quinta-feira, 3 de junho de 2021

Médico alerta sobre internação de pacientes com covid que tomaram a primeira dose da vacina e não voltaram para a segunda

foto: reprodução / google. 
O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na Zona Oeste de São Paulo, tem observado um aumento no número de internações de pacientes com covid-19 que já tomaram a primeira dose da vacina contra a doença, mas não retornaram para o reforço com a segunda dose.De acordo com o médico infectologista Jamal Suleiman, os dados completos ainda estão sendo compilados pelo hospital, que é referência no tratamento contra a covid, mas já é possível observar que as pessoas estão relaxando nas medidas de proteção após tomarem a primeira dose.
Todas as vacinas disponíveis no Plano Nacional de Imunização (PNI) possuem esquema vacinal em duas doses. Cientistas estimam que a proteção é mais eficiente duas semanas após a segunda aplicação.
Mas, mesmo após isso, a orientação é que as pessoas mantenham medidas como uso de máscaras, higiene das mãos e distanciamento social. Nenhuma vacina é capaz de proteger totalmente contra a doença, e a proteção coletiva só é alcançada depois que uma certa porcentagem de toda a população tenha recebido as duas doses.
O médico alerta que, embora uma das funções da vacina seja diminuir a chance de uma pessoa desenvolver casos graves da doença, ainda existe a possibilidade de que ela seja internada.
Mais de 500 mil não voltaram para a segunda dose
Segundo balanço da Secretaria Estadual de Saúde divulgado na última quinta-feira, 27, mais de 500 mil pessoas não voltaram para tomar a segunda dose das vacinas contra a covid no estado de São Paulo.
O total inclui 212.403 pessoas que não tomaram a vacina da Fiocruz/AstraZeneca e outros 289.290 referentes à vacina do Butantan (CoronaVac).
O número é alarmante e representa aumento de 49% no comparativo com o que havia sido informado pela gestão estadual na segunda-feira, 25.
Mais da metade das pessoas que se enquadram nestes públicos reside na Grande São Paulo, que registra 262.286 faltosos.
Para incentivar o reforço da vacina nessas pessoas que estão com a segunda dose atrasada, o governo decidiu criar o “Dia D” de vacinação neste sábado, 05.Cerca de 5 mil pontos de vacinação estarão abertos das 7h às 18h em todo o estado. O horário de funcionamento pode variar de acordo com o município.
Na cidade de São Paulo, a vacinação será realizada em todas as 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e AMA/UBS Integradas.
Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.