segunda-feira, 30 de março de 2015

Enganação de Simão Jatene deixa aliados indignados em Santarém


O que tem de gente revoltado com as enganações do governador Simão Jatene e seus subordinados, não está no “gibi”, como se diz na gíria do paraense.
Vereador Dayan Serique mais uma vítima de Simão Jatene
Se fosse enumerar, só a quantidade de prefeitos e outros políticos aliados ao tucano, já era o suficiente para se ter o entendimento.
Educação: Estuda
ntes, familiares, professores, diretores e demais funcionários e colaboradores da área de educação vivem um dilema no Estado do Pará. Escolas com risco de desabamento, falta de concurso público para preenchimento de vagas e corte no salários dos professores viraram tema de manchetes dos principais jornais do Pará, nos últimos meses.
Esse balaio de gato patrocinado pelo governador chegou ao limite para vereador Dayan Serique (PPS), um dos seus principais aliados na região Oeste do Pará, o que resolveu fazer duras críticas ao tucano de bico “roxo”.
Referindo-se ao descaso do governo estadual com relação ao não pagamento do piso nacional de salário aos professores, o vereador Dayan Serique fez a seguinte declaração: “Sou professor e vereador”. Dayan acrescenta que na hora em que o Governador não dialoga com a classe dos professores, não realiza concurso, não investe nas escolas e nã
JK outro que já está arrependido
o dá condição de trabalho, torna-se responsável pela greve dos professores.
Segundo Dayan, a greve dos professores da rede estadual já está oficializada desde a última sexta-feira, 20, em Belém, e começou na quarta-feira, 25, em Santarém.
Além de Santarém, os professores decidiram a paralisação da categoria em todo o Estado, onde a greve é contra o governo de Simão Jatene (PSDB), contra o fechamento de salas de aula e melhoria. O Pará é o terceiro Estado com comando tucano com a educação em caos, acompanhando São Paulo e Paraná. 
Em nota publicada nas redes sociais, o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará (Sintepp) afirmou que a ampla maioria dos trabalhadores votou a favor da suspensão das atividades, como forma de pressionar “os cortes de Jatene” sobre o salário dos professores. 
Segundo a categoria, os professores sofrem “redução salarial com implementação da lotação 2015, imposta pela Seduc, além de permanecer sem previsão para o pagamento do piso nacional”. 
Além do pagamento, outros pontos também estão sendo cobrados pelo movimento grevista, como a falta de segurança nas escolas, falta de infraestrutura dos prédios escolares, implementação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) e modulação do ensino. 
NEGOCIAÇÃO - A falta de uma negociação séria e eficaz por parte do governo, na pessoa do secretário Helenilson Pontes e do governador Simão Jatene, perante a pauta do Sindicato levaram Santarém a optar pela greve. 
Dentre as demandas estão: o não pagamento do Piso Salarial Nacional e a falta de portaria de lotação 2015 e junto à orientação da SEDUC para que os professores fossem lotados apenas com no máximo 150 horas d
e regência, levando com isso à diminuição de salários. O Sindicato entende que o servidor tem direito de ser lotado em 200 horas de regência e, que o direito está expresso no acordo assinado no fim da greve de 2013 pelo governo, e também está na Lei da Jornada e aulas suplementares (nº 8.030/2014).
Até mesmo o blogueiro Juscelino Campos, o famoso JK que levantou a bandeira do governador na última eleição vem metendo a “Ripa”.
“A nossa intenção era que Simão Jatene revisse os danos causado a nossa região, e desse continuidade as obras inacabadas, principalmente as da educação, a do ginásio e do estado Colosso do Tapajós”, arrematou o blogueiro arrependido.
O barborixá Pai Clodomilson de Ogun garante que o drama de Santarém com a região ainda vai demorar muito. " As cartas anunciam dias negros para a região, e principalmente para o povo de Santarém", prevê o pai de santo.  

Paysandu passeia no Mangueirão, faz 3 a 1 contra o rival Clube do Remo

Paysandu vence Remo com folga (Foto: Mário Quadros)
O Paysandu arrasou o Clube do Remo no primeiro Re-Pa oficial de 2015, válido pela quarta rodada do returno do Campeonato Paraense. A vitória por 3 a 1, num jogo em que o time bicolor poderia até ter goleado o rival, guinou o Papão à vice-liderança do Grupo A2, enquanto o Leão perdeu a sequência de nove jogos sem derrota e começa a sentir a ameaça de não se classificar para o quadrangular final.

Capeta faz estrago sangrento no final de semana m Itaituba

"A violência no município de Itaituba no oeste do estado esta passando do extremo. Este final de semana foi tomado por uma onda de violência".
Foram 04 mortes
registradas na delegacia de polícia, todas com requintes de crueldade.
A primeira aconteceu na tarde de sexta feira, 27, na 22ª Rua com a Rodovia Transamazônica, onde um ex- presidiário foi morto com 03 tiros na cabeça, na noite de sábado, 28, um casal também morto a tiros na comunidade Campo Verde km 30 e na manhã deste domingo, 29, foi encontrado por populares o corpo de um servidor da Câmara Municipal morto com várias perfurações pelo corpo.
O corpo d
e Asbel Anério da Silva Vidal que era servidor da Câmara Municipal de Itaituba foi encontrado as margens da Rodovia Transamazônica na altura do km 07, próximo a entrada da estrada de barreiras. A vítima tinha mais de 15 perfurações pelo corpo ocasionadas por arma branca tipo (Faca). Segundo informações a vítima nas horas vagas trabalhava como moto-táxi para aumentar sua renda e possivelmente foi atraído por um suposto passageiro. Umas das linhas de investigação da polícia é de latrocínio (roubo seguido de morte) devido à moto da vítima ter sido levada.Pelo que se tem notado, até a polícia tem perdido o controle sob a violência. No ano passado Itaítuba ficou entre as 5 cidades com maior números de assassinatos no Pará.
Tentamos localizar o Superintendente da Policia Civil Jardel Guimarães, porém não conseguimos localiza-lo.
               


sexta-feira, 27 de março de 2015

Vereadores de Altamira preocupados com insegurança apelam as autoridades da Capital

Vereadores de Altamira pediram socorro as autoridades da Capital do Estado
Nove vereadores de Altamira estiveram ontem em Belém para reuniões com representantes da Assembleia Legislativa, Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, e ainda Defensoria Pública do Estado do Pará para discutir os problemas relacionados à insegurança que assola o município, ocasionadas principalmente pelo inchaço populacional no entorno da construção da Hidrelétrica de Belo Monte.
Armando Aragão com Márcio Miranda
Eles devem voltar a conversar com o titular da Segup, Gen. Jeannot Jansen, na semana que vem na tentativa de obter uma resposta concreta do Governo do Estado em relação à situação, e principalmente, sobre o investimento de cerca de R$ 103 milhões oriundos de um Termo de Cooperação Técnica entre a concessionária do projeto, Norte Energia, e o próprio Governo, em ações de contenção das consequências desse aumento demográfico.
Na última semana, o deputado estadual, Eraldo Pimenta (PMDB), já havia subido à tribuna legislativa para alertar sobre o problema.
Segundo o vice-presidente da Câmara dos Vereadores de Altamira, Francisco Alves Marques do Nascimento, do PR, que atende pelo apelido de “Marquinho”, a reunião foi proveitosa em termos de recepção e de disponibilidade das partes em ajudar nas demandas colocadas, mas nada de concreto foi definido.
“O Estado diz que não recebeu nada, a concessionária diz que já pagou. Enquanto isso, nós estamos enfrentando problemas muito graves, especialmente no que diz respeito à Segurança Pública, por causa do aumento da população. A prostituição e o tráfico de drogas correm soltos, assim como os assassinatos em torno da Rodovia Transamazônica, são crimes de latrocínio, de acertos de contas”, denuncia o parlamentar.
“Nos reunimos com o presidente da AL, deputado Marcio Miranda (DEM), que se mostrou totalmente disposto em nos ajudar, bem como o secretário Jeannot Jansen, que nos pediu algum tempo para se informar melhor do que está ocorrendo e nos retornar, na semana que vem, com algo mais concreto, em uma nova reunião”, confirmou o vereador.
Blog do Xarope via (Diário do Pará

quinta-feira, 26 de março de 2015

Ex-secretário Washington Queiroz chama deputado Zé Geraldo de falso e mentiroso

Engenheiro Washington Queiroz e Deputado Zé Geraldo “É por causa de animais como esse, que eu larguei o cargo público”, declarou Washington Queiroz.
As acusações de desvio de cerca de R$ 200 milhões, dos cofres públicos da Prefeitura de Vitória do Xingú, feita pelo deputado federal Zé Geraldo (PT), em discurso na semana passada, na Câmara Federal, em Brasília e publicada em reportagem na imprensa da região do Xingú, no último fim de semana, revoltou o ex-titular da Secretária de Planejamento e Finanças da Prefeitura de Vitória do Xingú, engenheiro Washington Queiroz.
O município de Vitória do Xingu é sede da construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte. Por conta disso, o deputado Zé Geraldo questionou que 90% das obras realizadas em Vitória do Xingu, desde 2010, são condicionantes de Belo Monte executadas pela Norte Energia, empresa responsável pela construção da usina. “O empreendimento já pagou desde 2010 aproximadamente R$ 300 milhões”.
Zé Geraldo fez sérias acusações contra a primeira dama do Município, Josy Amaral, que foi candidata a Deputada Estadual nas últimas eleições. Ele acusa o prefeito Erivando Amaral (PSB) de ter gasto R$ 30 milhões, na campanha de sua esposa. Mas teve muitos votos em um pólo de pouca densidade eleitoral”.
As denúncias do parlamentar revoltaram o ex-secretário Washington Queiroz, que em contato com nossa reportagem, fez duras críticas ao deputado Zé Geraldo: “É por causa de animais como esse, que eu larguei o cargo público”, declarou Washington Queiroz.
Ele soltou o verbo em relação às declarações de Zé Geraldo: “Como que uma pessoa ignorante como essa abre a boca pra falar besteiras”, disse o ex-secretário de Planejamento e Finanças de Vitória do Xingu, que é engenheiro civil, empresário há 20 anos e o homem que planejou e executou durante 3 anos o crescimento do município de Vitória do Xingú.
Zé Geraldo também fez críticas à renúncia de 50% do Imposto Sobre Serviço (ISS) feito pela Prefeitura após aprovação na Câmara de Vereadores de Vitória. Washington Queiroz também rebateu essa denúncia e disse que o deputado Zé Geraldo só aparece na região do Xingu em época de campanha, mas nenhum benefício fez até agora pelo desenvolvimento de nossa região. “Será que ele não está fazendo esse estardalhaço todo, porque ninguém aceitou a intromissão dele nos destinos de Vitória do Xingu, um Município que cresce a cada dia e que é exemplo para todos os outros municípios do País, de como se aplicam os recursos públicos recebidos dos governos Estadual e Federal? “, questiona Washington Queiroz.
“Essas declarações feitas por esse “Deputado enganador” não ficarão baratas. Vamos mostrar à população e à Justiça as aplicações dos recursos recebidos e ele terá que se retratar na tribuna da Câmara Federal das “besteiras” que falou. Ele sabe que os dias de políticos dele estão contados, pois esse será seu último mandato. O povo do Xingu deixou de ser besta e vai dar o troco nas próximas eleições a esse Deputado falso e mentiroso”, disse Washington Queiroz.
O engenheiro civil falou, ainda, que durante trabalhar como secretário de Planejamento e Finanças, o município de Vitória do Xingu virou um canteiro de obras. “Quando assumimos a Prefeitura , existiam apenas dois postos de saúde no Município. Hoje são 11 postos e mais a reforma geral do Hospital. Também só existiam duas ambulâncias e hoje são oito; tinham dois médicos e três dentistas atuando no Município e hoje são quinze médicos e sete dentistas”, disse Washington Queiroz.
“Na agricultura, que não existia no Município, investimos em todo o território, mais de 3 mil hectares de terras mecanizadas e adubadas; construímos para os produtores rurais mais de 60 tanques de peixe, escavados, com distribuição de alevinos e ração para o produtor; plantação de 30 hectares de melancia, mais de 150 hectares de mandioca, com construção de casa de farinha mecanizada. A Prefeitura adquiriu mais 15 máquinas e implementos agrícolas próprios, e mantém outras 15 alugadas para servir a agricultura”, disse o ex-Secretário.
“Na área da educação construímos 8 novas escolas e reconstruímos todas as outras 23 existentes no Município; distribuímos kits escolares aos alunos, inclusive com tênis. Implementamos duas merendas, sendo uma na entrada e outra na saída do aluno. Contratamos mais de 150 novos professores, e pagamos mais que o piso nacional, além de hora atividade. Aumentamos o IDEB e estamos acima da meta. Durante as férias cada aluno leva pra casa uma cesta de alimentos para não interromper a merenda. Implantamos o projeto Alfa e Beto, que garante que todos os alunos estejam alfabetizados até os 7 anos. Foram mais de 180 milhões aplicados em obras no município de Vitória do Xingu”, declarou Washington Queiroz.

terça-feira, 24 de março de 2015

Padre que matou ciclista é liberado após pagar fiança de R$ 5 mil

Padre é liberado após pagar fiança de R$ 5 mil (Foto: Divulgação PRF)O padre Jeorge Miranda Gomes, 37 anos, acusado de dirigir alcoolizado e matar uma pessoa atropelada nessa segunda-feira (23), foi liberado após pagar fiança de aproximadamente R$ 5.500,00. Ele responderá o processo em liberdade.
Segundo informações da Polícia Civil, o padre foi autuado por homicídio culposo, omissão de socorro e alcoolemia ao volante na Delegacia de Castanhal. 
Ele seria encaminhado ao centro de detenção do município, mas a juíza de plantão em Castanhal atendeu ao pedido da defesa e emitiu alvará de soltura em favor do acusado (considerando elementos como o fato dele ser réu primário, ter residência fixa, dentre outros) mediante o pagamento de fiança.
Após o pagamento, realizado ainda na noite de ontem, Jeorge Gomes foi liberado para responder ao processo em liberdade. Ele retornou à Diocese de São Miguel do Guamá e permanecerá à disposição do judiciário.
Tiago Silva/Diário do Pará e Polícia Civil)

VEJA AS IMAGENS QUE MARCOU NA RODOVIA DO PT!

Enquanto o deputado Federal do PT Zé Geraldo se incomoda em fazer jogo de Gato e Rato para tentar se beneficiar politicamente, denunciando(fofocando) o que ele chama de desvio de verbas pública (sobre Vitória do Xingu),a população que lhe deu emprego com um bom salário sofre com o descaso de sua presidência da República Dilma Rousseff. 
A situação das rodovias sãos de caos total, e existe denuncias de que as empreiteiras ligadas ao Partido dos Trabalhadores teria recebido o dinheiro e não feito o trabalho na rodovia, inclusive com suspeita de MENSALINHO aos deputados.
O deputado foi durante criticado nas redes social.
Veja as imagens impressionantes que aconteceu em plena Rodovia Santarém-Cuiabá, entre os municípios de Rurópolis e Itaituba.

PADRE CHEIO DA " PINGA" ATROPELA E MATA CICLISTA


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu nesta segunda-feira (23), no município de Santa Maria do Pará, um padre acusado de atropelar e matar um ciclista por volta das 6h de hoje, no município de Castanhal. Segundo a PRF, o acusado tentou omitir que era padre, informando ser repórter da TV Nazaré, mas acabou admitindo aos policiais ser da Diocese de Bragança.
O padre, identificado como George Miranda Gomes, de 37 anos, dirigia alcoolizado pela rodovia BR-316 quando colidiu com José Hilton das Neves Conceição, que estava em uma bicicleta. O ciclista não foi socorrido por George e morreu logo após o acidente.
PADRE BÊBADO ATROPELA E MATA CICLISTA NO PARÁPadre George pertence a diocese do município de Bragança e toma conta da Paróquia de São Miguel do Guamá. O veículo é de propriedade da Igreja Católica e ficava à disposição do padre para seu uso pessoal. 
O acusado ainda desobedeceu a ordem de parada da PRF, que já o aguardava em Santa Maria do Pará, mas foi interceptado pelos agentes.
O veículo dirigido pelo Padre, um Fiat Estrada Adventure, pertencia à Arquidiocese de Bragança e apresentava sinais de colisão no capô, para-choque e para-lama dianteiro. O para-brisas ainda apresentava marcas de sangue da vítima do atropelamento.
A diocese de Bragança afirmou que se pronunciará na terça-feira (24).

DILMA DO PT NA GUILHOTINA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

DILMA SERRÃO  FAZENDO POSSE COM O DEPUTADO AIRTON FALEIRO E BANHA DE URUARÁ
Na manhâ de hoje (24/03), o TRE - Tribunal Regional Eleitoral, confirmou a cassação, em dois processos, da Prefeita de Belterra, Dilma Serrão(PT). Em um dos processos foi aplicada multa de 5 mil reais por litigância de má-fé. O Acordão já foi assinado por todos os julgadores e encaminhado para publicação, o que deve ocorrer na próxima quinta-feira. 
Após a publicação do Acordão o TRE irá oficiar a Câmara de Vereadores de Belterra para dar efetividade imediata a decisão com o afastamento de Dilma Serrão e posse do segundo colocado, Dr. Macêdo. A prefeita Dilma Serrão pode recorrer da decisão junto ao TSE, porém para se manter no cargo irá precisar conseguir uma decisão que conceda efeito supensivo ao Acordão.

População sofre nas rodovias e deputados da região ficam calados

População sofre o PÃO QUE O DIABO AMASSOU com o descaso do governo federal
"Sob muito risco, custo alto e muita dificuldades, centenas de família que vivem em torno da rodovia Transamazônica e Santarém-Cuiabá continuam sofrendo pela falta de responsabilidade do governo federal e cobranças de deputados eleitos nessa região".
Aliado a tudo isso, os populares já convivem com a falta de alimentos, combustíveis, e outros insumos já comprometidos em consequências das precariedades das estradas que cortam essa região. Até as pessoas doentes ficam em situação difícil com os acessos a outras cidades que ficam limitadas.
Quem vive na região não sabem mais o que fazer para chamar atenção do governo e dos deputados para resolver a situação de abandono, especialmente no “inverno amazônico”.
Trafego pesado: Além do descaso politico, o intenso tráfego de carretas bitrens com cargas de mais de 60 toneladas está causando estragos nas rodovias federais BR-230 (Transamazônica) e BR-163 (Santarém-Cuiabá), no trecho paraense destas estradas. 
Atoleiros quilométricos estão surgindo em diversos trechos sem pavimentação, causando transtornos para a população das cidades na margem das rodovias.
Em municípios como Rurópolis, Placas e Uruará já há risco de desabastecimento em algumas localidades.
Na Transamazônica, o tráfego intenso de bitrens que transpor
tam produtos para a hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira, está deixando a estrada intrafegável. É que os trechos sem asfalto não suportam o tráfego tão pesado neste período de chuvas. O resultado é a formação de longos atoleiros.
Na BR-163, entre Itaituba e Santarém, o maior problema são as carretas que transportam 60 toneladas de soja. A estrada, mesmo após uma manutenção, não suportam o peso e os atoleiros se formam. O pior trecho está próximo a Rurópolis, sentido Itaituba.
Na Transamazônica, próximo à cidade de Placas, uma empresa contratada pelo Dnit resolveu fazer as obras de instalação de bueiros no inverno. O resultado foi a formação de atoleiros nestes locais. 

A manutenção das estradas deixa a desejar. As empresas contratadas recebem as verbas e fazem obras muito mal executadas.
Dizem até que alguns políticos ligados a partido da Presidência Dilma estaria recebendo “caixinha” das empreiteiras que nas maiorias sãos ligados ao PT.
BLOG DO XAROPE

Deputado denuncia desvio de R$ 200 milhões na prefeitura de Vitória do Xingu

O deputado federal, Zé Geraldo (PT), em pronunciamento na última sexta-feira, 20/03, fez graves denuncias contra a prefeitura municipal de Vitória do Xingu, sudoeste do Pará. O município é sede da construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte.
O parlamentar paraense, argumenta que 90% das obras realizadas em Vitória do Xingu, desde 2010, são condicionantes de Belo Monte executadas pela Norte Energia, empresa responsável pela construção da usina. “O empreendimento já pagou desde 2010 aproximadamente R$ 300 milhões de reais”. 

segunda-feira, 23 de março de 2015

Irmãos foram executados de forma brutal

"Os corpos estavam amarrados e com marcas de espancamento e perfurações por projeteis de arma de fogo, o que caracteriza que as vítimas foram executadas".
Os irmãos Francisco Araújo de Moraes, 25 anos, e Francivaldo Araújo de Moraes, 17, foram encontrados mortos pela polícia no domingo (22), na Vicinal VS-13, próxima ao Rio Parauapebas, município de Canaã dos Carajás. Os corpos estavam amarrados e com marcas de espancamento e perfurações por projeteis de arma de fogo, o que caracteriza que as vítimas foram executadas.

Pelas características do local do crime, o delegado Marcelo Delgado, superintendente de Polícia Civil em Parauapebas, acredita que as vítimas tenham sido desovadas ali. “O local não apresentava marcas de sangue, tampouco outros elementos que pudessem caracterizar que eles foram executados ali", observa a autoridade.

Acidente brutal: Veiculo trafegava em alta velocidade e se chocou violentamente contra um rebanho de gado

Corpo do motorista entre as ferragens do veículo
Mulher estava grávida
O acidente brutal aconteceu, segundo as primeiras informações, no início da noite de sábado 21/03, em uma estrada próximo a cidade de Parauapebas, no Pará. Um veiculo trafegava em alta velocidade e se chocou violentamente contra um rebanho de gado que caminhava pela pista. O carro capotou por várias vezes, se destruiu por inteiro,matando na hora o motorista e sua esposa que estava grávida em dias de ter o bebê.
No choque muita reses também morreram e outras ficaram bastante feridas tendo que ser sacrificadas.
Fonte: Bog do Xarope e Edy Portel

sexta-feira, 20 de março de 2015

ASSALTANTES DO BASA DE PLACAS SÃOS PRESOS PELA POLICIA

Ação conjunta que já vem sendo realizada há vários dias no município de Placas e região, a fim de prender os assaltantes do Bando da Amazônia, a GU da ROTAM, GU da 13ª CIPM e da POLICIA CIVIL DE URUARÁ, na madrugada de hoje tiveram êxito.
Os Investigadores da Polícia Civil Silvio e Célio estavam voltando de uma diligência (recuperação de moto roubada), quando ao se aproximarem de Uruará, cruzaram com um Saveiro ocupado por três homens, acompanhada por duas motos, com um indivíduo em cada uma, totalizando cinco pessoas, quando então resolveram abordar.
Houve trocas de tiros e os suspeitos fugiram em alta velocidade, no sentido de Altamira. A perseguição se deu até o km 140, a 40 km de Uruará. 
Os policiais perderam os criminosos de vista, mas conseguiram localizar em uma pequena casa à beira da estrada. O veículo Saveiro que já estava somente com um indivíduo (motorista), o qual já estava dormindo. Dentro do carro foram encontradas várias embalagens de marmitas e roupas camufladas do Exército. O indivíduo deu a versão de uma história mal contada aos policiais e foi conduzido para a DP de Uruará, onde se encontra nesse momento. Entre os objetos, os policias ainda encontraram uma camisa rosa, da mesma cor da camisa de um dos fugitivos do banco.
Fagner, o indivíduo que foi preso na madrugada, já confessou tudo. De acordo com recentes informações, já foram pegos cinco bandidos e apreendidos várias armas de grosso calibre.

BLOG DO XAROPE com Informações e fotografias: Assessoria de comunicação da 17ª CIPM.

POLÍCIA DESARTICULA QUADRILHA COMANDADA PELO BANDIDO GAVIÃO

Uma mega operação das Polícias Civil e Militar resultou na desarticulação de uma quadrilha durante a tarde dessa quinta feira 19/03 no Bairro Elcione Barbalho.
O elemento Ruy Hudson o "Gavião" foi preso juntamente com três comparsas de crime, segundo a polícia eles estavam escondidos numa casa no final do bairro Elcione Barbalho e estavam fortemente armados se preparando para praticar assaltos a empresários da cidade.
Ruy Hudson já foi preso outras várias vezes por diversos crimes, como o assassinato do Advogado Walter Cardoso e roubo a banco e empresas, "gavião" já puxou cadeia em Belém, Santarém e outros estados e agora está de volta a cadeia.

Uruará: Governo da incompetência, imoralidade e sem educação!

A desvalorização que os profissionais da educação têm sofrido com cortes salariais nos últimos meses também é sofrida pelas escolas das comunidades na zona rural do município de Uruará, sudoeste paraense. São taperas de palha de palmeiras ou pequenas casas rústicas de madeira os prédios utilizados como salas de aula onde dezenas de alunos têm que sentar em bancos improvisados e os professores são obrigados a escrever em quadros negros que deveriam estar no lixo.
A água para as crianças beberem é colocada em potes alojados sobre cadeiras de madeira. A merenda escolar não existe.
Como é o caso da Escola Cecília Meireles km 180 sul a 32 quilômetros do centro urbano, o prédio é uma tapera de palha de babaçu, onde funciona o Prointer atendendo a 15 alunos e ao lado desta escola funciona o Mais Educação que poderia ser chamado de menos educação.
Na Escola Jacinta Maria da Conceição km 200 norte a 76 quilômetros do centro urbano as paredes são de ripa de madeira refugada e as cadeiras duras de madeira carentes de substituição onde as crianças têm que sentar para assistir as aulas, condições semelhantes a da Escola Marechal Rondon também no km 200 norte na Comunidade Santa Fé, onde o quadro negro usado pelo professor é uma afronta a educação e ao educador.
As imagens dizem mais que as palavras.
Alô governantes, a Educação merece mais atenção e total empenho, do contrário como será as nossas gerações futuras? O que está sendo feito com os recursos da educação?
Falta vergonha na cara da administração municipal para poder mudar essa deplorável e inadmissível realidade.
Nesta quinta-feira, 19, centenas de profissionais da educação foram as ruas no estado do Pará protestar contra o governo do estado que tem abandonado a educação enquanto gasta centenas de milhares de reais com propagandas que não condizem com a realidade do estado.
BLOG DO XAROPE COM INFORMAÇÕES DO PORTAL URUARÁ EM AÇÃO






São Francisco vence Gaviões de virada dentro do Colosso em Santarém, e sai da zona

Após uma série de apresentações frustrantes diante da sua torcida, o São Francisco voltou a fazer valer seu mando de campo com uma bela vitória, por 4 a 2, sobre o Gavião Kyikatejê, ontem, no Barbalhão.
O destaque na partida foi para a dupla Jayme e Guilherme, que mostrou que o entrosamento dos tempos de sub-20 do Clube do Remo não acabou. Com a vitória, o Leão de Santarém chegou aos quatro pontos e assumiu a liderança do Grupo A1, passando o Remo pelo maior saldo de gols. Na próxima rodada, o time encara o clássico contra o Tapajós, enquanto o Gavião vai enfrentar o Remo, em Belém.
Apesar do maior domínio da bola pelo São Francisco, o Gavião levou mais perigo nos contra-ataques. Numa testada certeira, após cobrança de escanteio, o zagueiro Max Melo abriu o placar para os visitantes, aos 44 minutos da etapa inicial.
No intervalo, o técnico Serginho colocou os dois atletas que mudariam a história do jogo – Jeferson Monte Alegre e Guilherme. Com apenas um minuto de jogo, Jayme cruzou e Jeferson, de cabeça, empatou.
Aos 13, Guilherme limpou e tocou para Jayme, que ajeitou com um toque e mandou para o fundo das redes, virando o jogo. Quatro minutos depois, Guilherme roubou a bola e cruzou.
Jayme, o melhor em campo, surgiu entre os zagueiros e fez o terceiro. Aos 41 minutos, Guilherme recebeu dentro da área e transformou o jogo em goleada. De pênalti, Clayton Monga marcou o segundo para os visitantes, aos 46.
Blog do Xarope  com informacões do (Diário do Pará)

Casamento entre prefeito e vice sob ameaça em Novo Progresso


Ilustrativa
Por Adecio Piran
Após ter denunciado o prefeito Osvaldo Romanholi (PR), na Câmara Municipal o vice-prefeito Joviano Almeida (PSL), retirou a denuncia na terça-feira , 17 de março, antes da realização da sessão ordinária naquela casa.
Retirada documento Assinatura do vice

O casamento político entre o atual vice & prefeito, terminou após a posse em 1º de Janeiro de 2013, Joviano esperava assumir duas pastas na administração Municipal, segundo ele a promessa seria Educação e Saúde, as que administram o maior valor de recursos financeiro no município.
Osvaldo e Joviano
Logo que o prefeito anunciou os secretários veio o descontentamento, dali pra diante foi varias as acusações do vice-prefeito em despontamento com administração Romanholista.
Além do descontentamento com a gestão, o vice-prefeito fez algumas denúncias junto ao legislativo e pediu para que os vereadores abram uma CPI e investiguem o prefeito.
O conteúdo é grande e minucioso, agora basta saber se realmente são denuncias ou ciumeira de alguém que foi demitido da administração. Todos os fatos são narração do ex-secretário Gilberto Lima que ficou dois anos com a finança do município de Novo Progresso.