sábado, 22 de janeiro de 2022

PF envia peritos para o oeste do Pará e abre inquérito para apurar mudança na cor das águas em Alter do Chão



A Polícia Federal enviou peritos para Santarém, no oeste do Pará e abriu um inquérito para investigar as causas da mudança na cor das águas de Alter do Chão. Os agentes devem fazer um sobrevoo na área nesta segunda (24).

De acordo com a PF, a investigação foi aberta na quinta (20) e além da Polícia Federal e do ICMBio, a comitiva será composta por integrantes do Ministério Público, técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

O objetivo da vistoria é analisar, entre outras questões, a extensão da mancha que está ocasionando a mudança da coloração do Rio Tapajós. Amostras das águas turvas em diferentes pontos devem ser coletadas para análise e laudo pericial.

Entenda

Pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) vêm realizando estudos sobre a qualidade da água do Rio Tapajós entre os municípios de Santarém e Itaituba, e assim como as pessoas que moram na região, vêm percebendo ao longo dos últimos meses a mudança de coloração do rio, notadamente nas praias de Alter do Chão, conhecido como “Caribe amazônico”.

Cientistas e moradores suspeitam da atividade de garimpo ilegal na parte alta do Tapajós. Os garimpeiros despejam 7 milhões de toneladas de rejeitos no Tapajós, de acordo com a Polícia Federal.

Na quarta-feira (19), o governo do Pará mandou uma equipe para sobrevoar Alter do Chão e diz que vai analisar a situação na área, que é de preservação ambiental.

Na quinta-feira (20) o Ministério Público Federal (MPF) enviou pedidos de informações a órgãos ambientais sobre medidas que estão adotando para conter danos ao rio Tapajós.

*Obrigado por ter chegado até aqui. Nós, do Blog do Xarope, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder.*

com informações G1 SANTARÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.