terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Labimol faz testes de covid-19 para a comunidade acadêmica da Ufopa


Testes RT-PCR dos membros da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará têm sido feitos pelo Laboratório de Biologia Molecular (Labimol) desde março de 2021, com base na Instrução Normativa nº 18 da Reitoria. Desde outubro, com o início do ano letivo 2021.1, o Labimol intensificou o procedimento para garantir a segurança dos membros da comunidade acadêmica no retorno gradual das atividades presenciais.

Alunos, professores, técnicos e terceirizados podem solicitar o exame enviando e-mail para labimol@ufopa.edu.br, a partir do qual será feito o agendamento.

O pedido de agendamento não precisa de requisição médica. Podem solicitar o teste os que apresentem sintomas ou assintomáticos que tenham tido contato com pessoas positivas para covid-19.

A coleta é agendada por e-mail e realizada no prédio do NTB, na Unidade Tapajós da Ufopa, próximo ao Restaurante Universitário. Nos campi regionais as coletas são realizadas em parceria com as prefeituras dos municípios onde há unidades da Ufopa e com o 9º Centro Regional de Saúde (CRS) da Sespa.

Os testes RT-PCR são os mais eficientes porque conseguem identificar a carga viral. Os resultados são liberados pelo Labimol em até 48h.

Professor Marcos Prado, da coordenação do Labimol, informou que o teste também pode ser solicitado para alunos e docentes que forem fazer aulas de campo, e que precisem de pernoite, ou que precisem viajar para participar de eventos. Os exames podem ser feitos na saída e no retorno.

Os procedimentos de segurança são intensificados pela Ufopa, principalmente, pela confirmação da circulação da variante Delta em Santarém e região, a qual tem elevado os números de casos de covid-19.

Outras ações

Atualmente, o Comitê de Biossegurança da Ufopa, junto com as unidades acadêmicas e administrativas, está trabalhando na organização de novos procedimentos que possam ajudar na segurança da comunidade acadêmica. Orientações, controle nos espaços da Universidade e exigência de vacinação são algumas das medidas em andamento.

Além disso, a Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH), no âmbito do projeto Prevenção e combate à covid-19 em superfícies de trabalho nos espaços da Ufopa e mapeamento epidemiológico dos servidores, continua a distribuição de kits de biossegurança a servidores, alunos e terceirizados que atuam nas dependências da Universidade. A entrega dos kits é feita por agendamento para evitar aglomerações. As unidades e campi devem encaminhar sua solicitação para o e-mail ridh@ufopa.edu.br.


*Obrigado por ter chegado até aqui. Nós, do Blog do Xarope, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder.*

com informações UFOPA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.