sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Em Santarém, 8 profissionais do Samu testam positivo pra Covid-19 e são afastados do trabalho


Oito servidores que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Santarém, oeste do Pará, precisaram ser afastados do trabalho por terem testado positivo para Covid-19 nos últimos dias, entre eles, o enfermeiro Joziel Colares, que coordena o Samu.

“Eu testei positivo hoje pra Covid. Mas graças a Deus eu estou tranquilo, só uma tosse que está incomodando, mas eu já estou medicado e fazendo todo o protocolo de isolamento. Além de mim, mais 7 profissionais do Samu testaram positivo e também foram afastados. Estão sendo acompanhados e medicados, e sendo monitorados. Nossa preocupação enquanto coordenação é que isso não atrapalhe o serviço”, disse Joziel Colares.

O coordenador disse ainda que de casa ele tem conversado com o coordenador interino para que o Samu não perca o pique de atendimento às ocorrências. E que a orientação é para que todos os servidores que apresentarem sintomas gripais sejam testados.

“A Secretaria de Saúde está ciente da situação e nos dando total apoio. Nós esperamos que isso passe logo e para que daqui há uns dias a gente possa voltar a atuar no que a gente mais gosta, que é salvar vidas”, destacou Joziel.

Essa não é a primeira vez que servidores do Samu precisaram ser afastados do trabalho por terem sido infectados pela Covid-19. No início da pandemia, em 2020, 45 dos 59 profissionais que atuam no Samu em Santarém testaram positivo para a doença e as escalas de trabalho passaram por ajustes para atender a demanda de ocorrências. Já em 2021, apenas um servidor testou positivo.

O coordenador do Samu credita o baixo número de infectados ao avanço da vacinação. “Todo o nosso pessoal foi vacinado e isso contribuiu muito, juntamente com os protocolos de biossegurança, para a redução do número de casos. E após a vacinação, os servidores que adoeceram não tiveram sintomas graves. Estamos vencendo, graças a Deus”, finalizou.

Quadro clínico

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Santarém confirmou que oito profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram afastados por terem positivado para Covid-19.

De acordo com a Semsa, todos estão com sintomas leves, sendo acompanhados e permanecerão afastados por 10 dias, a partir do primeiro dia de sintomas indicado pelos pacientes.

"Informamos também que todos os colaboradores, que tenham algum sintoma gripal, passam por testes a fim de identificar os casos de Covid-19. Informamos ainda que as escalas de atendimento do Samu devem ser ajustadas e as baixas não prejudicarão os serviços ofertados pela unidade", diz a nota.

*Obrigado por ter chegado até aqui. Nós, do Blog do Xarope, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder.*

com informações de ADRIANA MARINHO E TV TAPAJÓS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.