quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

SEDUC PARTICIPA DE ENCONTRO SOBRE PLATAFORMAS E INFRAESTRUTURA DIGITAIS NA ÍNDIA

Objetivo é buscar práticas inovadoras que ampliem o acesso, qualifiquem o ensino e aproximem estudantes de ferramentas digitais modernas
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) participa até 5 de dezembro, de um encontro sobre infraestrutura digital na Índia, o Digital Public Infrastructure (DPI).
O encontro, que reúne profissionais da educação de vários países, apresenta plataformas digitais públicas que incluem identidade digital, pagamentos eletrônicos e serviços sociais. 
Diretor do Cemep, Thomas Jefferson
No campo educacional, a principal referência é a plataforma DIKSHA, que reúne conteúdos pedagógicos digitais, formação de professores e recursos interativos utilizados por milhões de estudantes em todo o país.
O diretor do Centro de Mídias da Educação Paraense (Cemep), Thomas Jefferson, participa do encontro internacional como representante do estado do Pará e acompanha as experiências e visitas aos centros de tecnologia educacional, mantém diálogo com gestores indianos e analisa soluções que possam ser adaptadas e implementadas na Seduc.
A participação do diretor reforça o esforço do estado em buscar práticas inovadoras que ampliem o acesso, qualifiquem o ensino e aproximem estudantes de ferramentas digitais modernas.
“Nosso objetivo aqui é compreender como a Índia conseguiu escalar plataformas educacionais para milhões de alunos e, a partir disso, desenvolver melhorias que beneficiem diretamente a educação pública paraense”, ressalta Thomas.
Embora ainda enfrente desafios como conectividade desigual e acesso limitado a dispositivos, a Índia consolidou-se como referência global ao mostrar que DPI pode transformar a aprendizagem em larga escala. 
A presença de Thomas Jefferson no evento sinaliza o compromisso do Pará em trazer esse conhecimento para avançar na modernização tecnológica e pedagógica das escolas estaduais.
Fonte : Agência Pará
Blog do Xarope via Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.