sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Hospital Municipal de Santarém seleciona pacientes para cirurgias eletivas que iniciam na segunda, 6


O Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), no oeste do Pará, inicia na segunda-feira (6) as cirurgias eletivas dos pacientes selecionados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Ao todo, 20 pessoas passaram por avaliação clínica de exames e atualização de outros protocolos médicos na quinta-feira (2). Dos 20 avaliados, 8 irão passar por procedimento cirúrgico no dia 6. Na terça (7) serão mais 8 e os 4 restantes precisam atualizar alguns exames.
A meta é que no mês de dezembro a equipe da cirurgia geral receba 70 pacientes para procedimentos eletivos e 30 para casos de urgência e emergência de média complexidade. Já as cirurgias ortopédicas serão divididas com foco total na urgência e emergência, sendo 220 para média complexidade e 30 alta complexidade.


Segundo a diretora geral do HMS, Christiani Schwartz, toda equipe já está preparada para esse novo fluxo de atendimento, bem como, já foi realizada a reorganização dos espaços para cada etapa das operações. “Recebemos os pacientes da Semsa para avaliação da nossa equipe. Os que estiverem aptos, ou seja com as vacinas em dias, exames e ainda sem nenhuma alteração no quadro serão agendados para entrarem no centro cirúrgico a partir de segunda-feira”, disse.

O cirurgião geral Alberto Tolentino Neto, explica que o perfil do paciente será com idade até 60 anos e aqueles que estejam com quadro estável, sem comorbidades de alta gravidade, considerando os procedimentos eletivos. “ A ideia é que esse paciente seja admitido, faça a cirurgia e em 24 horas possa receber alta médica. Sabemos que cada caso é um caso, mas esse é o perfil principal. Nós vamos receber principalmente pacientes com hérnia, vesícula, costectomia e varicocele”, afirmou.

A partir de agora esse processo pré operatório das eletivas de cirurgia geral será realizado de segunda a sexta, cada dia com pessoas diferentes.

Pacientes apresentaram exames clínicos para avaliação no HMS — Foto: Ascom HMS/Divulgação

Expectativa

Evandro Dias, de 44 anos, pai de 4 filhos, conta que tem hérnia há 20 anos, mas só decidiu começar o tratamento e buscar ajuda há 7 meses. “Eu fui procurar a secretaria de saúde e ontem me ligaram, graças a Deus. Achei bem adiantado o sistema e feliz que logo vou me livrar dessa doença. Eu não consigo trabalhar em uma firma, porque atrapalha. Hoje eu sou autônomo e logo estarei totalmente bem de saúde”, comemorou.

Janderson de Melo também vai fazer cirurgia na hérnia. Ele conta que há 2 anos sofre com doença e que por conta disso teve dificuldade em conseguir trabalho. “Eu consegui um emprego há 4 meses e agora estou com um pouco de medo de perder meu emprego, mas estou muito mais feliz que vou voltar a não sentir dor e mal-estar”, disse.



com informações G1 SANTARÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.