sexta-feira, 19 de setembro de 2025

VIGILÂNCIA SANITÁRIA REFORÇA FISCALIZAÇÕES NO SAIRÉ

Equipes atuam em inspeções, monitoramento das condições de higiee e conservação dos alimentos, além de orientações educativas direcionadas aos trabalhadores.

Vigilância Sanitária de Santarém deu início às ações no Sairé 2025, em Alter do Chão. 
O trabalho tem como objetivo garantir a saúde pública e a segurança alimentar durante a festividade, por meio de inspeções em barracas e tendas, monitoramento das condições de higiene e conservação dos alimentos, além de orientações educativas direcionadas aos trabalhadores que irão atuar no evento. 
As equipes verificam a organização dos espaços, as condições de higiene, armazenamento e conservação dos produtos, permanecendo em campo até a conclusão das inspeções diárias. 
De acordo com a chefe da Divisão Especializada em Vigilância Sanitária, Alessandra Camila Castro, a presença contínua da Vigilância Sanitária é fundamental para que os padrões de saúde sejam mantidos durante a festividade.


"Estamos presentes acompanhando a organização das tendas e orientando os trabalhadores. 
Nossas equipes permanecem em campo até a conclusão das inspeções, muitas vezes até o fim da noite, para assegurar que todos os alimentos comercializados estejam dentro dos padrões sanitários. O objetivo é preservar a saúde pública e oferecer tranquilidade aos participantes do Sairé".
A secretária adjunta de Saúde, Irlaine Figueira, destacou que a atuação da Vigilância Sanitária durante o Sairé vai além da fiscalização, representando o cuidado integral da gestão com a população


"O Sairé é uma das maiores expressões culturais do nosso município e recebe milhares de pessoas. 
Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde assume a responsabilidade de garantir que esse encontro seja vivido com segurança. 
A presença da Vigilância Sanitária em Alter do Chão, orientando, fiscalizando e apoiando os trabalhadores, mostra o compromisso da nossa gestão em unir saúde e cultura, protegendo a população e valorizando a tradição".
Para a concepção, desenvolvimento e execução dos projetos artísticos "Essência Borari", do Boto Tucuxi, e "Catraia – Encantaria do Atravessar", do Boto Rosa, assim como do Rito Tradicional "Sairé 2025 – Cecuiara da Tradição", contam com o apoio de parceiros públicos e privados por meio de projetos incentivados pela Lei Rouanet, do Governo Federal, via Ministério da Cultura. 
Contam ainda com o patrocínio do Ministério do Turismo, Sesc, Equatorial Energia, Banpará, Amstel, Coca-Cola, Vivo, Caixa, Companhia Docas do Pará e Avante Atacadista. 
Agência oficial: Maná Produções. Apoio: Secretaria de Estado de Cultura do Pará, Assessoria Cultural, Borari Produções. Realização: Prefeitura de Santarém, em acordo de cooperação com o Ministério do Turismo, Sesc, Senac, Governo do Pará, Fundação Cultural do Estado do Pará e Semear – Programa Estadual de Incentivo à Cultura.
Fonte: POR ASCOM PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.