Os investimentos para a execução das obras chegam a R$ 23 milhões
O governador do Pará, Helder Barbalho assinou uma Ordem de Serviço para a execução de obras de terraplenagem, pavimentação asfáltica e drenagem pluvial de vias urbanas da cidade de Uruará, sudoeste do estado.
A assinatura que ocorreu juntamente com o prefeito da cidade foi realizada durante mais um dia de programação da “Caravana por Todo o Pará”, que tem visitado toda a região do Tapajós e Xingu, visitante dezenas de municípios e inaugurando obras inéditas por onde passa.
No momento da assinatura Helder Barbalho reconheceu que o município de Uruará precisa muito da presença do governo estadual para garantir obras de infraestrutura, saneamento e outras tantas necessárias para garantir o crescimento da cidade.
O governador ainda anunciou investimentos para a PA-370, que liga Uruará ao município de Santarém. Segundo ele, quando a pavimentação for concretizada, “será a maior obra de integração do Pará, ajudando a escoar toda a produção da Calha Norte e de Santarém para o resto do Brasil”.
O prefeito Gilsinho Brandão disse que não tinha palavras para agradecer ao Governador Hélder Barbalho pelos Convênios assinados com o Município de Uruará. Foram 20 Km de Asfalto e Drenagem,150 mil Litros de Óleo Diesel,420 mil reais para pagamento hora/máquina de estradas vicinais! O prefeito também agradeceu ao Deputado Eraldo Pimenta(MDB) pelo apoio constante, à Câmara de Vereadores e em especial à População de Uruará por continuar acreditando em seu Projeto de Desenvolvimento para o Município.
Caiu como uma bomba nas redes sociais, a fala em plenário do deputado Edmilson, do Psol-PA. O
Parlamentar falou do avião com drogas apreendido na fazenda do prefeito, “Um bandido, o prefeito, tem que ir pra cadeia.” disse o deputado Edmilson, do Psol-PA
A apreensão de um avião com quase 600 kg de cocaína, em uma das fazendas do prefeito de Itaituba Valmir Climaco, gerou uma enorme repercussão que foi além das fronteiras da cidade e do estado, sendo notícia em grande jornais do País e até motivou discurso de quase um minuto na câmara dos deputados, durante votação da reforma da previdência.
Sites como G1 (da Globo), Folha de São Paulo, Metrópolis, O Antagonista, Revista Forúm, noticiaram o caso nacionalmente. Além disso, a notícia também foi destaque em praticamente todos os grandes sites e blogs do Pará.
Edmilson Rodrigues usou o plenário da câmara dos deputados para também falar sobre o assunto, em discurso que durou aproximadamente 45 segundos.
“Um grileiro de terra, narcotraficante (…) um bandido, o prefeito, tem que ir pra cadeia e tem que pagar pelo crime contra o estado brasileiro.” disse o deputado em parte de seu discurso.
Valmir Climaco saído da sede da Polícia Federal em Itaituba
Em Tucumã, a Polícia Civil matou, durante confronto, Pablo Ferreira Laranjeira, envolvido na execução do soldado Rutemberg Ávila da Silva. Por meio do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), Pablo foi localizado na última casa do no setor Lago das Rosas. Na companhia dele estava Jorleni de Araújo Silva Félix da Mata, 18 anos, que foi presa. O policial militar foi assassinado em 31 de maio passado, no centro de Ourilândia do Norte, tentando evitar um assalto.
Apenas o piloto estava no avião que transportava carga para um garimpo na tarde de terça-feira (9).
Um avião de pequeno porte desapareceu misteriosamente após decolar da pista Girassol, na altura do km 235, em Itaituba. Conforme informações apuradas, no avião, que levava uma carga para o garimpo de São Bento, estava somente o piloto, identificado como Martinho.
Ainda de acordo com informações, o piloto da aeronave, natural de Goiânia, é muito experiente na aviação de garimpo na região. O último voo, com a carga à caminho do garimpo, deveria levar apenas 15 minutos.
PF fez uma devassa na cada do prefeito Valmir Clímaco de Itaituba
A Polícia Federal pediu a justiça federal a decretação da prisão preventiva do prefeito de Itaituba, Valmir Clímaco de Aguiar, dono da fazenda onde a polícia apreendeu, no domingo, 7, dois aviões com 583 quilos de cocaína e aproximadamente 200 gramas de skunk. Suspeita-se que a droga tenha vindo da Bolívia. Dois homens foram presos e três conseguiram fugir. Além da grande quantidade de entorpecente, ainda foram apreendidos um avião monomotor, um avião bimotor, uma caminhonete, uma pistola calibre 9 mm, dois fuzis AR 15 calibre 556, carregadores e munições, mira holográfica e luneta de precisão para uso em fuzil e rádios de comunicação.
Mesmo com olhar desconfiado Helder Barbalho foi a Itaituba
Depois da apreensão da droga, os policiais federais fizeram uma devassa na residência do prefeito, onde foram apreendidos armas, celulares, dinheiro e computadores. A caminhonete apreendida na operação está no nome de um segurança de Climaco, identificado como Júnior.
Na manhã desta terça-feira, o governador do Pará, Helder Barbalho, desembarcou no município para uma visita oficial. Helder abreviou a visita em 2 horas e cancelou alguns compromissos na cidade. O prefeito de Itaituba é correligionário de Helder.
Município de Aveiro entre os 8 mais pobre do Estado do Pará.
Nem potências da mineração e da agropecuária têm suficiência financeira para sobreviver caso União, maior fonte pagadora, entre em colapso. Potencial de arrecadação própria é baixíssimo.
Em meio à discussão de criação de novos municípios, que volta e meia rouba a cena no Pará, o Blog do Zé Dudu fez um levantamento inédito com dados informados no 2º bimestre deste ano por 107 prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para checar o tamanho da dependência dos municípios às transferências de terceiros, como a União, madrinha maior da esmagadora maioria dos municípios brasileiros. Aqui no estado, a situação é crítica.
Das 107 prefeituras que entregaram balanço orçamentário referente ao período consolidado encerrado em abril deste ano, por meio do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), o Blog detectou que apenas oito conseguiriam sobreviver a trancos e barrancos sem que viessem de fora pelo menos 80% do que atualmente arrecadam.
Do total de municípios com informações declaradas, 74 (69%) sobrevivem com mais de R$ 9 de cada R$ 10 vindos de transferências como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). É o grupo financeiramente mais vulnerável à falência e que possui nomes de peso na produção de riquezas do estado, como Abaetetuba, Cametá, Bragança, São Félix do Xingu, Tucuruí, Tailândia e Breves, todos estes com mais de 100 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Pobreza e penúria extremas
A situação é extremamente grave num conjunto de municípios que, não por acaso, estavam entre os piores do país no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 2010. Às vésperas da realização de um novo recenseamento demográfico, do qual serão extraídos os indicadores que vão compor o IDHM 2020, parece que nada mudou — aliás, até piorou, do ponto de vista fiscal — para Gurupá, Tracuateua, Aveiro, Inhangapi, São João de Pirabas, Melgaço, Porto de Moz e Chaves.
Do ponto de vista financeiro, esses oito municípios praticamente não existiriam não fossem Estado e União mantê-los. Em todos eles, mais de 98% do que entra nos cofres das respectivas prefeituras vêm de fora. A situação beira o abismo em Gurupá, onde 99,55% dos R$ 28,28 milhões arrecadados de janeiro a abril deste ano são oriundos de transferências.
Gurupá é, por causa disso e de muito mais, campeão no estado em afronta à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no tocante à despesa com pessoal. Nos quatro primeiros meses de 2019, o município usou 83,93% da receita líquida no pagamento do funcionalismo, muito acima do que preconiza a lei (54% o limite máximo). A situação do município já havia sido alvo de reportagem aqui no Blog do Zé Dudu no final de maio (veja).
Tracuateua também enfrenta drama parecido. Além de ser um dos campeões em estourar a lei com folha de pagamento, o município recebe de fora 99,06% do que arrecada. A situação é delicadíssima e não há sequer opção de como mudar.
Largados à própria sorte pelo Estado e pela União, que financeiramente os sustentam, esses municípios não conseguem se tornar dinâmicos em áreas como agropecuária e turismo, as mais próximas de suas realidades. Em contraponto a prefeituras falidas, a pobreza prospera, de maneira que eles já concentram percentuais de pessoas de baixa renda mais que suficientes para colocá-los nas últimas posições do IDHM.
Os ricos também choram
Mas a dependência financeira não é exclusividade dos municípios mais pobres, ocultos nos rincões do Pará. Mesmo os lugares considerados abastados, como Parauapebas e Canaã dos Carajás, também seriam desmontados caso a União extinguisse, por exemplo, o pagamento dos royalties de mineração, que é ela mesma quem faz, por meio do recolhimento da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem) — recurso volátil que, embora possa findar-se com o esgotamento da atividade mineradora, acabou por criar dependência de quase todos os municípios paraenses com indústria extrativa em funcionamento.
Atualmente, as prefeituras de Parauapebas e Canaã faturam rios de dinheiro com royalties, mas sem dúvida ambas fechariam as portas caso o recurso acabasse. Seriam choro e ranger de dentes não só para a administração, mas também, e sobretudo, para a população que, em tese, é a beneficiária dos royalties em forma de serviços públicos.
Em Parauapebas, por exemplo, a dependência de recursos que passam pelas mãos dos governos estadual e federal chega a 86,55%. Dos R$ 437,62 milhões arrecadados no primeiro quadrimestre deste ano, R$ 378,75 milhões vieram de fora do município. Mesmo os royalties, aparentemente gerados no e pelo município, passam pelo crivo da União, que é quem faz a partilha após receber pagamento da mineradora Vale.
Matematicamente, a arrecadação própria do município, em um ano, mal daria para quitar um terço da folha de pagamento, estimada em R$ 502,9 milhões. Hoje, sem royalties de mineração e com uma cota “normal” do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Parauapebas arrecadaria praticamente o mesmo — ou um pouco menos — que Castanhal: cerca de R$ 400 milhões por ano.
Em situação de normalidade financeira, a conta não fecha: como um município que tem arrecadação potencial de R$ 400 milhões (como Parauapebas, sem contar royalties e outras pirotecnias) ostenta uma folha de pagamento de R$ 500 milhões? Em situação de colapso financeiro, até servidores concursados da capital do minério terão de ser fatalmente demitidos, uma vez que a situação atual, de conforto fiscal, não é duradoura tampouco se sustentará nos próximos anos. Para piorar, não há medidas socioeconômicas em Parauapebas que tentem minimizar os riscos de, no futuro, ficar sem o dinheiro que a prefeitura esbanja nos dias atuais.
Santarém faz parte de nomes importantes do Pará
Do grupo com entre 80% e 90% de dependência, além de Parauapebas e Canaã dos Carajás (83,57%), fazem parte nomes importantes como Santarém (80,92%, o menos dependente do grupo), Marituba (89,61%), Itaituba (82,86%), Redenção (82,71%) e Oriximiná (89,69%, o mais dependente do grupo)
Marleide Franco Barbalho foi assassinada em Paragominas no Pará. — Foto: Reprodução MPPA pede processo e condenação pelos crimes de homicídio qualificado, porte ilegal de arma e "embriaguez ao volante".
O empresário Thiago Nunes Dias foi denunciado pela Vara Criminal da Comarca de Paragominas, sudeste do estado, do Ministério Público do Pará (MPPA) pela morte de Marleide Franco Barbalho.
A vítima foi assassinada com dois tiros no centro comercial da cidade, quando iria fazer exames no último dia 22 de junho.
Segundo o MPPA, as informações do caso não indicam qualquer relacionamento entre o denunciado e a vítima. Thiago, de acordo com a denúncia, portava ilegalmente arma de fogo e dirigia um carro embriagado e sob efeito de cocaína.
A promotoria pede processo e condenação pelos crimes de homicídio qualificado, porte ilegal de arma e "embriaguez ao volante".
À Polícia, Thiago disse que adquiriu a arma usada no crime há cerca de dois anos em Imperatriz, no Maranhão. Imagens de câmeras de segurança foram analisadas pela Polícia. O vídeo mostra Thiago exibindo a arma em um estabelecimento comercial.
Segundo a Polícia, Thiago estava sendo levado à comarca de Mãe do Rio pelo pai. Com eles, foram encontrados mais de R$2 mil, celular, documentos e outros objetos.
O MPPA informou que Thiago é dono de uma lanchonete localizada em frente à ótica onde a vítima iria fazer exames. Diversas testemunhas presenciaram o crime e reconheceram o acusado. Oito testemunhas foram convocadas durante o inquérito.
Vílson Gonçalves além de prefeito também é empresario do ramo madeireiro
Um processo milionário por crime contra ordem tributária contra o empresário (e prefeito) Vilson Gonçalves (MDB), de Aveiro, oeste do Pará, começou a dar os primeiros passos na 13ª Vara Criminal de Belém, semana passada (dia 3).
Motivo: Vilson deixou de recolher ICMS de mercadoria para exportação isenta desse tipo de imposto, mas sem que tenha conseguido comprovar para Sefa a saída da mercadoria para o exterior.
O caso envolve uma das empresas do prefeito, a V. Gonçalves Madeira EPP, que em 2010 teria causado prejuízos ao danos ao Pará na ordem de quase R$ 2,5 milhões, cálculo atualizado em janeiro do ano passado.
A denúncia foi ajuizada pela Promotoria de Justiça de Crimes Contra a Ordem Tributária..
A PF recebeu informações sobre um esquema de pousos e decolagens diárias de aeronaves de pequeno porte em uma propriedade rural localizada ao sul do município de Itaituba, próximo ao km 43 da rodovia Transamazônica.
A Fazenda é de propriedade do prefeito Valmir Climaco do MDB. O prefeito ficou de prestar depoimento na tarde desta segunda-feira(8). Conforme a imprensa local, Climaco afirma que os traficantes estavam utilizando o local sem sua autorização.
Em verificação junto à Força Aérea Brasileira (FAB), foi constatado que não havia registro ou autorização para voos na região e que se tratava de algo ilícito. Então, equipes de policiais foram até o local fazer vigilância e flagraram o pouso da aeronave, bem como o descarregamento de embalagens semelhantes as utilizadas para o transporte de drogas.
Apreensão da Polícia Federal aconteceu no domingo (7). Ao todo foram 583 quilos de cocaína e aproximadamente 200 gramas de skunk, também conhecida como “supermaconha”. A suspeita é que a droga tenha origem boliviana.
No flagrante, dois homens foram presos e três suspeitos conseguiram fugir. Além da grande quantidade de entorpecente, ainda foram apreendidos dois fuzis AR 15 calibre 556, uma pistola calibre 9 mm, carregadores e munições, mira holográfica e luneta de precisão para uso em fuzil, rádios de comunicação, telefone, além de um avião monomotor, um bimotor e uma caminhonete.
Segundo a Polícia Federal, as investigações terão continuidade para identificar os demais envolvidos na prática criminosa, além da origem da droga.
A droga estava em um monomotor que foi interceptado e fez um pouso forçado na rodovia BR-174, em Iracema, no Sul do estado
Uma ação conjunta da Polícia Federal e da Força Aérea Brasileira (FAB) fez uma apreensão recorde de 450 kg de cocaína em Roraima. A droga estava em um monomotor que foi interceptado e fez um pouso forçado na rodovia BR-174, em Iracema, no Sul do estado. O piloto e um ocupante foram presos.
A aeronave, um Sessna Aircraft prefixo PT-JSN, está em nome do empresário itaitubense Afabio Freitas Borges.
Em contato com o empresário, fomos informados de que a aeronave foi roubada há mais de 20 anos, após ser negociada com um piloto em Julho de 1996.
“Eu fiz a negociação com esse piloto, ele me deu uma entrada, mas três meses depois ele desapareceu após fazer um frete obscuro e nunca mais foi visto, acredito que ele tenha morrido. Como precaução, eu tomei algumas atitudes, documento, dei baixa na matrícula do avião.” disse o empresário.
Anos após todo o transtorno, o empresário afirma que começou a receber multas do avião por voos feitos no sul do país. “Eu passei a receber multas do avião, recorri na ANAC, formalizei documentos e fiz os procedimentos, na época.” disse.
Agora com a apreensão da aeronave que, segundo Afabio, pode custar em torno de 800 mil reais, ele afirma que irá lutar para tê-la de volta, uma vez que estaria comprovado que o avião havia sido roubado.
A apreensão aconteceu por volta das 9h20 (10h20h de Brasília). O piloto e ocupante tentaram fugir em uma moto roubada, mas acabaram sendo pegos. O entorpecente estava distribuído em pacotes que ocupavam boa parte do interior da aeronave. O tráfego na rodovia chegou a ficar interrompido.
No Brasil, o valor estimado da carga de cocaína ultrapassa os R$ 9 milhões, mas ele pode ser ainda maior no exterior. Para comparação, os 39kg da droga apreendidos com um militar da aeronáutica brasileira na Espanha no mês passado foram avaliados em R$ 5,8 milhões no país.
Em nota, a FAB informou que a aeronave civil de matrícula PT-JSN foi interceptada por dois caças e fez o pouso não autorizado na rodovia.
Em depoimento, o piloto disse que droga foi pega no lado brasileiro da fronteira do Brasil com a Venezuela, mas não quis informar o seu destino. A droga, maior quantidade já apreendida no estado, também foi encaminhada para a PF, onde passará por perícia.
Os dois presos não tiveram as identidades divulgadas. Eles foram encaminhados à superintendência da PF em Boa Vista e devem seguir para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo. O monomotor foi apreendido.
Taká receberá o governador do Estado Helder Barbalho em Rurópolis
O prefeito Joselino TAKÁ Padilha, convida a população em geral, para participarem do inicio das obras de 15 km de asfalto que será colocado na área urbana. Vale ressaltar, que estará presente o Governador do Estado, Helder Barbalho, Senador Jáder barbalho, Deputado Federal José Priante, Deputado Estadual Hilton Aguiar e demais autoridades.
O evento acontecerá na quarta-feira, dia 10 do corrente mês, com o início previsto para as 08h00min, na Avenida Haroldo Veloso, ao lado da Escola Eurico Vale. Doze municípios das regiões do Tapajós e Xingu serão beneficiados com um investimento no valor de R$ 227.812.596,98 em obras de asfaltamento. RURÓPOLIS é uma das cidades que deve receber pavimentação iniciando na Avenida Haroldo Veloso. As melhorias nos municípios fazem parte do programa do governo do Estado, “Governo por Todo o Pará”, que visitará as regiões entre os dias 9 e 11 de julho. No total, 15 municípios serão visitados pelo governador Helder Barbalho e uma comitiva composta por secretários, deputados e prefeitos.
Jhonatas Araújo da Silva apresentava um corte profundo na cabeça. A suspeita é de tenha sido vítima de acidente.
Corpo de Jhonatas Araújo da Silva foi encontrado próximo à motocicleta que ele pilotava — Foto: Reprodução/Redes Sociais
O corpo de um jovem foi encontrado no meio do mato, às margens da rodovia PA-255, em Monte Alegre, oeste do Pará, no início da manhã desta segunda-feira (8), próximo à motocicleta que ele pilotava. A suspeita é de que ele tenha sido vítima de acidente. Há marcas de pneu da motocicleta no meio-fio. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Jhonatas Araújo da Silva, conhecido como Didi, era morador da comunidade das Pedras. Ele estava de bruços, sem capacete e com um corte profundo na parte de trás da cabeça.
Com a ajuda da Defesa Civil e de populares, o corpo foi removido do local que fica às proximidades a uma rua que dá acesso ao bairro Surubeju e da antiga usina termelétrica da Guascor.
Motivações para o crime cometido por Rubervan contra Isabela ainda são investigados — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Após cometer o crime, Rubervan Farias Lobo entregou o filho ao sogro e depois foi até a polícia comunicar o fato. Motivação ainda é investigada.
Um homem foi preso em Monte Alegre, no oeste do Pará, após alvejar e matar a própria esposa com tiro na cabeça. O crime aconteceu por volta das 4h desta sexta-feira (5) no bairro Pajuçara.
A 16ª edição da Mostra Brasil, aqui tem SUS foi realizada durante o XXXV Congresso Conasems, eleita a maior de toda sua história. No total, foram inscritas 500 experiências exitosas advindas de todos os estados brasileiros. As apresentações orais dos autores dos trabalhos foram realizadas nos dias 2 e 3 de julho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
A MOSTRA BRASIL, AQUI TEM SUS! É uma iniciativa do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS e dos Conselhos das Secretarias Municipais de Saúde – COSEMS, que objetiva dar espaço para divulgação e compartilhamento de experiências exitosas no Sistema Único de Saúde – SUS. Nesse sentido, os municípios inscrevem seus projetos e ações diferenciadas para promoção da saúde e dos princípios do SUS nas etapas estaduais, onde os selecionados são levados para etapa regional e nacional.
Este ano, a Secretaria de Saúde de Rurópolis inscreveu o projeto Desbravadores do SUS: redescobrindo cidadãos, promovendo o direito à saúde, que iniciou em 2017 com uma equipe da SEMSA para conhecer o nosso território ribeirinho, mapear e desvelar necessidades e vulnerabilidades daqueles cidadãos.
Após 14 expedições, concluiu-se que aquela população teve seu direito à saúde negligenciada. Durante as expedições, foram feitos cadastros no e-SUS, levantamento do número de famílias, atendimentos nas diversas áreas (médico, enfermeiro, nutricionista, cirurgião dentista, psicólogo, farmacêutico, fisioterapeuta, assistente social, agentes de combate às endemias, agente comunitário de saúde), com os mais variados serviços: imunização humana, imunização animal, testes rápidos para doenças transmissíveis, consultas, educação em saúde bucal, educação alimentar, assistência farmacêutica, etc.
O projeto evoluiu e foi encaminhada ao Ministério da Saúde a proposta de habilitação de Equipe de Saúde da Família Ribeirinha – ESFR, a qual foi aprovada em novembro de 2018.
Para efetivar essa estratégia, o município adquiriu uma lancha para transporte da equipe de saúde, que atualmente exerce suas atividades semanalmente nas 09 comunidades assistidas. Este projeto foi apresentado no dia 10 de abril de 2019, pela Farmacêutica Letícia Carvalho, na Mostra Pará, Aqui Tem SUS!, concorria com outros 49 projetos de 26 municípios do Estado, e foi premiado em 1° lugar sendo considerado a melhor experiência exitosa no SUS do Estado do Pará.
O prêmio bancou o custeio das passagens e hospedagem para a autora ir ao Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde representando o Estado do Pará, em Brasília, onde o projeto vencedor nacionalmente recebeu o prêmio de R$ 10.000 reais.
A SEMSA se orgulha pelo esforço de toda equipe que trabalhou desde o início do Projeto, agradece a todos os parceiros que foram nas diversas edições, e parabeniza em especial à Doutora Letícia Carvalho pelo seu envolvimento e responsabilidade pelo projeto desde a primeira expedição e pela brilhante apresentação que nos garantiu essa premiação estendendo também os agradecimentos e elogios, à Enfermeira Rosicléia Borges, por ser coautora do Projeto. Vale ressaltar, que esse projeto foi feito em equipe, e teve também a participação ativa da Enfermeira Fernanda Cardoso.
O projeto desenvolvido junto a moradores de comunidades ribeirinhas já tinha sido premiado na conferência estadual, agora recebe prêmio na conferência Nacional.
O estudante e coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes da Unama, Richard Callefa, denunciou o deputado federal Éder Mauro (PSD-PA) ao Ministério Público Federal (MPF) por homofobia nas redes sociais.
O deputado fez uma postagem em seu Facebook para chamar atenção dos pais de alunos: "Vocês pagam mensalidades pra isso?
O estudante publicou uma nota de repúdio contra o deputado em suas redes sociais. "A violência homofóbica do Deputado Federal Delegado Éder Mauro não nos intimidará.O DCE UNAMA tomará todas as providências legais contra o Deputado Federal Éder Mauro", afirma.
Procurado pelo portal Roma News, Éder Mauro informa que não tem preconceito. "O comentário na página diz respeito à presença da UNE e de um partido de esquerda com a pessoa que ganhou e não a questão sexual dele contra a qual não tenho e nunca tive problema, pelo contrário sempre tive ótimo relacionamento", declara o parlamentar.
O caso de feminicídio contra Renata Cardim, assassinada em maio de 2015, em Belém, pode ir para júri popular. O promotor de Justiça Franklin Lobato Prado requereu ao juízo da 1ª Vara de Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Belém, que os autos referentes à denúncia oferecida pelo Ministério Público do Estado contra Hélio Gueiros Neto, esposo da vítima, sejam enviados para o Tribunal do Júri. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (4).
De acordo com a denúncia oferecida pelo Ministério Público, no dia 27 de maio de 2015, por volta das 2h45, no Edifício Rio Nilo, localizado na Travessa Dom Romualdo de Seixas, o denunciado asfixiou, por sufocação mecânica direta, a vítima, quando esta se encontrava deitada em sua cama, tendo ela sido sedada e depois asfixiada, vindo a óbito.
Arthur Vitor, de 12 anos, foi diagnosticado há dois anos com uma doença que não tem cura e precisa continuar o tratamento.
A família do pequeno Arthur Vitor de apenas 12 anos, está promovendo uma rifa beneficente para ajudar no tratamento da doença a qual Arthur foi diagnosticado, fora do Estado, uma vez que a situação dele está gradativamente se agravando devido a insuficiência da eficácia do tratamento destino à esta doença, na região.Divulgação.
Arthur foi diagnosticado em 2017, com uma doença auto-imune denominada de “lúpus”. Após o resultado, ele passou algumas semanas internados no hospital Municipal do município de Santarém e já completa dois anos de tratamento. Em contato com o Giro, a mãe dele, Alexiane Freitas Lopes, disse que por dois anos ficaram no hospital fazendo o tratamento, contudo, não obtiveram melhora, simplesmente controle da doença. Blog do Xarope com informações de Portal Giro
A Justiça de Portugal emitiu, nesta quarta-feira (3), o alvará de soltura do paraense José Pereira, 71 anos, que foi preso por tráfico internacional de drogas no aeroporto de Lisboa, no dia 15 de maio quando viajava para Paris com a esposa. No dia da prisão, o idoso foi levado diretamente para sede da Polícia Judiciária Portuguesa onde foi apresentado à Justiça, e as autoridades decidiram manter o brasileiro em prisão preventiva.
Segundo Fabiano Lopes, advogado da família, a prisão preventiva foi revogada e a esposa de José Pereira está se dirigindo ao presídio que fica na zona de Caxias, em Lisboa. Assim que for solto, o paraense passará por alguns procedimentos, como ir no juízo deixar endereços fixos e pegar o passaporte recolhido pelo governo português.
"José Pereira teve a liberdade provisória concedida agora. O inquérito continua correndo em Portugal. Ele vai voltar para o Brasil assim que possível. Ele vai responder o processo por carta rogatória. Ele será ouvido em Belém pelo processo instaurado na justiça portuguesa", explicou.
"A defesa usou as imagens dos aeroportos para embasar o argumento da liberação. Ficou muito claro que ele não teve acesso em momento alguns as bagagens com drogas", completou Fabiano.
Entenda o caso
A Justiça de Portugal emitiu, nesta quarta-feira (3), o alvará de soltura do paraense José Pereira, 71 anos, que foi preso por tráfico internacional de drogas no aeroporto de Lisboa, no dia 15 de maio quando viajava para Paris com a esposa. No dia da prisão, o idoso foi levado diretamente para sede da Polícia Judiciária Portuguesa onde foi apresentado à Justiça, e as autoridades decidiram manter o brasileiro em prisão preventiva.
Segundo Fabiano Lopes, advogado da família, a prisão preventiva foi revogada e a esposa de José Pereira está se dirigindo ao presídio que fica na zona de Caxias, em Lisboa. Assim que for solto, o paraense passará por alguns procedimentos, como ir no juízo deixar endereços fixos e pegar o passaporte recolhido pelo governo português.
"José Pereira teve a liberdade provisória concedida agora. O inquérito continua correndo em Portugal. Ele vai voltar para o Brasil assim que possível. Ele vai responder o processo por carta rogatória. Ele será ouvido em Belém pelo processo instaurado na justiça portuguesa", explicou.
"A defesa usou as imagens dos aeroportos para embasar o argumento da liberação. Ficou muito claro que ele não teve acesso em momento alguns as bagagens com drogas", completou Fabiano.
Suspeito de estuprar filha por quatro anos em Alenquer, no Pará — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Crime teria sido praticado por quatro anos seguidos, segundo denúncia feita à Polícia Civil de Alenquer.
Preso dia 29 de junho, durante cumprimento de mandados da "Operação Olhos Tristes", o homem suspeito de estuprar a própria filha por quatro anos consecutivos, em Alenquer, oeste do Pará, foi transferido para o Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura, em Santarém, onde ficará à disposição da Justiça.
De acordo com a Polícia Civil de Alenquer, o cumprimento do mandado de prisão se deu na comunidade Sacrifício, distante 80 km da zona urbana do município. Hoje, a vítima do estupro de vulnerável tem apenas 12 anos.
O suspeito nega a prática do abuso, mas o conjunto de provas levantado pela polícia durante as investigações levaram à decretação da prisão.
Equipes atuam em muitos pontos da cidade seguindo o compromisso da Prefeitura de Santarém de assegurar melhorias na infraestrutura da malha viária
Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), da Prefeitura de Santarém, estão executando, ao mesmo tempo, várias frentes de serviços para melhoria urbana em diversos pontos da cidade. Dando prosseguimento à Operação Verão, iniciada no mês de maio, os trabalhos já passaram por muitos trechos e bairros, assegurando mais trafegabilidade a população.
A Secretaria está com três frentes de terraplenagem na Rua Aramanai e bairro Maracanã; Avenida Barão de São Nicolau e bairro Uruará; Rua Moura Carvalho e bairro Diamantino; Avenida Borges Leal e bairro Prainha.
Engajada em agilizar o processo de infraestrutura do município, a Prefeitura está ainda com equipes trabalhando também no período da noite com trabalhos no centro comercial.
Durante todo o dia de hoje, 3 de julho, as equipes trabalharão na Rui Barbosa entre 7 de Setembro e Cuiabá; Rua Quixadá entre Santa Maria e Magalhães Barata; Avenida Frei Vicente entre Sérgio Henn e Quixadá; Avenida Presidente Vargas entre a Orla do Mapiri e Rosa Passos.
Duas frentes de esgotamento na Casa de Bombas, com limpeza na Avenida Tapajós entre Professor Carvalho e Praça Tiradentes. Retirada de entulhos no bairro Jaderlândia e demais vias. Equipes de varrição no centro comercial e orla.
A recuperação asfáltica da cidade também está sendo trabalhada com três frentes de serviço na Rua Edvaldo Leite entre Avenidas Sérgio Henn e Turiano Meira; Travessa Bugaville entre Avenidas Bartolomeu de Gusmão e Anysio Chave; Avenida Tapajós; Rua 24 de Outubro entre Travessas Felisbelo Sussuarana e 02 de Junho; Rodovia Cuiabá.
A Seminfra encabeça ainda três equipes executando serviços de obra civil com drenagem no Bairro Nova República na Rua B e Rua E, além de serviços de carpintaria no Bosque Vera Paz. A Vila Balneária de Alter do Chão também recebe equipes de limpeza e varrição.
Todos os dias, o processo se repete. À partir de um cronograma de serviços, a Prefeitura de Santarém avança na manutenção urbana da cidade, levando equipes de trabalho para atuação em muitos trechos. "Os critérios de prioridade para execução dos serviços levam em conta as vias de transporte coletivo e vias de ligações. Há toda uma programação, um planejamento executado com muito cuidado e zelo que nós vamos desenvolver até o final do ano para que a cidade fique bem melhor", destacou o titular da Seminfra Daniel Simões.
A família da vitima João Batista Sequinnel encontrou ontem o que acredita serem os restos mortais do fazendeiro que foi dado como desaparecido há um mês em Novo Progresso.
A ossada estava em a 100 metros da sede da fazenda onde ele foi visto pela ultima vez.
Conforme vídeo divulgado pela família, o fazendeiro foi assassinado a tiros de revolver e de espingarda calibre 12 com armas da fazenda, e posteriormente foi queimado – o crânio foi reconhecido pelos familiares como do Tio João Batista Seguinnel.
Segundo os familiares que trouxeram investigadores particular de outro estado para ajudar nas investigações , o caso pegou outro rumo que contraria a versão da policia em Novo Progresso.
Nas investigações iniciais o sobrinho do fazendeiro desaparecido foi apontado como principal suspeito pela policia. A família apresenta outra versão de que o sobrinho José Juarez dos Santos, que estava hospedado em um Hotel na rua Tiradentes nº 759 no bairro Santa Luzia na cidade de Novo Progresso, ele foi visto pela ultima vez no dia 14 de Junho, já no dia 15 saiu por volta das 02hr da madrugada em um veiculo Ecosport de cor preta na companhia de Edvaldo e Flavio e nunca mais foi visto.
Sobrinho da vitima José Juarez dos Santos esta desapreciado
Segundo os familiares Juarez foi vitima da quadrilha que matou o fazendeiro, e com a conversa de que o tio precisava de ajuda para mexer com o gado, Juarez foi com eles depois disto nunca mais foi visto.
Os investigadores particular contratado pela família e os familiares procuram agora o cadáver do sobrinho que para eles foi assassinado pelos ladrões do gado do fazendeiro João Seguinnel.
O Caseiro [nome não divulgado] , Flavio, Edvaldo e Paraguai são apontados pela família como os principais suspeitos pelo assassinato do Tio João Seguinel e pelo sumiço do sobrinho José Juarez dos Santos
Nas investigações iniciais o sobrinho do fazendeiro desaparecido foi apontado como principal suspeito pela policia Blog do Xarope com informações
Índio é acusado de estupro contra uma jovem de 15 anos
O chefe de segurança “Denis Edinilson (Indio)”, acusado de crime de estupro contra uma adolescente em Novo Progresso, vai permanecer preso. A decisão é da Justiça que, acompanhou o entendimento da apuração dos fatos pela Policia Civil e pediu a prisão do acusado.
De acordo com o magistrado, a prisão do acusado está fundamentada conforme a lei penal, havendo indícios de participação no crime. Índio foi preso em flagrante delito no dia 18 de Junho com a menor e conduzido para delegacia de policia civil onde o caso foi investigado e colhido depoimento da vitima que confirmou o estupro.
Denis Edinilson popularmente conhecido vulgo "Índio Segurança", trabalhava como chefe de segurança da empresa Garra Segurança em Novo Progresso.
Índio é acusado de pedofilia com uma menor de 15 anos de idade filha de um membro da segurança publica do município de Novo Progresso.
Índio também é investigado por outros casos, e por postagens de fotos com menores nas redes sociais.
Segundo o delegado César Faustino não há duvida do crime cometido pelo acusado, ele foi preso em flagrante delito,assegurou a autoridade policial.
Índio aguarda transferência para o presidio de Itaituba onde ficará a disposição da Justiça.
Momento que os três matadores foram sendo transferidos para o presídio de Itaituba — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Lucas, Weldon e Edinelson estão no presídio de Itaituba à disposição da justiça.
As polícias Civil e Militar de Rurópolis, transferiram da Unidade Integrada Propaz do município (UIPP) para o presídio do Centro de Recuperação Regional de Itaituba, os acusados de latrocínio Lucas, Weldon e Edinelson que aconteceu na comunidade de Divinópolis, município de Rurópolis.
Após dias de investigações pela polícia, desde a ocorrência do fato, que vitimou a fazendeira Antônia de Oliveira Aguiar, “Dona Totó” os três configurado no crime de Latrocínio, sendo eles Lucas de Oliveira Silva, Weldson de Jesus dos Santos e Edinelson Silva de Almeida, o autor, co-autor e partícipe, respectivamente.
O Inquérito Policial ainda se encontra aberto a fim de se apurar se há participação de outras pessoas no crime, além disso se investiga ainda a participação dos acusados em outros crimes contra o patrimônio ocorrido na comunidade e região.
“Dona Totó”, como era conhecida na região, foi assassinada na noite desta quarta-feira (26), após assalto a fazenda e troca de tiros.
A semifinal começou disputada, aguerrida e com muitas faltas. Inflamados pela cantoria das torcidas durante os hinos, os jogadores exageraram na força das divididas. Os times se estudaram nos primeiros minutos, em busca de um encaixe. Casemiro grudou em Messi, Coutinho era vigiado por De Paul e a partida era travada. Embora com menos posse de bola, a Argentina deu o primeiro susto, em um chute de Paredes.
O Brasil tocou a bola com paciência e saiu na frente após Daniel Alves desequilibrar. Foram dois lindos dribles até a bola chegar na ponta para Firmino cruzar para a área. Gabriel Jesus só tirou do goleiro Armani para abrir o placar, aos 18 minutos. A torcida cantou animada no Mineirão, confiante e livre do sufoco de ver a agonia de um 0 a 0 se arrastar por muito tempo.
Mas logo depois quem começou a dominar o jogo foi a Argentina. Messi passou a ditar o ritmo pelo lado direito, pois recebia a bola com liberdade e encontrava sempre com quem tabelar. Aos 29 minutos, o camisa 10 cobrou uma falta para Agüero acertar o travessão e deixar o Mineirão em apuros. O lance fez o time alviceleste crescer e ficar muito perto do empate. Acuados, os brasileiros ficaram à espera do fim do primeiro tempo.
No intervalo, o presidente Jair Bolsonaro desceu ao gramado para cumprimentar torcedores enquanto o técnico Tite mexia na equipe. Éverton saiu e deu lugar a Willian. A alteração foi para fazer o time ter mais chegada pelo lado esquerdo e não só na direita. Uma tentativa boa, porém insuficiente para solucionar o problema chamado Messi. O camisa continuava a incomodar bastante.
A cada participação dele no jogo, uma horda de brasileiros tentava recuperar a bola de forma desesperada. A Argentina encontrava espaços no segundo tempo, inclusive com uma liberdade absurda para Messi. O camisa 10 teve a comodidade de entrar na área aos 11 minutos e acertar a trave. A Argentina era melhor no jogo e ousou minutos depois, ao colocar Di María e ganhar mais um atacante.
O Brasil estava dominado pelo adversário, sem saída de jogo, como se fosse um boxeador nas cordas. Quando o empate parecia perto e o time aparentava cansaço novamente Gabriel Jesus resolveu. Aos 25 minutos, ele puxou sozinho um contra-ataque, enfrentou três argentinos e só rolou para Firmino completar. Os 2 a 0 premiaram a eficiência, mas não o domínio de quem estava melhor no jogo.
A partida ficou ainda mais faltosa no fim. O Brasil demonstrou cansaço, amenizado somente pelos gritos de "olé" e de "eliminado" vindos da torcida. Abatidos, os argentinos viram o quanto a seleção brasileira pode ser eficiente e fatal. Aliviada, a seleção brasileira passa por mais um jogo sem sofrer gol e se aproxima do título.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 2X0 ARGENTINA
BRASIL: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos (Miranda), Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Arthur e Philippe Coutinho; Gabriel Jesus (Allan), Roberto Firmino e Éverton (Willian). Técnico: Tite.
ARGENTINA: Armani; Foyth, Pezzella, Otamendi e Tagliafico (Dybala); Paredes, De Paul (Lo Celso), Acuña (Di María) e Messi; Agüero e Martinez. Técnico: Lionel Scaloni.
Gols: Gabriel Jesus, aos 18 minutos do primeiro tempo. Roberto Firmino, aos 25 do segundo tempo.
Árbitro: Roddy Zambrano (Equador)
Cartões amarelos: Tagliafico, Acuña, Daniel Alves, Foyth, Martinez, Allan, Agüero
Público: 52.235 pagantes
Renda: R$ 18.744.445,00.
Local: Mineirão, em Belo Horizonte.
Gabriel Jesus, do Brasil, comemora seu gol na partida contra a Argentina, válida pelas semifinais da Copa América 2019, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Nesta segunda-feira, 1º, um vídeo começou a circular nas redes sociais e mostra várias pessoas hostilizando o deputado federal, Edmilson Rodrigues, em um supermercado no bairro do Umarizal, em Belém. O flagrante foi feito por um cinegrafista amador que não foi identificado.
Nas imagens, um idoso aparece gritando em direção ao político. “Ladrão! O Lula está preso, o Lula está preso”. Em outro momento é possível ouvir uma mulher falando “não tem necessidade disso”.
Em nota, a asseessoria do parlamentar disse que os agressores foram identificados e todas as providências policiais e jurídicas estão sendo tomadas para que sejam punidos na forma da lei.