terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Acordo da oposição leva Emir Aguiar a presidência da Câmara Municipal de Santarém para o biênio 2019-2020


Emir Aguiar eleito novo presidente da Câmara de Santarém
"Com 10 votos na mesa, e vendo a possibilidade de mais uma vez perder a presidência da Câmara para o grupo liderado pelo MDB que faz base ao prefeito Nélio Aguiar, a oposição que tinha como cabeça de chapa o vereador Valdir Matias do PV, se viu obrigado a entregar a presidência ao vereador Emir Aguiar do Podemos que ganhou a eleição por 11 votos a 9, com um vereador votando em branco".
Os 21 vereadores estiveram presentes
Os últimos desfecho da disputa foi como se fosse um jogo de damas, o grupo liderado pelo prefeito Nélio Aguiar ainda tentou dá os últimos golpes. Vários figurões ainda entraram no jogo. 


Primeiro foi o senador eleito Zequinha Marinho(PSC), amigo pessoal do vereador Silvio Amorim que minutos antes da eleição fez uma ligação ao parlamentar para tentar mudar o voto seu que seria para a chapa "fortes e Independente", fato que levou Silvio a decidir votar em branco. 
Após a eleição, o vereador Ronan Liberal Junior foi cumprimentar o Vereador Emir
A segundo ligação foi do governador eleito Helder Barbalho que colocou o deputado não reeleito Francisco Chapadinha no circuito das negociações 30 minutos antes da abertura da sessão. 
Porém, o tiro que era para somar com o vereador Ronan, saiu pela culatra.
O deputado não sabia que Emir Aguiar e Jardel tinham nas mãos as cartas nas mangas. A eleição do novo presidente dependia de seus votos. E colocaram então na mesa para o deputado. "Só aceito somar se o cargo de presidência for meu disse Emir Aguiar|".
Foi então que pesou a experiencia dos 6 mandatos do vereador Emir, e a especialidade do delegado Jardel.
Nesse momento, o trio resolveu seguir rumo aos dois grupos, o da situação liderado pelo tucano Ney Santana, que tinha como cabeça de chapa o vereador Valdir Matias, que contavam com 9 vereadores e mais a incógnita do voto de Silvio.
E o outro grupo liderado pelo vereador Henderson Pinto, que tinha Ronan Junior como cabeça de Chapa e 9 votos.
Articulação e golpe: Foi então, que vendo todas as possibilidades, Chapadinha já entrou no circuito para eleger Emir Aguiar do Podemos presidente.
Com as cartas na mãos Emir visitou o primeiro grupo liderado por Henderson, o da situação que tinha Ronan como cabeça de chapa e impor sua decisão, " só aceito entrar na chapa se for como candidato a presidência". A imposição de Emir não foi aceita, e Ronan ainda lhe ofereceu a vice presidência. Diante da recursa. O trio seguiu para o outro grupo liderado pelo vereador Ney Santana que não colocou dificuldade, e tão pouco Valdir Matias que abriu a cabeça de chapa para compor a mesa. Batido o martelo foi composta a chapa Emir Presidente e Valdir vice.  
Ney Santana grande articulador da oposição
Emir Machado de Aguiar, 59 anos, é o parlamentar com mais mandatos — total de 5 — entre os atuais vereadores da Câmara de Santarém. Ele já presidiu a Casa, no biênio 2003-2004.

Os integrantes da chapa vencedora são:
— Emir Aguiar, presidente; 
— Valdir Matias Jr. (PV), 1º vice-presidente; 
— Jandeilson Pereira (PSDB), 2º vice-presidente; — Alaércio Cardoso (PRP), 1º secretário; 
— André do Raio X (PSDC), 2º secretário; 
— Ney Santana (PSDB), 3º secretário  
— Mano Dadai (PRTB), 4º secretário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.