresentação de um projeto executivo deverão ser concluídos em todos os 80 beneficiados até o fim de fevereiro. As fases seguintes serão a implantação da rede de fibra ótica e o início da operação do programa nos municípios. A previsão é de que todo esse processo seja concluído até o fim de 2013. (Trairão em destaque).

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Infarto agudo mata radialista e apresentador Habibe Bechara

Por Mauro Torres*
Nazareno Habibe Bechara tinha 72 anos e uma longa carreira na imprensa. Bechara iniciou sua carreira como cronista esportivo em meados dos anos de 1970, ao lado de Jota Parente, na Rádio Educadora Rural, da Diocese de Santarém.
Em Itaituba, Nazareno Bechara morava há mais de 30 anos.
Ele foi trazido pelo ex-prefeito Wirland Freire, já falecido, com quem o radialista teve forte amizade. No setor empresarial, Bechara foi destacado em sua área, ainda nos tempos da garimpagem de aluvião, quando alavancou com ele vários outros iniciantes no setor empresarial.
Mas Bechara ficou conhecido mesmo foi na política, no rádio e na televisão.
Na política, sempre atuou como assessor e conselheiro, mais recentemente assessorando o deputado Hilton Aguiar, por quem também nutria grande admiração. No rádio, seu programa, Chão de Estrelas, veio dos tempos da extinta Rádio Itaituba e entrou na era da Rádio Tapajoara com grande audiência, principalmente no interior.
Na televisão, Bechara terminou seus dias ancorando o Descendo a Ripa, jornalístico diário da TV Record Itaituba.
“Na sexta-feira passada, o Bechara se despediu dizendo ‘a gente se encontra novamente na segunda-feira, se Deus quiser… ‘e Papai do Céu quer’. Papai do Céu o quis ao Seu lado”, depôs o amigo Emilio Carlos Piccardo.
O corpo de Bechara foi levado para o necrotério, onde passou por exame de necropsia e, em seguida, foi liberado para velório. Segundo informações da família, o velório será no salão paroquial de Santana, ao lado da igreja matriz, onde receberá as homenagens de parentes e amigos.

Deputado itaitubense cobra investimento no govermo Simão Jatene

 O deputado Hilton Aguiar esteve reunido com o  governador do Estado, Simão Jatene, juntamente com pres. da câmara de Itaituba, Wescley Tomaz, o deputado esteve despachando com o governador as demandas de quase 40 municípios que formam sua base eleitoral.
Deputado Hilton Aguiar reivindicou melhorias na infraestrutura dos muncípios
O deputado esteve reunido com prefeitos, vereadores e lideranças desses municípios, no qual recebeu diversas reivindicações para levar até o governador, em sua maioria as dificuldades dos município são quase as mesmas, asfalto para pavimentação de ruas, escolas, seguranças pública como construção de delegacia e mais viaturas e educação.
Deputado cobrou a construção do novo estádio municpal
O deputado Hilton Aguiar também cobrou a liberação de asfaltos para o município de Itaituba, que encontra - se com suas ruas quase intrafegáveis e muitas vezes até causando acidentes; o inicio da obra das escolas de ensino médio de Miritituba, Bairro Santo Antonio, e implantação do ensino médio nos distritos de Creporizão, Creporizinho e Campo Verde, construção de um novo estádio municipal; a reforma do prédio da antiga prefeitura que dará lugar a um museu; reforma do mercadão Beira Rio; reforma do prédio 15º BPM, mais vagas para o corpo de Bombeiros de Itaituba e Polícia Civil.
Deputado Hilton Aguiar cobrou a reforma do Mercadão Beira Rio
O deputado Hilton Aguiar cobrou o  reinicio de algumas obras que estão paralisadas no município, como ampliação da Cosanpa e a conclusão do IML.
Deputado Hilton Aguiar cobrou a reforma do prédio da Antiga Prefeitura
O deputado Hilton Aguiar saiu entusiasmado dessa audiência após o governador ter se comprometido em cumprir todos esses pleitos apresentados pelo parlamentar, e que está feliz por está sendo um porta voz desses municípios junto ao governo do estado.

Rurópolis: destituição da Câmara chega ao Tribunal de Justiça


Por Kid Reis (*)
O presidente da Câmara de Vereadores Rurópolis, Jonas Lourenço (PT), eleito pela chapa Unidos pelo Bem de Rurópolis, composta pelos parlamentares do PMDB, PT, PP e PTB, entrou com pedido de agravo de instrumento no dia 29 de janeiro junto ao TJ (Tribunal de Justiça) do Pará, contra a liminar concedida pelo juiz da comarca de Rurópolis, Gláucio Assad.
Jonas do PT recorreu ao Tribunal de Justiça
O magistrado acatou denúncia da vereadora Carla Naiza (PSDB), alegando que a votação não cumpriu o Regimento Interno da Casa, não foi respeitada a proporcionalidade na composição da Mesa e que a posse
dos eleitos não foi efetuada pelo presidente anterior do legislativo.
Edgar Rocha, atual presidente da Câmara
A vereadora pertence ao bloco composto por membros do PSDB e DEM e foi derrotada no processo eleitoral ocorrido no começo de janeiro.
Jonas Lourenço nega todas as irregularidades citadas pela vereadora e provou ao magistrado, em reunião ocorrida no interior da Câmara, o cumprimento das exigências do Regimento, inclusive com as atas, fotos, vídeos e outras provas materiais.
O pleito foi vencido pela chapa encabeçada pelo vereador petista por 7 votos a 6, seguindo as determinações do Regimento da Câmara e os eleitos tomaram posse no dia 1 de janeiro.
“Assim iniciamos o ano legislativo, inclusive acompanhando, posteriormente, o prefeito eleito, Pablo Genuíno, do (PSDB), em diversas visitas municipais” relembra Jonas.
Segundo o vereador petista, Gláucio Assad não reconheceu a documentação legal e nem acatou orientação de vários advogados envolvidos no processo.
Juiz Gláucio Assad anulou eleição de Jonas do PT
“O juiz emitiu, no dia 28 de janeiro, portanto 27 dias depois do início ano legislativo, um mandado de segurança destituindo a direção eleita do Legislativo municipal e me intimou a realizar uma nova eleição no prazo de 48 horas, sob a pena de crime de desobediência e o pagamento de R$ 30 mil de multa diária pelo não cumprimento da decisão”, destaca o parlamentar.

" CARIOCA" é encontrado morto no bairro do Diamantino

Segundo os vizinhos de Edilson Pereira de Sousa, conhecido como ‘Carioca’, ele estava desaparecido há dois dias. Os populares chegaram até o corpo após sentir o mau cheiro vindo da residência.


Homem é encontrado morto dentro de casa Um homem de 41 anos foi encontrado morto dentro de casa no início da tarde deste domingo (3), no bairro Diamantino. De acordo com a polícia, as causas da morte ainda não foram identificadas.
Segundo os vizinhos de Edilson Pereira de Sousa, conhecido como ‘Carioca’, ele estava desaparecido há dois dias. Os populares chegaram até o corpo após sentir o mau cheiro vindo da residência.
O morador conta que dias antes, o viu discutindo com outra pessoa. “A última vez que nós ouvimos a voz dele chegando, o outro rapaz que acompanhava ele, ninguém viu. Escutamos a voz dele, não sei do que se tratava, mas ele mandava o rapaz embora e que deixasse ele em paz. O rapaz foi embora e carioca entrou. Desde aí não soube mais notícias dele”, afirma o vizinho da vítima, Edis Cruz.
A polícia informou que Edilson morava sozinho. Na casa, não havia sinais de briga e nem indícios de suicídio. O sargento Josires Nogueira explicou que ainda não é possível afirmar que ele foi assassinado, uma vez que a porta da casa estava fechada por dentro.

Redação Notapajos com informações de Márcia Andrade