Unidade atua na distribuição de preservativos, acesso à PrEP e à PEP e na testagem para HIV, sífilis e hepatites B e C.
O Sairé 2025 é festa de fé e cultura e também é oportunidade de cuidar da saúde, por isso o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) está presente em Alter do Chão com uma frente de prevenção combinada contra as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), com foco especial em HIV/Aids.
A equipe realiza acolhimento e orientações, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C, além de distribuição de insumos: camisinha masculina e feminina e gel lubrificante, acompanhados de materiais educativos sobre HIV, Hepatites, PrEP e PEP.
De acordo com o Boletim Epidemiológico de HIV e Aids 2024, do Ministério da Saúde, o Brasil registrou aumento de 4,5% nas notificações no ano de 2023 em comparação a 2022.
Quanto ao perfil das pessoas que concentram a maioria dos casos de infecção pelo HIV em 2023, os dados apontam que 70,7% são do sexo masculino.
A faixa etária com mais casos, 37,1% é a de 20 a 29 anos de idade, sendo que, no sexo masculino, esta faixa etária concentra 41% dos casos.
"Esses dados evidenciam a necessidade de ampliar o acesso à testagem, fortalecer o uso do preservativo e difundir informações sobre PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e PEP (Profilaxia Pós-Exposição) — estratégias eficazes para reduzir novas infecções", explica Ana Lúcia Ferreira, enfermeira e coordenadora do CTA.
Neste Sairé, a mensagem que a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), transmite é a união entre cultura e saúde, em prol da vida.
"A festa é um espaço de celebração, mas, também, precisa ser um espaço de cuidado.
Por isso, estamos na Praça do Sairé levando acolhimento, testes rápidos e distribuição de insumos, garantindo que a população tenha acesso à informação e à prevenção de forma simples.
Quando falamos em ISTs, em especial do HIV, lembramos que cada teste realizado, cada preservativo distribuído e cada orientação dada pode representar uma vida protegida.
O nosso trabalho é mostrar que prevenção e festa caminham juntas", reforça o secretário municipal de Saúde, Everaldo Martins Filho.
Nesta ação, os profissionais de saúde explicam como acessar a PrEP — indicada para pessoas com maior vulnerabilidade ao HIV e disponível gratuitamente no SUS — e a PEP, que deve ser iniciada em até 72 horas após uma situação de risco e seguida por 28 dias de tratamento.
Serviço
Ação do CTA no Sairé 2025 – Praça do Sairé
Acolhimento e orientações
Testes rápidos (HIV, sífilis, hepatites B e C)
Distribuição de preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante
Materiais educativos (HIV, Hepatites, PrEP, PEP)
Para a concepção, desenvolvimento e execução dos projetos artísticos "Essência Borari", do Boto Tucuxi, e "Catraia – Encantaria do Atravessar", do Boto Rosa, assim como do Rito Tradicional "Sairé 2025 – Cecuiara da Tradição", contam com o apoio de parceiros públicos e privados por meio de projetos incentivados pela Lei Rouanet, do Governo Federal, via Ministério da Cultura.
Contam ainda com o patrocínio do Ministério do Turismo, Sesc, Equatorial Energia, Banpará, Amstel, Coca-Cola, Vivo, Caixa, Companhia Docas do Pará e Avante Atacadista. Agência oficial: Maná Produções. Apoio: Secretaria de Estado de Cultura do Pará, Assessoria Cultural, Borari Produções. Realização: Prefeitura de Santarém, em acordo de cooperação com o Ministério do Turismo, Sesc, Senac, Governo do Pará, Fundação Cultural do Estado do Pará e Semear – Programa Estadual de Incentivo à Cultura.
Fonte: POR ASCOM PMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.