domingo, 31 de janeiro de 2021

Ministério Público ajuíza ação para coibir manifestação contra lockdown em Santarém

Publicado decreto de 'Lockdown' em Santarém; confira as medidas adotadas  pelo município | Santarém e Região | G1
MPPA ajuizou ação para coibir manifestação em Santarém
Uma Ação Civil Pùblica foi ajuízada pelo Ministério Público neste domingo (31) em Santarém, para impedir que uma manifestação contra a suspensão das atividades não essenciais (lockdown) seja realizada nesta segunda-feira (1º) no município, quando os 14 municípios que integram a região do Baixo Amazonas entram no bandeiramento preto.
A convocação está sendo feita pelas redes sociais e, segundo as publicações, a manifestação ocorreria no viaduto da Avenida Fernando Guilhon.
Segundo a Promotoria de Justiça, a ação movida pelo MPPA visa a proteção de direito coletivo à saúde pública, em face do Estado do Pará, Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará, Malaquias José Mottin, Joubert Carlos Pereira e outras pessoas que se organizarem e participarem da manifestação convocada para o dia 1º de fevereiro ou outra data que venham a alterar, com os mesmos fins.
A região Baixo Amazonas passou à classificação de alto risco (bandeira vermelha), para conter o avanço da covid-19, e após confirmação de nova cepa do coronavírus, à bandeira preta, que indica o colapso do sistema público de saúde.
A promotoria requer a concessão de liminar para compelir o Estado do Pará e a Segup, por meio das Policias Civis e Militares, a dar cumprimento ao Decreto Estadual nº 800/20, impedindo a manifestação convocada ou outras posteriores, e autorize de imediato que sejam realizadas prisões se houver descumprimento da decisão judicial e, caso insistam em prosseguir com a manifestação, seja culminada multa no valor de R$ 20 mil contra qualquer pessoa identificável que participar do ato, e de R$ 100 mil aos requeridos, ou contra qualquer pessoa que incentivar/liderar o movimento, posteriormente identificada.
Requer ainda retenção de veículos que gerem bloqueio de vias, estradas ou rodovias, ou dificuldade de mobilidade na cidade, com aplicação da respectiva multa ao proprietário, nos valores mencionados, e encaminhamento, por penhora, aos pátios da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT).
O objetivo da ACP é também a responsabilização civil e criminal dos demais demandados e aos que forem identificados no local, por realizarem evento que provoca aglomerações e, consequentemente, a possibilidade de disseminação do novo coronavírus, devido a grande escala de pessoas contaminadas na cidade, que atualmente já chega a 14.031 casos confirmados e 514 óbitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.