quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Itaituba sofre com possível surto de gripe H3N2


Nos últimos dias vários itaitubenses vêm relatando problemas de saúde semelhantes aos apresentados quando se contamina com a Covid-19, levando-os a procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itaituba (PA) para realizar o teste para se verificar se estão ou não com a doença, mas uma vez feito o teste, o resultado é negativo.

Essa situação demonstra que um possível surto da gripe H3N2 tenha chegado a Itaituba, essa doença está causando surtos atípicos de gripe em dezenas de cidades brasileiras, depois de promover uma epidemia no Rio de Janeiro. Alguns dos sintomas apresentados pela população itaitubense são dores no corpo, febre, tosse, coriza, dor de cabeça intensa, febre de 38 graus, moleza no corpo, sonolência e fraqueza.

O Secretário de Saúde, Iamax Prado, informou ao Portal Giro que ainda não existe teste rápido para essa nova cepa da gripe, resaltando que na cidade existe teste rápido para a influenza, mas não para a nova variante. Explicando que caso o médico notifique algum caso, terá que ser feito uma sorologia e a encaminhar para o laboratório de Belém, e o resultado sairá de 15 a 20 dias.

“Nunca chegou uma notificação no setor de epidemiologia”, disse o secretário ao relatar que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está ciente da situação, mas que nenhum caso suspeito foi notificado para que uma amostra fosse enviada a Belém para possível comprovação.

Toda a situação levou muitas pessoas a procurarem a UPA, que na manhã desta segunda-feira (27), estava super lotada, uma vez que os atendimentos realizados na sexta-feira à tarde, no sábado e no domingo, dias em que não são realizados testes de Covid-19, foram todos agendados para esta segunda-feira. Gerando uma aglomeração na unidade de saúde.

Em áudio divulgado pelo prefeito Valmir Climaco, ele pede que a população se vacine para que não sobrecarreguem os profissionais da área da saúde. E também se previnam contra a gripe e contra a covid-19, pois o município não aguentaria uma terceira onda da doença.

*Obrigado por ter chegado até aqui. Nós, do Blog do Xarope, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder.*

com informações PortalGiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.