sexta-feira, 14 de março de 2014

Vitória do Xingu realizou 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil

Por: Wilson Soares
A Prefeitura Municipal de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, realizou nesta quinta-feira (13), a 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil, tendo como tema “Proteção e Defesa Civil: Novos Paradigmas para o Sistema Nacional”. O objetivo do evento foi fomentar a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à proteção e defesa civil do município. "A gente que já trabalhou em outras conferências viu que Vitória do Xingu foi envolvida pelo tema
e teve um despertar para ele. Esperamos que essas propostas cheguem até o governo federal para que assim, elas sejam amadurecidas e voltem concretas e efetivas para o município”, disse Márcio da Silva, técnico da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
A primeira conferência é uma preparatória para 2ª Conferência Estadual (2ª CMPDC) e 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC). Durante o encontro foram definidos princípios e diretrizes, que serão levados para votação na conferência estadual e que serão votados pelo poder público, sociedade civil, comunidade científica, órgãos não governamentais e conselhos. Além disso, foram eleitos os 05 delegados, que vão participar do processo de votação na conferência do Estado. 

Xaropada em tempo Real: Menina grávida virgem no Maranhão faz pai acreditar em milagre divino

Pai da garota rezou 24 horas seguidas de joelhos para agradecer pelo milagre
Na cidade de Rosário, Estado do Maranhão, uma adolescente causou comoção na família ao anunciar sua gravidez. A comoção aconteceu porque a garota disse aos pais que é virgem, e que não sabe como ficou grávida. 
Emocionado, o pai, Francisco Fernandes Filgueira Fagundes, 52 anos, acredita em milagre divino. "É um sinal vindo do céu, minha filha é abençoada e o bebê que vai nascer vem para fazer algo especial pela humanidade", disse Seu Chico com lágrimas nos olhos.
Para agradecer pelo milagre, Francisco rezou ajoelhado durante 24 horas seguidas. "Depois tomei duas cachacinha pra comemorar porque ninguém é de ferro", disse, feliz com o caso.
A mãe da garota disse que está confusa e achou estranha a gravidez da filha, mas prefere não comentar para manter o pai feliz. Já a irmã mais velha não engoliu o caso. "Isso é piranhice, pedi pra ela ir ao médico ser examinada para saber como essa gravidez misteriosa aconteceu mas ela fez um escândalo dentro de casa e como sempre, meu pai acreditou nela", disse a irmã.

São Francisco e Gavião é neste sábado a tarde no Colosso do Tapajós

O São Francisco terá a volta de Perema e Ricardinho
A diretoria do São Francisco conseguiu alterar junto à Federação Paraense de Futebol (FPF) o horário da partida contra o Gavião Kyikatejê. O confronto estava marcado inicialmente para a noite, as 20h30, mas com a alteração começará as 16h30 deste sábado no estádio Colosso do Tapajós, em Santarém.
As fortes chuvas que estão caindo na cidade durante esse mês de março foram o principal moti
vo para a alteração. De acordo com o vice-presidente do Leão santareno, Edi Ribeiro, o mau tempo poderia afastar os torcedores do estádio.

Itaituba sofre com a cheia do Rio Tapajós, a maior dos últimos 25 anos

Terminal Hidroviário nesta sexta-feira (Foto Gilson Vasconcelos)
Em  Itaituba  o nível do Tapajós vem subindo a cada dia de forma alarmante. O nível do rio  estava nesta quinta-feira (13) marcando 10.4 metros.
A água já atingiu várias casas da parte baixa da cidade, mas muitas famílias  ainda resistem  em sair  de suas casas, não  atendendo a solicitação da defesa  civil, algumas  famílias   estão alojadas em  casa de amigos e familiares, já  outras  estão sendo  remanejadas para abrigos providenciados pela prefeitura municipal.
Segundo a Defesa Civil, o fato de algumas famílias insistirem em permanecer na área alagada tem prejudicado a programação para a remoção das famílias para o abrigo.
Avenida  São  José em frente  ao Mercado Beira  Rio  (Foto Gilson Vasconcelos)
A  Travessa João Pessoa umas  das principais  vias  do município, já esta  isolada em dois  pontos,  a  Travessa  Justo  Chermont também  encontra-se  isolada no  perímetro  entre  5ª  rua  da  Cidade Baixa e 1ª  da Cidade Alta. Em  Itaituba o acesso ao  centro da cidade está sendo  feito pela  Rodovia  Transamazônica, Travessa 13 de Maio, Lauro Sodré e  15  de Agosto.

Remo faz vexame e Charles Guerreiro cai do cargo

Charles Guerreiro não é mais técnico do Remo (Foto: Daniel Costa/DOL)
Treinador não suportou a pressão da torcida e foi demitido pela diretoria do Clube do Remo (Foto: Daniel Costa)
A diretoria do Remo confirmou na tarde desta quinta-feira (13), a demissão do técnico Charles Guerreiro do comando do Leão Azul. A medida foi feita após reunião na capital paraense. Em decisão, os dirigentes optaram pela saída do treinador, pelo placar de 4 a 1, tendo o único voto a favor do presidente remista, Zeca Pirão.
Neste momento, os jogadores estão reunidos no centro do gramado recebendo a noticia, sem a presença da comissão técnica, que está em outro ponto do gramado do estádio Evandro Almeida. 
A diretoria não confirma, mas nomes já estão na agenda azulina como de Flávio Lopes, Péricles Chamusca, Roberval Davino e Zé Teodoro. A única informação confirmada é de que o novo treinador será de fora.

Irmãos acusados de cometer crime de violência doméstica contra uma mulher já estão presos em Rurópolis

Recapturados irmãos que bateram em mulher com taco (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
As Polícias Civil e Militar, em operação conjunta, recapturaram três foragidos da Justiça de Rurópolis, oeste paraense. Daniel da Silva Barros, de apelido "Brinquedo", e os irmãos Reginaldo Oliveira Maduro e Edilson Oliveira Maduro foram localizados em uma comunidade da zona rural, situada na rodovia Transamazônica, município de Placas, também no oeste do Estado. Os três estavam na condição de foragidos desde o último dia 6, quando fugiram de Rurópolis e passaram a viver em local desconhecido. 

Transamazônica é liberada após protestos por melhoria na região do Xingu

Transamazônica é liberada após protestos (Foto: Wellington Hugles)Após 12 horas de protestos, cerca de 300 famílias desabrigadas pela cheia do Rio Xingu juntamente com o Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) desobstruíram o trecho da rodovia BR-230, a Transamazônica. Eles reivindicam melhorias no setor de habitação, saúde e desenvolvimento econômico na região.
A manifestação contou com mais de 700 pessoas, que atearam fogo em pneus e fecharam a estrada com troncos de madeira e galhos de árvores.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Upa 24 horas vira xaropada do Alexandre Sem Vontade em Santarém



Haja preguiça no governo Von
Mais uma vez a população vai ficar vendo navios, por conta do descaso do prefeito Alexandre sem Vontade. Depois de denunciar que o prédio  não tinha condições, que os equipamentos usados  não eram adequados, quer não tinha gente preparada para trabalhar,  e depois de tanta lambança com a cara do povo, o prefeito “preguiça” marca nova data para funcionamento da UPA 24 horas, será no dia 30 de junho.
Xarope muito puto da vida, recebe todos os dias inúmeras reclamações de pessoas no QG. É que a data da inauguração do Pronto Atendimento, desde 2012, já foi adiada pelo menos três vezes. Xarope chegou á conclusão que a Upa será entregue no dia de são Nunca á tarde.
Circo Armado- O prefeito Sem Vontade anunciou que o novo prazo para inauguração da Upa, com direito a banda de música e discurso lero, lero do prefeito e de seus apadrinhados, vai ser no dia  30 de junho, e já foi anunciado até no Diário Oficial da União. O prefeito recebeu do governo Dilm
upa 24 horas santarém (Foto: Luana Leão/G1)
Upa vai ser inaugurada no dia do São Nunca a tardinha
a mais de 900 mil reais para comprar equipamentos, e confirmou que está aguardando o processo de licitação para resolver qual construtora de seus “amigos” será escolhida para terminar a Obra “milagrosa” e sem fim.  
A placa em frente ao prédio da Unidade de Saúde informa que as obras iniciaram em 2010, com prazo para serem finalizadas em seis meses, mas desde o final de 2012, não saiu do zero. Em junho de 2013, na gestão do prefeito “tartarugão”, foi prometido que a Obra seria entregue á população. Mas até agora, nada. É muita enrolação do prefeito “moleza”.

Após ser demitido por denunciar esquema de corrupção na Ceplac, funcionário volta ao cargo em Altamira

O funcionário da Ceplac de Altamira, Pierre Ramalho, após 28 anos de bons serviços prestados ao órgão, foi demitido de suas funções por denunciar a corrupção que imperava na Ceplac de Altamira, mesmo tendo suas denúncias sido comprovadas. Agora, após provar sua inocência foi readmitido no órgão. Veja seu desabafo no manifesto publicado na íntegra:
MANIFESTO À POPULAÇÃO:
Perigosas e incertas travessias oceânicas, naufrágios, doenças, isolamento. Essa realidade medonha foi enfrentada por nossos colonizadores e nos dá uma ideia das dificuldades para se colonizar o Brasil, uma terra a ultramar, com dimensões continentais e, numa época de limitados recursos tecnológicos, entretanto por terem sido empecilhos manifestos foram superados. O mais difícil até hoje um cancro a nos contaminar foi a CORRUPÇÃO.

quarta-feira, 12 de março de 2014

CCJ aprova PEC que propõe plebiscito apenas no oeste do Pará

Plebiscito (Foto: Arte G1)Para o novo projeto de criação do estado do Tapajós estão incluídos 23 municípios da região, pois Altamira, Senador José Porfírio, Porto de Moz e Vitória do Xingu foram excluídos porque a maioria da população desses municípios votou contra a divisão do Pará durante o plebiscito de 2011.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC) apresentadas pelos deputados Lira Maia (DEM) e Giovanni Queiroz (PDT) à respeito da divisão territorial do Pará. A int
enção é alterar a redação do artigo 18 da Constituição Federal que discorre sobre a divisão territorial para a criação de novas unidades da federação.
Altamira ficaria fora do novo projeto da PEC
A proposta é modificar o trecho que afirma que o desmembramento deve ser feito após plebiscito realizado na área diretamente interessada e estabelecer que a consulta deve ser feita somente na área que quer se emancipar.
De acordo com o deputado federal Lira Maia, o texto do artigo deixa duplas interpretações, o que deu margem para que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidisse realizar o plebiscito em todo o território paraense em 2011.