quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Semed de Mojuí dos Campos promove 1º Seminário da Agricultura Familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar


A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu na manhã de terça-feira (9) o 1º Seminário da Agricultura Familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O evento foi realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mojuí dos Campos (STTR) e reuniu autoridades do governo e da câmara, lideranças comunitárias, associações e empresas ligadas ao setor produtivo.

O objetivo do seminário foi discutir a comercialização de alimentos através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que faz uma ligação entre os poderes públicos e os agricultores familiares, além de promover a política de segurança alimentar nutricional nas escolas da rede municipal, respeitando aspectos culturais do hábito alimentar da população mojuiense.

O advogado e palestrante Dr. Pedro Gilson Valério de Oliveira, salientou a iniciativa do governo de Mojuí dos Campos, no incentivo ao fortalecimento das associações. "A própria legislação fala que o nosso agricultor familiar ele seja mais estimulado a associar por que, em associação ou cooperativa ele vai ter maior acesso ao mercado, embora a gente saiba que seja reservado trinta por cento dos recursos da alimentação escolar voltados para eles, mais que a preferência de contratação vai para esses grupos formais. É importante destacar que é compromisso da gestão municipal em trazer uma alimentação de qualidade para os alunos", afirmou.

Para o coordenador da Empresa de Assistência e Extensão Rural em Mojuí dos Campos (Emater-PA), Junio Sarraf, o seminário foi de grande importância para o município, que tem como público final os alunos da rede de ensino, e para os agricultores. "Achei que devido a grande chuva, acredito que faltou boa parte do público interessado que é o agricultor familiar, mas foi bom que vieram as lideranças e representantes que com certeza eles vão está levando essas informações para suas regiões e multiplicando para outro momento a gente está alinhando as informações e transformar esses resultados mais para frente", destacou.

Antônia Nicivane Gomes, moradora da comunidade Terra de Areia, produtora rural há pelo menos 28 anos, conta que ficou surpresa com a iniciativa da Prefeitura. "Esse seminário vai abrir muitas portas para pessoas que às vezes não sabem o que é o programa e como ele acontece. Como comunitária e agricultora, acho que o município tem muito a ganhar com essa iniciativa inovadora", disse.

De acordo com o presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar de Mojuí dos Campos (Coofam), o seminário é uma oportunidade de tirar dúvidas e questionamentos. "Eu acredito que se tivesse sido feito no passado a gente teria uma chance de ter acertado mais. Eu acredito que é uma evolução hoje para nós que somos da agricultura familiar e o programa está voltado para a agricultura familiar é de grande relevância para nós sem dúvida nenhuma por que aqui a gente aprendeu, tirou dúvida. A gente espera que venha outros seminários, que sejam debatidos com outros produtores, outras organizações, para que a gente possa de fato realizar o fortalecimento da agricultura familiar", ressaltou.

A nutricionista Glicilene Evaristo da Silva, técnica responsável do PNAE em Mojuí dos Campos, destacou que o principal objetivo do encontro foi promover discussões e trazer soluções para o PNAE municipal e desenvolvimento sócio econômico da agricultura familiar no município. "A gente teve esse intuito de chamar os agricultores para perto da gente, para conhecer o programa. Então, a partir deste momento criamos uma mesa redonda, um grupo de trabalho que a partir de então a gente vai fazer os encaminhamentos, vamos chamar esses agricultores, vamos nos reunir com eles e vamos montar um cardápio da merenda escolar para 2022", explicou.

Por Elivaldo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.