terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Comitê Xingu COP-30 discute novas prioridades para Altamira

Membros do Comitê Xingu COP-30 se reuniram na tarde desta segunda-feira (24/2), na sede da Associação Comercial de Altamira (Aciapa), para discutir novas prioridades para o município.
Foto : Wilson Soares / A Voz do Xingu
O encontro contou com a presença da presidente da Aciapa, Edina Loraschi; do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Altamira (Siralta), Jorge Gonçalves; do secretário de Agricultura, Sérgio Mota; da gerente de Relações Institucionais da Norte Energia, Camila Toledo; do gerente de Projetos da Fiepa Redes, Eurípides Amorim; além de representantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Transamazônica e Xingu (CIDS) e das secretarias municipais de Turismo e Cultura de Altamira.Durante a reunião, os participantes destacaram a necessidade urgente de revitalização da orla da cidade, especialmente na área da praia artificial. 
Também foi enfatizada a importância de capacitar os profissionais que atuam no setor turístico, oferecendo cursos de inglês e formação para guias, a fim de melhor atender os visitantes que chegarão ao município em virtude da COP-30. 
Além disso, foi discutida a criação de um ecoponto para o armazenamento de pneus inservíveis, até que possam ser encaminhados para fábricas de reaproveitamento.
Com base nas demandas levantadas, ofícios serão enviados às secretarias competentes para que as solicitações sejam atendidas.
O Comitê Xingu COP-30 foi criado em julho de 2024 e tem como objetivo discutir e propor melhorias para Altamira e a região do Xingu, em virtude da realização da COP-30, que ocorrerá este ano no Pará. Atualmente, o Comitê é formado por 30 entidades governamentais e não governamentais, sendo coordenado pela Aciapa e pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Altamira (Siralta), com o apoio das Associações dos Consórcios de Prefeitos das regiões Transamazônica e Xingu (ACBM) e (CIDS).
A próxima reunião do Comitê está agendada para o dia 17 de março, onde novas pautas serão discutidas e encaminhadas às autoridades competentes.
ENCONTRO ANTERIOR
Na reunião anterior, realizada no dia 7 deste mês, o foco foi a saúde pública na região do Xingu. 
Na ocasião, foram apresentadas demandas urgentes, como a ampliação do Hospital Regional Público da Transamazônica, com a oferta de mais leitos, e a retomada das obras do Hospital Materno-Infantil e da Policlínica em Altamira, que estão paralisadas há meses. Um documento já foi elaborado pela Comissão e encaminhado aos governos estadual e federal para buscar soluções para esses problemas.
Fonte : A Voz do Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.