quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Plano de saúde em Belém exige biometria facial para crianças autistas e revolta mães; entenda


Mães de crianças com transtorno do espectro autista que fazem tratamento em convênio com uma rede privada de saúde em Belém, estão denunciando o método adotado para identificar os pacientes. O método usado é a biometria facial, mas segundo as mães, acaba causando um grande desconforto nas crianças que têm esse transtorno.

De acordo com as mães, o procedimento é realizado no Centro de Referência no Tratamento do Autismo e Outros Transtornos (Creta), da rede Unimed, localizado na Avenida Almirante Barroso, em Belém. A biometria facial seria uma exigência do plano, para que o paciente possa ser atendido na clínica.

“Antes das crianças entrarem, a Unimed agora exige que elas façam biometria facial. Mas crianças autistas não gostam de foto, a grande maioria tem dificuldade em ficar quieta. Essa câmera demora para fazer a leitura facial. Se a criança estiver de óculos, a criança tem que tirar o óculos e o mesmo com a máscara. Isso acaba sendo um transtorno porque a criança desorganiza”, explica Sandra, uma das mães.

Uma outra mãe lamenta a situação e diz que o procedimento adotado a cerca de um mês tem causado crises e acaba deixando o filho agitado antes de começar a terapia.

“O que acontece na hora dessa biometria é no mínimo desrespeitoso com as crianças e seus pais. Autistas são extremamente sensíveis a qualquer estímulo e eles desorganizam na hora da foto. Meu filho entra na sala de terapia super agitado e desorganizado, ou seja, em crise”.

Ainda de acordo com o grupo, algumas famílias já entraram com protocolo de reclamações no SAC da Unimed e no Núcleo de Acolhimento e Avaliação das Terapias Integrativas para Transtorno do Espectro Autista, da rede (Natiteia), mas nenhuma providência teria sido tomada.

“Entramos em contato com o Natitea, para questionar isso, dissemos que era inviável para as crianças, mas eles nada fizeram”.

O Portal Roma News enviou um pedido de posicionamento para Unimed Belém e aguarda um retorno.

com informações ROMANEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.