terça-feira, 23 de junho de 2015

Josy Amaral: “Os votos que recebi me credenciam a voos maiores na política da região”

“Eu sou o suporte moral, político e espiritual do meu marido. “Deus tem nos acompanhado durante todos esses anos de vida pública”. 
Josy Amaral falou francamente ao jornalista Hiromar Cardoso, o Xaropinho
A candidatura da primeira Dama do município de Vitória do Xingu surpreendeu meios políticos regionais. Um nome que surgiu despretensiosamente mas que atingiu níveis altos entre as camadas populares e que tirou Josy Amaral da obscuridade política e na força de 38.000 votos transforma-la em primeira suplente estadual do partido ao qual é filiada, PSB.
A equipe do QG do Xarope, através do jornalista Hiromar Cardoso, fez uma entrevista cara a cara com a candidata, em seu gabinete na Secretaria de Ação Social, onde Josy Amaral revelou detalhes, que a motivaram a se candidatar a deputada estadual e a credenciam a pensar em alçar voos maiores no cenário político regional. Josy Amaral lembra das perseguições que passou junto com seu esposo prefeito e da emoção ao sentir que o povo o aclamou quando, por ocasião de sua volta, depois de vinte dias de afastamento da prefeitura, quando foi carregado pelo povo nas ruas. Veja a entrevista na integra feita com Josy:
QG do Xarope- A senhora acredita que reúne condições para permanecer no cenário político?
Josy Amaral- O povo é que vai me credenciar se tenho ou não condições de seguir a carreira política, disputando cargos eletivos na esfera municipal ou até estadual, se for o caso. Os votos que eu conquistei, foram uma prova da confiança e do carinho que o povo de Vitória do Xingu e de Altamira, cidade onde nasci e me criei, além de outros municípios demonstraram à minha pessoa.
QG do Xarope- Gostaria que a senhora explicasse para nós quem é Josy Amaral, essa mulher dona de uma aceitação extraordinária dentro do município?
Josy Amaral- Sou uma pessoa que nasceu e cresceu em Altamira, junto com meus irmãos, somos seis filhos. Meu pai nos sustentou vendendo quebra queixo nas ruas da cidade, depois passou a vender laranjas e melancias. Graças a Deus, com o trabalho dele vendendo frutas, conseguiu sustentar e dar educação para os seis filhos.
QG do Xarope- Como é que a senhora conheceu o prefeito Vando, seu esposo?
Josy Amaral- Somos casados há 23 anos. Nosso encontro aconteceu na Igreja Adventista da Brasília que eu frequento desde criança. Primeiro conheci o irmão dele, que depois me apresentou para o Vando, foi o começo de uma grande amizade; éramos grandes amigos. Ele teve interesse em me namorar e pediu permissão para meus pais. Depois de dois anos decidimos casar. Hoje, Graças a Deus, temos uma família de quatro filhos. Tiago, o primogênito, depois veio a Tiele, a Tayane, a pequena Taís, hoje com onze anos de idade. 
Nesse período nosso amor só tem aumentado. Temos muito respeito e admiração um pelo outro. Um homem extraordinário, dedicado á família. O que me chama atenção é que o Vando vive para a família, que realmente tem um carinho especial comigo. Dificilmente se vê o Vando sozinho, “ele sempre quer estar com a Zinha a seu lado”, isso é uma exigência dele. Esse fato tem favorecido nosso relacionamento cada vez mais. Quanto ao lado político, ele é, na minha opinião, um homem admirável; no começo eu pedia para ele sair da vida pública, com medo dele se corromper, sair da Igreja, no entanto ele se mantêm firme.
Quando ele se tornou prefeito de Vitória do Xingu, por consequência do outro prefeito ter saído do cargo e ter sido preso, nos ajoelhamos os dois juntos na cama e falamos com nosso Deus; “se fosse da vontade dele que Ele nos capacitasse, que nos orientasse em relação a essa gestão”. E Deus tem nos acompanhado durante todos esses anos. A partir daquele momento eu disse; Vando eu não quero mais que você saia da política, por que eu acredito que você nasceu para isso, é um dom de Deus e hoje Ele nos mostrou que quer você sendo governante de Vitória do Xingu, para ajudar aquele povo tão sofrido, aquele cidade que teve tantos gestores e pouca coisa fizeram por ela. Você como vereador já fez muito e mais tem que fazer. Então resolvi colaborar, incentivando a ele para executar os projetos que tem para Vitória do Xingu.
QG do Xarope- Quais foram as dificuldades que a senhora e o prefeito Vando tiveram no começo da vida de casados?
Josy Amaral- Quando nos casamos, Vando foi promovido a sargento do exército. Passou quatro anos no exército e teve que sair por ser temporário, então para nós começou o período de dificuldades, por que não sabíamos o que fazer. Vando começou a comprar terrenos no município de Vitória do Xingu, que é a paixão dele. Passamos então a morar no município.
Foi quando passamos a conhecer as dificuldades desse povo bem de perto; atendimento médico não existia, remédios também não. O Vando sempre vinha a sede do município trazer pessoas para reivindicar melhor saúde, melhor educação e através disso cativou as amizades. Sem nunca ter pensado em ser político, pois o Vando era militar, comumente os militares não pensam em ser políticos e de tanto ajudar, por que na época nós frequentávamos a igrejinha do km 60, na época das eleições os irmãos na Fé pediram para o Vando se candidatar a vereador, eu não aceitei porque a nossa igreja nunca se envolveu, e eu achava que o Vando poderia ser tentado a querer sair da igreja. Mas estamos firmes e através daqueles irmãos, daquela comunidade, do Travessão do 60 surgiu o Vando político. Na época, se tornou o vereador mais votado de Vitória do Xingu.
QG do Xarope- Olhando para os acontecimentos passados e hoje diante do que vocês conquistaram, qual é a sua visão de tudo isso?
Josy Amaral- A gente lembra com saudade, por que tudo que eu vivi e passei na minha vida, todos os momentos por mais difíceis que foram, trazem alegria. Nós não tínhamos recursos, sem dinheiro e carro para andar. Eu lembro que quando estava grávida tive que ir para o hospital de bicicleta, o Vando me levando na garupa, e eu com dores de parto. Olho para trás e vejo que foi legal esse momento de aprendizado. Para que eu possa valorizar as coisas que hoje tenho. E lembrar o sofrimento da pessoas menos favorecidas, por que foi do meio delas que nós viemos. O Vando vindo de uma família muito mais humilde do que a minha, onde a pobreza prevalecia. Ele foi criado sem pai, ao contrário de mim, que tive pai e mãe. Hoje meus filhos são criados dentro dessa educação, com a consciência que as coisas não caem do céu, é preciso esforço, trabalho e muitas vezes temos que sofrer para conquistar o melhor para nossa vida.
QG do Xarope- Mudando de assunto, essa conduta que a senhora adotou, saindo candidata a deputada estadual seria uma prova de que a senhora seria uma grande mulher por trás de um grande homem, no caso seu esposo, o prefeito Vando?
Josy Amaral- Eu costumo afirmar ao contrário, dizendo que ao lado, e não atrás de um grande homem sempre vai existir uma grande mulher. E costumo dizer nos encontros de casais que fazemos na Igreja que nós mulheres somos o suporte do homem. A mulher tem que ajudar o homem não apenas na vida pública, mas atuando como base psicológica, espiritual e moral. Na vida particular, tenho procurado ser um suporte para meu esposo. Eu acredito que o Vando tem a seu lado uma grande mulher que ajuda e que dá forças nos momentos difíceis. Assim é que inclusive eu oriento a outras mulheres que ajam dessa maneira. Assim é que eu e meu esposo nos completamos.
QG do Xarope- A senhora se considera uma liderança política na região ou ainda está atrelada á sombra do prefeito Vando?
No começo da minha campanha a deputada estadual eu entrava nos lares das pessoas e tinha que mencionar o nome do prefeito Vando. Depois tudo mudou, eu mesmo pedia votos sem usar o nome de ninguém e as pessoas que votaram em mim, a grande maioria, eu tenho consciência que votou acreditando na minha pessoa, nas minha palavras, sem que eu precisasse usar o nome de ninguém. Então eu acredito sim, que hoje represento uma liderança política na região da Transamazônica. Josy Amaral já é Josy por si só. Esse é o fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.