quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Gordão do PCC deixa a cadeia depois de decisão da Justiça



O traficante Fábio Dias dos Santos, o Gordão, deixou a Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, logo depois de uma determinação de soltura do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele é considerado um dos principais chefes do Primeiro Comando da Capital (PCC).
A liberação de Gordão ocorreu por decisão unânime da Sexta Turma do STJ. De acordo com os magistrados, o réu estava preso havia tempo demais sem uma sentença condenatória definitiva. Portanto, segundo os ministros, o traficante teria o direito de aguardar em liberdade o julgamento de apelação.

A condenação de Santos ocorreu em 2015. Em 2018, foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). Na ocasião, teve a pena elevada de 12 para 15 anos de reclusão. De lá para cá, a defesa recorre da decisão.

Prontuário

Em 2017, quando foi preso, Gordão estava na lista da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). Ele era procurado pelas forças de segurança de 52 países, sob a acusação de participar de um esquema de envio de cocaína para países da Europa e da África. O traficante foi condenado a 15 anos de prisão.

De acordo com a Polícia Federal, Santos é comparsa de André de Oliveira Macedo, o André do Rap, solto em outubro de 2020 por determinação de Marco Aurélio Mello, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Garantismo ao PCC

Em setembro deste ano, a Justiça já havia libertado Francisco Antonio Cesário da Silva, o Piauí, apontado pela polícia paulista como um dos principais chefes do tráfico de drogas na Favela de Paraisópolis, localizada no sul da capital.

Piauí foi solto após reduzir uma pena de extorsão mediante sequestro graças à leitura de livros e à participação em cursos dentro da prisão. Ele estava preso desde 2008, cumprindo pena no sistema federal desde 2012. Na ocasião, foi transferido a pedido do governo estadual depois que órgãos de Inteligência o apontaram como mandante do assassinato de policiais.


com informações portal cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.