O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Claudio de Mello Tavares, se reuniu com representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Governo do estado e da Ordem dos Advogados para dar início ao projeto “Democracia Além das Grades”.
A iniciativa tem como objetivo viabilizar, nas Eleições 2026, o exercício do direito ao voto por presos provisórios e adolescentes internados em estabelecimentos educacionais.
As unidades prisionais e de internação de adolescentes que participarão do projeto-piloto nas eleições gerais do próximo ano ainda serão definidas.
O critério de escolha levará em consideração a segurança para atendentes e mesários, a quantidade de presos provisórios interessados em votar na unidade e a infraestrutura do local.
Na reunião, ficou definido que não serão selecionadas unidades onde haja presos ligados a facções criminosas.
Também foram debatidos no encontro assuntos como a captação de mesários para atuar nas seções eleitorais dessas unidades e a viabilização dos documentos necessários para o exercício do voto no dia da eleição.
Fonte : Amazonas. em. Foco
Por Redação Blog do Xarope , Victor Palheta
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.