sábado, 15 de novembro de 2025

PREFEITURA DE SANTARÉM PROMOVE CAPACITAÇÃO EM PÃES ARTESANAIS PARA FAMÍLIAS REFUGIADAS DA VENEZUELA

Curso, realizado em parceria com o Senac, fortalece autonomia, gera oportunidades de renda e valoriza a troca cultural entre indígenas Warao e demais refugiados.
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), segue avançando no acolhimento humanitário às famílias refugiadas da Venezuela.
Entre os dias 3 e 14 de novembro, o abrigo recebeu o curso de Preparo de Pães Artesanais, oferecido em parceria com o Senac. 
A capacitação contou com 12 participantes e teve como objetivo desenvolver habilidades profissionais que possam ser utilizadas na geração de renda e no fortalecimento da autonomia das famílias acolhidas.

'SE O MERCADO NÃO VALORIZAR , NÃO HAVERÁ ADESÃO ', DIZ GOVERNADOR SOBRE RASTREABILIDADE DA PECUÁRIA NO PARÁ

 Helder Barbalho destacou em painel na COP30 o esforço institucional do governo estadual para um modelo de produção sustentável

O Governador do Pará, Helder Barbalho, encerrou o painel “Unlocking Finance and Procurement for a Nature-Positive Food System Transition”, realizado na Blue Zone da COP30, em Belém, com uma mensagem direta aos mercados internacionais e aos atores da cadeia da carne bovina: a rastreabilidade individual do rebanho, pauta estratégica do Estado, só avançará se for devidamente reconhecida e valorizada economicamente.

JUSTIÇA CONDENA PANIFICADORA LIGADA A DEPUTADO ESTADUAL POR VENDA DE PRODUTOS VENCIDOS

A Justiça de Santarém (PA) condenou a L. de Oliveira Moreira Panificadora, que atua sob o nome fantasia Panificadora Massamix, ao pagamento de R$ 20 mil a título de indenização por danos morais coletivos por venda de produtos impróprios para o consumo.
Uma das unidades da Massamix em Santarém . Foto : Arquivo JC
A Empresa é ligada à família do deputado estadual João Pingarilho.
A decisão da Justiça, assinada no início da semana (dia 9) pelo juiz titular da Vara de Fazenda Pública, Claytoney Passos Ferreira, atende a uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Pará (MPPA).
O processo, de abril de 2022, teve como fundamento a comercialização de produtos impróprios para o consumo e práticas abusivas. 
O valor da indenização deverá ser revertido em favor do Fundo Estadual de Defesa dos Direitos Difusos.
Irregularidades comprovadas

DIRETORA É AFASTADA APÓS CÂMERA SER ENCONTRADA EM BANHEIRO DE ESCOLA

Uma câmera foi encontrada dentro de um banheiro da Escola Estadual Francisco Guedelha, nessa quarta-feira (12/11), em Botucatu, no interior de São Paulo. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) apura quem foi o responsável pela instalação do equipamento.
A diretora da unidade escolar solicitou afastamento após a descoberta.
Uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada até a escola, localizada no bairro Parque Marajoara, após uma denúncia de pais e responsáveis de alunos. 
No local, os agentes confirmaram a existência da câmera.
Procurada pela reportagem, a Seduc-SP informou que o equipamento não estava em funcionamento e foi retirado assim que descoberto.

EQUIPES DO CORPO DE BOMBEIROS E EXÉRCITO LOCALIZAM E RESGATAM CINCO MULHERES INDÍGENAS PARAKANÃ APÓS QUASE UMA SEMANA DESAPARECIDA NA MATA , EM NOVO REPARTIMENTO

Cinco mulheres indígenas da etnia Parakanã foram encontradas após passarem quase uma semana desaparecidas na região de mata fechada em Novo Repartimento, no sudeste do Pará. 
A informação foi confirmada pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) na manhã desta sexta-feira (14).
Segundo o órgão, as mulheres estavam debilitadas, mas receberam atendimento médico assim que foram localizadas e agora passam bem. 
O resgate aconteceu na quinta-feira (13), porém o retorno à aldeia só foi possível na manhã de hoje devido à complexidade do deslocamento pela floresta.
O grupo havia saído para caçar uma prática comum na comunidade mas não retornou no tempo habitual.