Fruto de articulação do vereador Aguinaldo Promissória (União Brasil), em Brasília, no Distrito Federal, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal (CCJ), Davi Alcolumbre (DEM/AP), anunciou nesta quarta-feira (10), que vai colocar em pauta, no próximo dia 17 de novembro, o projeto do plebiscito para a criação do Estado do Tapajós. A notícia movimentou o meio político do Estado do Pará. O novo projeto do plebiscito foi levado ao conhecimento dos parlamentares, através do senador Plínio Valério (PSDB), do Amazonas, que articulou a votação na CCJ. No mês passado, Aguinaldo Promissória reuniu com o senador Plínio e outras lideranças políticas, em Brasília, para que o projeto fosse colocado em pauta.
ENTENDA SOBRE O PROJETO
O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 508/2019, que convoca o plebiscito sobre a criação do Estado do Tapajós, tramita na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal (CCJ, e tem à frente o presidente do ICPET, Jean Leitão.
Em 2019, foi aberta uma nova consulta pública no site do Senado. De acordo com a apuração, 4.605 mil votos foram favoráveis a criação do Estado. Já 903 votos foram contra.
O projeto destaca que ao todo, o Estado do Tapajós terá a composição de 23 municípios, com a promissora capital, Santarém.
fonte: portalsantarém
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.