domingo, 9 de novembro de 2025

IINVESTIMENTOS DO ESTADO EM INFRAESTRUTURA E EDUCAÇÃO IMPLUSIONAM DESENVOLVIMENTO EM MOSQUEIRO

Pavimentação de vias urbanas e formação de jovens transformam a qualidade de vida e ampliam oportunidades na ilha
Pórtico de acesso á ilha de Mosqueiro , uma das atrações turísticas da Região Metropolitana de Belém
O Governo do Pará investe na transformação da Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém. 
Com mais de 34 quilômetros de vias pavimentadas, por meio dos programas "Asfalto Por Todo o Pará" e "Asfalto COP".
Vias pavimentadas oferecem comodidade e segurança a moradores
e visitantes 
A urbanização, um dos destaques entre os investimentos, também inclui drenagem, sinalização, meio-fio e calçadas, promovendo mobilidade, segurança e melhor qualidade de vida à população. Paralelamente, o Programa Forma Pará amplia o acesso aos ensinos Técnico e Superior na ilha.
“O investimento do governo do Estado em asfalto nos bairros e distritos de Belém é um compromisso da gestão atual. 
Desde 2019, Mosqueiro recebe obras de infraestrutura e mobilidade urbana, que proporcionam mais dignidade à população”, destaca Ruy Cabral, secretário de Estado de Obras Públicas (Seop).
Para Victor Dias, titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), o desenvolvimento da infraestrutura cria o ambiente necessário para que os investimentos em educação e qualificação tenham ainda mais impacto. 
“Com o Programa Forma Pará abrimos caminhos para que cada cidadão desenvolva suas habilidades e conquiste novas oportunidades de trabalho. 
Investir em educação é investir no futuro das pessoas e no desenvolvimento do Estado”, afirma o secretário.
O "Forma Pará" oferece cursos de Licenciatura em História e Bacharelado em Turismo, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA); Tecnólogo em Gastronomia, com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), e Licenciatura em Computação, ofertado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). 
Mais de 70 alunos já foram formados na ilha desde 2024, ampliando o acesso aos ensinos Técnico e Superior, qualificando jovens para novas oportunidades profissionais.
Tranquilidade - O estudante Ruan Santos, do 8º semestre de Licenciatura em Computação, celebra a possibilidade de estudar na própria ilha. “Antes, eu passava quase quatro horas no ônibus para ir e voltar da universidade. 
Era muito cansativo. 
Com o curso acontecendo aqui, temos mais conforto e tranquilidade para estudar. 
O 'Forma Pará' é transformador e leva oportunidades reais a locais onde o Ensino Superior era quase inacessível”, garante Ruan.
Segundo o estudante, o Programa influencia diretamente no crescimento social, econômico e educacional na ilha. 
“Eu sou muito grato por realizar meu sonho de cursar Ensino Superior na minha comunidade. 
A experiência tem sido incrível. 
Essa oportunidade oferece uma base sólida, tanto técnica quanto pedagógica, e está mudando a minha forma de ver o mundo”, complementa.
Qualificação e turismo - A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Secretaria Municipal de Cultura de Belém (Semcult), também promove qualificações voltadas à mão de obra local. 
Em agosto, foi ofertado curso de Camareiro, visando à melhoria do receptivo turístico no Pará.
O morador André Matheus Raiol, 24 anos, participante do curso, destacou os impactos da qualificação. 
“Aprendi técnicas de higienização, arrumação, postura profissional e cuidados com o bem-estar dos hóspedes. 
São conhecimentos que vão muito além do básico, e refletem o padrão exigido pelos grandes empreendimentos turísticos", conta.
"Esse investimento do Estado atrai mais visitantes, movimenta o comércio e gera novas oportunidades de emprego, não apenas em hotéis e pousadas, mas também em restaurantes, transportes e outros setores ligados ao turismo. 
É um passo importante para o crescimento sustentável de Mosqueiro, e para a melhoria da qualidade de vida da população local”, conclui André Raiol.
Fonte : Agência Pará
Por Redação Blog do Xarope , Victor Palheta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.