segunda-feira, 25 de março de 2013

EM BRASILIA ELA JÁ ESTÁ CONCLUÍDA, SÓ NA FOTO, VEJAM A REALIDADE

Centenas de carros estão atolados, uns até 5 dias ilhados no mesmo local, e em Brasilia a rodovia já está toda asfaltada, pronta e documentada: É MENTIRA!

























A Transamazônica, ou Rodovia Transamazônica (BR-230), foi construída no decorrer do governo de Emílio Garrastazu Médici, entre os anos de 1969 e 1974. Uma obra de grande proporção que ficou conhecida como uma “obra faraônica”. Para o desenvolvimento da obra, o governo conduziu para a região aproximadamente 4 mil homens (entre 1970 e 1973), isso com o intuito de abrir estradas e estabelecer a comunicação entre as cidades. 
O VAI E VAI DE MOTOCICLETA NA RODOVIA É COSNTANTES
A execução do projeto aconteceu em um período de regime militar no Brasil, a rodovia se tornou a terceira maior do país, com 4 mil km , percorrendo os Estados da Paraíba, Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas. A Transamazônica corta o Brasil no sentido leste-oeste, por isso é considerada uma rodovia transversal, sendo, em grande parte, não é pavimentada. Os extremos da rodovia são respectivamente em Cabedelo (Paraíba) e Lábrea (Amazonas). 
O objetivo de se construir uma rodovia dessa proporção era para interligar as regiões, especialmente a região Norte, com o restante do Brasil, e povoar aquela área tão desabitada. 
          Vejam que absurdo, criança de aproximadamente 10 anos em cima 
          de um caminhão na Transamazônica, um vira lata ao seu lado
A inauguração aconteceu no dia 30 de agosto de 1972, a intenção original era que a rodovia fosse pavimentada, ligando a região Nordeste e Norte, além do Peru e o Equador, somando 8 mil quilômetros. 
Como a rodovia Transamazônica não é pavimentada, fica intransitável entre outubro e março, período que determina a época chuvosa na região. Sua construção provocou diversos problemas, entre eles o desmatamento que ocorre nas áreas próximas.
UM DETALHE LÁ EM BRASILIA CONSTA ELA JÁ TODA ASFALTADA E CONCLUÍDA. A FOTO É GRANDE É BEM BATIDA.
XAROPE ACOMPANHA OS ALUNOS QUE RESIDEM NA FAIXA DA BR. A SITUAÇÃO GRAVE VIROU BRINCADEIRA...UMA VERGONHA SENHORES DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS...

NO FOCO: um igarapé sem contaminação

Paulo Paixão, curtindo as belezas do município de Santo Antônio do Tauá, IGARAPÉ AS PROXIMIDADES DA CHÁCARA DO BETO PAIXÃO...SAUDADES DO IRURÁ...

domingo, 24 de março de 2013

Xaropada: Prefeito capota Pajero Dakar na Transamazônica

O Pajero Dakar sendo rebocado

O prefeito João Batista Pereira da Silva, o Batista da cidade de Anapu, a cerca de 130 quilômetros do município de Altamira, tudo indica vai ter que ter mais prudência quando se tratar de volante nas estradas.
Não se sabe direito porque aconteceu a capotagem,nem tão poucos as consequências do acidente.
Veja na foto enviada ao XAROPE o que o recém-eleito prefeito conseguir fazer na Transamazônica com um Pajero Dakar, Zero Bala que tinha acabado de adquirir. 

Caminhão carregado de tintas vira e mata um na BR-163


O motorista do caminhão, Erisvaldo da Silva Rosa, de 29 anos, ficou preso entre as ferragens e morreu na hora. O passageiro Benevaldo de Oliveira, 24 anos, foi encaminhado ao hospital.


Um acidente entre um carro e um caminhão matou uma pessoa, na manhã deste domingo (24), em Santarém, oeste do Pará.
Um caminhão carregado com tintas teria tentado ultrapassar um carro no quilômetro 23 da comunidade Tabocal, na Rodovia Santarém/Cuiabá (BR-163) e derrapou, virando em seguida. O acidente ocorreu por volta das 8h30 da manhã.
O caminhão de placa BWK-1082 seguia para Rurópolis. 
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal testemunhas contaram que, ao tentar a ultrapassagem, a roda do caminhão teria saído do asfalto e o veículo acabou derrapando.
O motorista do caminhão, Erisvaldo da Silva Rosa, de 29 anos, ficou preso entre as ferragens e morreu na hora. 
O passageiro Benevaldo de Oliveira, 24 anos, foi encaminhado ao hospital.
A carga de tintas que estava sendo transportada se espalhou pelo local, o que deixou o trecho da rodovia mais perigoso para o tráfego de veículos.


São Francisco vence Remo por 3 X 1 e respira no Parazão


O goleiro Jader agradece logo após a vitória por 3 X 1

"Retomar a boa fase. Com essa missão, o Clube do Remo entrou em campo pela sexta rodada do segundo turno do Campeonato Paraense, contra o São Francisco, às 17h, no estádio Colosso do Tapajós. Diante do Leão Mocorongo, que não vencia há nove jogos, o Leão da capital perdeu o terceiro jogo consecutivo e fracassou".
Com grande exibição dos donos da casa, o Clube de Periçá foi derrotado pelo placar de 3 a 1, ficando de fora do grupo dos quatro primeiros que avançam à semifinal. Os gols do São Francisco foram marcados por Jeferson, Diego Carioca e Mário Augusto. Fábio Paulista, que chegou a perder a chance mais clara de gol, ainda diminuiu para os azulinos. 
Se o torcedor remista saíram triste em mais uma rodada da Taça Estado do Pará, os santarenos fizeram a festa, pois se mantiveram vivos na briga contra o rebaixamento para a fase seletiva ao vencer um dos concorrentes ao título, somando seus primeiros pontos neste returno.
Na última e decisiva rodada da fase de classificação, com todos os jogos na quarta-feira (27), às 20h30, no Baenão, o Clube do Remo precisará vencer o Águia de Marabá, time que também precisa ganhar para fugir do rebaixamento. Já o São Francisco pegará o Cametá, no Parque do Bacurau, na luda dos que querem se manter fora do Z2 (zona de rebaixamento).

Violência toma conta da cidade de Santarém


Para alguns analistas em violência, ela não desaparecerá, mas poderá diminuir no dia em que for tirados das ruas esse pessoal que só pode andar com Lúcifer, ou melhor, o demônio.  

Uma cidade considerada de médio porte e com uma população estimada em mais de duzentos e cinquenta mil habitantes- (IBGE)- distribuídos por bairros que mais parecem favelas e basicamente formadas por pessoas de diversas regiões do país, apresenta atualmente contingente de delinqüentes de todo tipo e espécie.
Talvez o mais perigoso deles seja o Santaremzinho, onde o índice de criminalidade é assustador. Vindo em direção ao centro pode-se anotar os bairros do Maracanã, Elcione Barbalho, Mapiri, Liberdade, Aeroporto Velho, Maracanã, Grande Prainha (onde se encontram a Área Verde, Jutaí, Livramento e mais outros que o formam), e ainda Mararu, Maicá, Diamantino, sem contar os outros menores em toda a extensão geográfica da cidade.
Santarém é uma cidade que precisa ser governada com seriedade. Se isso não acontecer poderemos ter entre nós tudo aquilo que não presta e nem interessa ao município e á sua sede. Ter bairros problemáticos não é privilégio nosso. Outros municípios parecem estar em situação mais precária do  que a existente em nossa cidade. Basta mirar em um vizinho nosso, o município de Alenquer onde os problemas são ainda piores. Também a onda de violência não é “privilégio” só nosso. Ela existe em qualquer cidade do Baixo Amazonas. Também não se pode conviver diariamente com tal situação. Terçados, facas, espingardas, revólver, pistolas, e outras armas formam o arsenal dos bandidos. Como a população é proibida por lei de se armar, o que se vê é o aumento da violência. E isso não se pode tolerar. Ou toma-se uma posição de real combate á criminalidade, ou muito em breve isso aqui vai se transformar em uma terra sem lei e sem autoridade. E o que causa espanto é o fato da violência ser promovida por jovens com idade variando entre 14,15,16, 17 anos atingindo velhos conhecidos da Polícia Civil, que prende mas a justiça os coloca em liberdade.
A praia existente no bairro é o ponto de encontro dessa gentalha que não estuda e nem trabalha. Tal indicativo força os jovens desocupados a sair em busca de dinheiro para comprar bebida alcoólica, maconha, cocaína e outros tipos de drogas que contribuem para 'engordar' o número de delinqüentes que vivem em tais bairros.

: QUAL É A POLÍTICA CULTURAL DOS TUCANOS?



 “Santarém, Santarém da Conceição / Do primeiro festival da canção..." Este trecho da música de autoria do Mestre Laudelino Silva, revela a grande predestinação de Santarém, a Pérola do Tapajós, pelos festivais de música popular. Porém a gente toma um susto ao perceber que nos oito anos do Governo Maria do Carmo do PT, não houve nenhum festival de música popular aberto ao público em geral.
Por Nelson Vinencci
Todos sabem que Cultura não é prioridade de nenhum governo, pois não enche barriga de ninguém, além de dar muita dor de cabeça aos políticos, pois artista é “pedichão”, reclama de tudo, quer tudo de graça e adora criticar se algo deu errado, tudo o que a politica odeia, então política cultural é coisa distante de qualquer prioridade de governo, e por ser segundo plano não tem dinheiro para investimentos sérios.
Acompanhei o Governo petista da Maria do Carmo e apesar de ser músico e compositor de festivais, tive que concordar com o Everaldinho, Secretário de Planejamento do Governo Maria, que resolveu transformar os festivais tradicionais de música popular, em um projeto mais interessante e necessário, pois seria muito idiota da minha parte, ignorar uma atitude como essa, que beneficiou justamente quem mais precisava.
O projeto Arte Na Escola que o PT implantou no município, foi um sucesso absoluto. Entre os itens do Projeto, um contemplou os Festivais de músicas nas escolas municipais, que revelaram astistas mirins das periferias, mostrando para os santarenos uma nova realidade cultural - centenas de crianças artistas, pobres sem nenhuma condições de incentivo para que demonstrassem seus talentos, pois o Projeto veio como a salvação.
Fui jurado de uma finalíssima na Praça São Sebastião, chorei ao me ver ali naquele palco na figura de meninos se apresentando, verdadeiros artistas, titubeando nas armadilhas da arte de cantar e tocar, aprendendo e descobrindo o que um dia alguns irão fazer definitivamente em suas vidas -, o público vibrante torcendo pelos pequenos um espetáculo de cidadania e de responsabilidade social, um sucesso.
Saí dali convencido de que não deveria ter festivais de música popular para adultos, pois seria dinheiro investido em benefício de muito pouca gente, artistas já consagrados e encaminhados na vida, diferente do 'Arte na Escola', que vai na raiz da cultura, pegar o artista ainda aflorando para a vida e lhe dar a chance de mostrar essa coisa inexplicável que nasce em muito pouca gente deste mundão de meu Deus - a arte.

sábado, 23 de março de 2013

Prefeito de Novo Progresso é o novo ditador da região Oeste do Pará

" Ele se apresentou como BOM PASTOR, ai a população confiou, votou nele, e AGORA vem sofrendo as consequências". 
Romanholi de BONZINHO não tem nada!
Parece que a população do município de Novo Progresso não tem sorte mesmo com seus administradores, após o desastre administrativo provocado pela ex-prefeita Madalena Hoffermam, AGORA os munícipes vem sendo obrigados a Engolir as barbaridades do atual prefeito, o madeireiro Osvaldo Romanholi(PR). A redação tem recebidos centenas de e-mail de eleitores solicitando providencia da imprensa contra os atos arbitrários e ditador imposto pela mão de Ferro do referido madeireiro que só age em seu próprio beneficio.
Romanholi foi eleito usando imagem de “BOM PASTOR”, fato que o fez ser a melhor opção para administrar a cidade de Novo Progresso que vinha sendo administrada por um grupo que também não agradou o povo.
As Conselheiras: Ceiça, Carmem, Elielma e Carla reclamam
da falta de apoio do prefeito Ditador
O município todo está abandonado, a saúde é um caos, educação vive seus piores momentos, a estradas e vicinais intrafegáveis, ou seja, a população vem comendo o “Pão que o Diabo Amassou”. Uma triste realidade para um município com tamanho poder de crescimento.  
Novo Progresso fica n região da Santarém-Cuiabá, distante de Santarém á cerca de 700 quilômetros.
Ameaça de Morte-A professora Nubia Silvana Lima Machado Franchini (Foto), representante do SINTEPP de Novo Progresso , registrou por volta das 10h de quarta-feira(20/03) um Boletim de Ocorrência no Plantão Policial, contra o assessor do Prefeito Osvaldo Romanholi(PR), Donizete Severino Duarte, 56 anos, por ameaça de morte. 
Nubia foi nomeada no inicio do ano como chefe do departamento de cultura do município, mas por discordar de algumas ações do atual prefeito e de alguns chefes do alto escalão , pediu demissão e voltou para sala de aula onde é professora a mais de 10 anos no município. 
Núbia: ameaças de MORTE para calar
Nubia é  Coordenadora de assuntos jurídicos do SINTEPP sub sede de Novo Progresso, e lidera uma paralisação marcada para próximo dia (26/03), reivindicando salários atrasados e melhorias para classe. 
Conselho Tutelar pede socorro-A falta de estrutura do Conselho Tutelar é enorme, o descaso está à vista de todos, nem um telefone celular próprio do conselho eles tem, segurança e salas reservadas para atendimentos muito menos, móveis caído aos pedaços e tudo que não poderia estar acontecendo acontece no Conselho Tutelar devido à falta interesse do atual prefeito Osvaldo Romaholi. Revoltadas, as conselheiras tutelares de Novo Progresso que tem na presidência Ceiça Pantoja, convocaram a imprensa para relatar a atual situação do Conselho.
Ceiça apontou diversas inoperâncias no local de trabalho tais como: Falta de mesa, cadeiras, armários, tinta para impressora e até papéis.O descaso é geral, denunciou as Conselheiras. 

Amucan eleger prefeito de juruti na presidência da entidde

Por  Rui Neri

Marquinho Dozane junto com os novos membros da diretoria da Amucan
Prefeito Marquinhos é o novo presidente
da Amucan, região da Calha Norte
Terminou no final da tarde desta sexta-feira a eleição para definição da nova diretoria a Associação dos Municípios da Calha Norte (Amucan). Apenas uma chapa encabeçada pelo prefeito de Juruti, Marquinho Dolzane (PSD), foi apresentada. Após uma longa conversa com os prefeitos presentes e representados, ficou definida a chapa que vai dirigir os destinos da entidade por um ano podendo ser prorrogado por igual período. A diretoria executiva ficou assim:
Presidente: Marco Aurélio Dolzane do Couto (Juruti)
Vice-presidente: Mário Henrique Guerreiro (Óbidos)
Secretária: Adriana Pereira (Curuá)
Tesoureiro: Marcílio Picanço (Terra Santa)
Esteve presente ainda à eleição o prefeito de Oriximiná, Luiz Gonzaga Viana Filho e os representantes das prefeituras de Alenquer, Faro, Prainha e Anajás, este último o mais novo Município filiado da Amucan.
Por ocasião da posse, o prefeito Marquinho disse que pretende fazer com que a Amucan continue sendo cada vez mais parceira dos prefeitos da região da Calha Norte a fim de contemplá-los com recursos e programas que melhorem a vida da população.
Marquinho disse ainda que pretende tornar os prefeitos associados da Amucan mais próximos com a realização de reuniões descentralizadas nos municípios, sendo que a primeira reunião deve ocorrer em Juruti no mês de julho, quando os prefeitos da Amucan devem fazer uma visita ao projeto de extração de bauxita da Alcoa no município.
Todos os nove municípios presentes apoiaram o nome de Marquinho para presidente da Amucan. A sede da Amucan está localizada à Travessa Alferes Costa, 2808, entre 25 de setembro e Duque de Caxias, bairro Marco. O telefone é (91) 3216-3000.

sexta-feira, 22 de março de 2013

NOTA DE ESCLARECIMENTO: VITÓRIA DO XINGU ATENDE 100% DOS ALUNOS COM TRANSPORTE ESCOLAR


Foi publicado no dia 7 de março do corrente ano, que o Município de Vitória do Xingu, localizado no sudoeste do Estado, foi obrigado, em determinação da Juíza Cristina Collyer Damásio, da 4ª Vara Cível da Comarca de Altamira, concedida no dia 04 de março de 2013, em decorrência de Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público, a fornecer transporte escolar para os alunos da rede municipal de ensino, de forma segura, eficiente e continuada, em razão de que foi constatado que a falta de oferta de transporte escolar no município estava obrigando as crianças abandonarem a escola.
Cumpre destacar, que a matéria publicada, omitiu, dados relevantes do processo, a qual, da forma como foi divulgada, induziu os leitores a uma interpretação equivocada da notícia, levando a entenderem tratar-se de fato ocorrido na atual gestão, o que não é verdade. 
Alunos são atendidos normalmente pelo governo do atual prefeito Vando Amaral  
Na verdade, foi omitido dos leitores, indevidamente, que trata-se de um processo do ano de 2010, mais precisamente do mês de abril daquele ano, ajuizada pelo Ministério Público Estadual, Ação Civil Pública com Obrigação de Fazer, contra o Município de Vitória do Xingu, processo nº 0000695-74.2010.814.0005 – TJE/PA, que à época estava sob a gestão do ex – Prefeito, senhor Liberalino Ribeiro de Almeida Neto, o qual somente agora, em 04 de março de 2013 teve o seu término a nível de 1º Grau, através da sentença lavrada pela digna magistrada da 4ª Vara Cível, Doutora Cristina Collyer.    
O Procurador Geral do Município de Vitória do Xingu, Arnaldo Santos da Cruz, esclareceu que, naquele mesmo ano, ou seja, 2010, foi concedida a Tutela Antecipada, espécie de Medida Cautelar, na referida ação movida pelo órgão ministerial, na qual foi determinado a gestão municipal à época sanar a irregularidade constatada, no prazo de 30 (trinta) dias, sob pena de aplicação de multa diária no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).
Informou, ainda, que foi realizada audiência de instrução e julgamento, no dia 13 de agosto de 2012, já sob a gestão do atual prefeito, senhor Erivando Oliveira Amaral, ou seja, mais de 02 (dois) anos depois do ajuizamento da ação e da concessão da tutela antecipada, na qual foram ouvidas várias testemunhas, tendo estas, afirmado que o problema foi solucionado. 
Que a sentença prolatada no dia 04 de março de 2013, pela Juíza da 4ª Vara Cível, Doutora Cristina Collyer, veio apenas ratificar, confirmar, o que foi determinado por ocasião da concessão da Tutela Antecipada em 2010, ou seja, tão somente julgou procedente a ação ajuizada à época.
A Secretária Municipal de Educação, Leane Lima Oliveira, declarou que atualmente, há 3.600 (três mil e seiscentos) alunos matriculados na rede municipal de ensino, dos quais 1.200 moram na área rural, e que 100% (cem por cento) das crianças têm transporte para ir à escola. 
Este atendimento é disponibilizado com recursos do Programa Nacional de Transporte Escolar/PNAT e do Município e ressalta que uma das prioridades da gestão do Prefeito Erivando Oliveira Amaral, Governo “O Progresso é para Todos”, é a educação para todos.

Consenso: Prefeitos vão aclamar Banha na presidência da Amut

Prefeito de Uruará escolhido em consenso pelos prefeitos

“Chapa única encabeçada pelo prefeito Everton Moreira, o Banha do município de Uruará, será aclamada como nova diretoria da Associação dos Municípios da Transamazônica e Santarém-Cuiabá(AMUT)”.

Já está definido para a próxima terça-feira, (26), às 11 horas da manhã a eleição da nova diretoria da Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará - AMUT. A eleição acontecerá no auditório da Prefeitura Municipal de Uruará, onde representantes dos 21 municípios que compõem a entidade, se farão presentes.  
Apenas uma chapa foi oficializada e inscrita conforme reger o estatuto da entidade para concorrer à presidência, formada pelos prefeitos: Everton Vitoria Moreira (Presidente), do Município de Uruará; Danilo Vidal de Miranda (Vice-presidente) do Município de Trairão; Edilson Cardoso de Lima (1º Secretário) do Município de Porto de Moz e Raulien Oliveira de Queiroz (Tesoureiro) de Jacareacanga.
O prefeito de Santarém, Alexandre Von ainda tentou articular o lançamento de sua candidatura, no entanto não chegou a ser oficializada.
AGORA a pouco o prefeito Everton Vitoria Moreira, o Banha, informou a sua aclamação por unanimidade e que está definido a programação dos transmites da eleição para dia 26, uma terça-feira.
“Representar a entidade como presidente, nos dá mais força para buscar recursos nas esferas Estadual e Federal. Iremos trabalhar em parceria com os 21 prefeitos que compõem a AMUT, objetivando a integração administrativa dos municípios, bem como a articulação dos mesmos, na defesa dos problemas regionais, e da necessidade de haver uma organização que esteja acima dos interesses políticos, sempre voltados para o interesse da população”, destacou o futuro presidente da AMUT. O atual presidente da Amut é o ex-prefeito de Rurópolis Aparecido Silva.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Oposição " Amarela" diante da presença de Fuzica em Brasilia Legal



"Oposição", Antônio Paulo Xavier, Ulisses do Gigico, Preto do Satiro e professor Gilmar Lira
"O vereador Ulisses do Gigico (PPS), para uma conversa com o prefeito em  particular, o que foi prontamente atendido. No pé de ouvido, Gigico pediu uma “ajuda” do prefeito de três mil reais, sendo recusado, afirmando que não tinha condições de atender tal pedido. Apesar do vereador Gigico ter pedido sigilo, o prefeito ao retornar à mesa do almoço expandiu a conversa arrancando gargalhadas de todos".

Aconteceu a tão esperada em sessão itinerante de 2013 da Câmara Municipal de Aveiro, sob a presidência do vereador Preto do Satiro, realizada na comunidade de Brasília Legal, na ultima terça-feira (19).  
Mais de trezentas pessoas compareceram ao salão paroquial, na expectativa de expor as muitas reivindicações existentes. Mas, não foi bem isso o que aconteceu. Fatos inusitados e curiosos mudaram o roteiro da reunião. O primeiro deles foi à presença não esperada do prefeito Olinaldo Barbosa, o Fuzica. E o que seria uma reunião onde a oposição aproveitaria para tecer criticas ao governo municipal e exposição dos problemas que a população vem passando, tornou-se um verdadeiro rasga seda.
Não apenas os vereadores da base aliada se derreteram em elogios, como também os vereadores de oposição aproveitando carona no ‘bajulamento’   e esqueceram totalmente dos comunitários que ficaram a ver navios. O que seriam cobranças e reivindicações transformou-se somente em elogios para o prefeito e o que os  vereadores iam cobrar como a  falta de medicamentos, falta de merenda na escola (não tem nem farinha para um chibé), limpeza publica, atraso de salário, inchaço da folha de pagamento, que é uma constante nessa administração, enfim, tantos problemas que o município vem enfrentando, ficaram para segundo plano.
Até o presidente da Câmara, Preto do Satiro, que dizem que é  o atual interessado no afastamento do prefeito, que também as más línguas afirmam que já esta em campanha visando a cassação de Fuzica, disse na reunião, em alto e bom, tom, que  se depender dele, o prefeito não ficará somente quatro anos, mas oito.
No final da reunião a insatisfação foi geral, já que a população não ficou satisfeita com tanta farsa e falta de responsabilidade dos vereadores, que são os seus representantes. Todavia a outra decepção publica aconteceu durante o almoço do prefeito Fuzica na residência do vereador Irani Bechara (PPS) juntamente com sua base aliada.
Lá, foi procurado pelo vereador Ulisses do Gigico (PPS), para uma conversa com o prefeito em  particular, o que foi prontamente atendido. No pé de ouvido, Gigico pediu uma “ajuda” do prefeito de três mil reais, sendo recusado, afirmando que não tinha condições de atender tal pedido. Apesar do vereador Gigico ter pedido sigilo, o prefeito ao retornar à mesa do almoço expandiu a conversa arrancando gargalhadas de todos.
Não é de hoje que Gigico fala publicamente que não tem compromisso com  eleitor, pois seus votos foram comprados, por isso, sua prioridade é o seu retorno financeiro e depois talvez ajudar seus eleitores. Moral da historia:  o prefeito não tem oposição no município, a não ser nos bastidores. Os vereadores  Antônio Paulo (PSC), Preto do Satiro(PSC), Ulisses do Gigico (PPS) e Gilmar Lira (PR), estão apenas esperando uma oportunidade para comer na mão do prefeito, que por sua vez, diz aos quatro cantos que eles não tem nenhuma credibilidade nem para ser, o que fato deveriam ser:  oposição.

Polêmica – Vereador investiga recursos da praça da bíblia


Usando a tribuna na manhã de segunda-feira, 18/03, o vereador Dayan Serique (PPS), cobrou esclarecimento sobre a conclusão da Praça da Bíblia

No local da praça só encontramos mato e um amontoado de entulhos
No local da praça só encontramos mato e um amontoado de entulhos
Usando a tribuna na manhã de segunda-feira, 18/03, o vereador Dayan Serique (PPS), cobrou esclarecimento sobre a conclusão da Praça da Bíblia, em Santarém, Oeste do Pará, que já vem se arrastando há anos e até hoje a mesma não foi concluída e, segundo denúncias que começam a aparecer em jornais escritos, blogs e site de notícias, dão conta que os recursos destinados a obra podem ter sido desviados, o que tem tirado o sono da população santarena, principalmente o segmento evangélico que sonha com um espaço cultural deste porte para a realização de suas celebrações.
O valor total deste investimento supera o montante de R$ 3.000.000,00 sendo que a primeira etapa, nem foi concluída, mas tem um aporte financeiro de R$ 1.589.674,00, mas se resume a um amontoado de tijolos e uma placa jogada na frente da obra.

As versões são muitas sobre esta praça. Comentários oriundos da voz pública dizem que parte deste recurso (R$500 mil) foi investido no Movimento Pró-Estado do Tapajós, outras dizem que foi simplesmente desviado. O vereador Dayan Serique afirma que não vai deixar esta situação do jeito que está, vai aprofundar as investigações sobre o fato e ele, juntamente com a bancada evangélica (Geovani Aguiar (PSC), Silvio Amorim (PRTB) e Chiquinho da Umes (PSDB)) irão fazer de tudo para que a Praça da Bíblia seja concluída e que caso seja comprovado desvios os culpados sejam punidos.
Dayan Serique acena com CPI
Fatos: O que era para ser um espaço de lazer, prática de esportes e de fomento da cultura local está se tornando uma dor de cabeça à população santarena e para os responsáveis pela fiscalização do suo dos recursos públicos. O motivo é a paralisação e o sumiço dos recursos que deveriam ser utilizados na construção da então denominada Praça da Bíblia, no bairro do Aeroporto Velho, em Santarém. A obra orçada em mais de R$ 3 milhões teve o dinheiro de sua primeira etapa liberado ainda no ano de 2011. O valor líquido foi de R$ 1.589.674,00. “Passados os 12 meses previstos para a conclusão dessa primeira etapa, o que se vê no local são entulhos e restos de materiais. O retrato do abandono e do mau uso dos impostos pagos pelo cidadão santareno. Já solicitamos informações do Executivo municipal sobre o destino desse recurso e esperamos pela resposta o mais rápido possível para que se possa dar uma resposta à sociedade santarena, que cobra explicações”, disse o vereador Dayan Serique.

PRF prende 'Louro do Maracanã' acusado de receptação de veículo furtado


PRF prende comerciante acusado de receptação de veículo furtado 

Policiais Rodoviários Federais prenderam em flagrante na manhã de ontem (20), o comerciante João Raimundo da Silva, vulgo 'Louro do Maracanã' (foto), 56 anos, residente na Rua Angelim, no bairro Maracanã, em Santarém, no oeste do Pará, acusado do crime de receptação.
Segundo informações policiais, os PRFs estavam fazendo uma fiscalização de rotina na Rodovia Santarém/Cuiabá, quando, por volta das 10:30 horas, abordaram um veículo GM/Celta Spirit, placa NEO-0282, que era conduzido por'Louro do Maracanã', e quando foi feita pesquisa junto ao sistema da PRF, os policiais constataram que o citado veículo tinha ocorrência de furto/roubo na cidade de Macapá/AP.

Índios continuam acampados no canteiro de obras de Belo Monte

A invasão ocorreu na madrugada desta quinta-feira (21). Um grupo de índios invadiu o sítio Pimental, um dos canteiros de obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte, em Altamira, no sudoeste do Pará.
A informação foi confirmada pelo Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM). De acordo com o CCBM, cerca de 50 indígenas, fizeram a ocupação, que foi pacífica. Por questões de segurança, as atividades no canteiro de obras foram paralisadas.
Este mês, a juíza da primeira vara cível de Altamira concedeu um mandado proibitório que determina que os movimentos sociais Xingu Vivo e o Movimento de Atingidos por Barragens (Mabe) não realize qualquer ação em canteiros, sedes administrativas e escritórios de Belo Monte. 
No documento, a juíza diz que os movimentos estão impedidos de invadir, ocupar, depredar bens e impedir o acesso de funcionários aos canteiros de obras. Em caso de descumprimento, os movimentos vão pagar multa de R$ 50 mil, além de ter que pagar quaisquer prejuízos causados aos responsáveis pela obra.


Operação "Alva" reprime crimes na cidade de Rurópolis


Abordagens e revistasAs Polícias Civil e Militar divulgaram os resultados da operação policial “Alva", para prevenir e reprimir crimes, na cidade de Rurópolis, oeste do Pará. Estiveram em atuação policiais militares de Rurópolis, sob o comando do capital Expedito Mattos e do delegado Ariosnaldo Vital Filho, e ainda os policiais militares – sargento Gilson Vidal, soldados Diego Alessandro, JackMiller e Sá Oliveira, e investigador Hércules Araújo. Também, integraram a ação as conselheiras tutelares Rose, Dayane e Adelinda Oliveira. 
Ação policial










De acordo com o delegado, a concentração da equipe aconteceu na 17ª CIPM, onde o planejamento operacional foi esquematizado por ambas as Polícias e executado nos bairros e zonas geográficas do município em que há maior índice de furtos a residências e roubos, como os bairros Alvorada, Arroz, Bom Jardim, Lagoa, Planalto, Vila Nova, Boa Vista, Leitoso e Centro. Os trabalhos policiais se iniciaram, por volta de 23 horas do dia 16 e terminaram somente no dia seguinte.

Bandido tem que ler livro para reduzida pena em Santarém


Um livro lido integralmente equivale a quatro dias de redução na pena, mordomia ou cultura 


Detento que ler livro deve ter pena reduzida em Santarém
O objetivo do juiz é desafogar o sistema penal
O juiz da 9ª Vara de Execução Penal do Pará em Santarém, oeste do Pará, chamou educadores da Penitenciária Agrícola Silvio Hall de Moura, na comunidade Cucurunã, para propor a redução de pena do detento que esteja estudando. O objetivo é desafogar o sistema penal da cidade, que já está no limite.
Por exemplo, o detento que conseguir ler um livro indicado pelo Ministério da Educação (MEC), terá quatro dias reduzidas na pena.
“Não basta dizer que leu, ele vai ter que demonstrar que houve a leitura integral e que ele conseguiu tirar a compreensão que se espera daquela leitura”, afirma o juiz da 9ª Vara Penal de Santarém, Francisco Coimbra.

A Liberdade de expressão


A Liberdade de expressão, assim como a liberdade religiosa e tantas outras conquistas não podem retroagir, muito menos ser atacada, pelo contrário, devem ser fortalecidas a cada dia. É preciso que saibamos conviver com as diferenças e aprendermos que o certo nem sempre é aquele que concorda com que a gente fala ou pensa, pois vivemos em um país democrático, onde o Estado democrático de direito deve prevalecer assim como o pensamento plural e divergente.
Entristece-me muito ver agentes políticos ao ser interpelados pelas mídias sociais, blogs e jornais assacarem que estão sendo vítimas de perseguição, quando na verdade estão sendo apenas inquiridos, questionados e esse é o papel da imprensa, que tem a obrigação de trazer luz sobre os fatos, de investigar e buscar a realidade dos acontecimentos. O que não pode é sufocar, abafar ou tentar desqualificar o papel da imprensa, pois como já dizia Voitare “Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o ultimo instante seu direito de dizê-la”. Esse é o espírito que deve reinar e não o de cercear o direito a informação e a liberdade de imprensa e expressão.
Quem detém um mandato eletivo, é pessoa pública, então, já sabe que suas ações serão sempre alvo de jornais, blogs, sites e das mídias sociais, desta forma, não adianta achar que a imprensa é inimiga ou que é isso ou aquilo, a imprensa nada mais é do que o canal de informação que a população tem, é quem divulga as mazelas, os corruptos, as leis, os direitos dos cidadãos, e para chegar aonde chegou, muito lutaram, muitos foram mortos, lutando pelo fim ditadura, pela liberdade de expressão e de imprensa.
Finalizando, quero aqui citar a frase da presidente da República Dilma Rousseff, ocupante do maior cargo político do Brasil, tanta vezes criticada pelos meios de comunicação, mas com espírito elevado, destacou a importância da imprensa, na abertura da 15ª Conferência Internacional Anticorrupção, e assim se pronunciou “Estou convencida de que, mesmo quando há exageros, e sabemos que em qualquer área eles existem, é sempre preferível o ruído da imprensa livre ao silêncio das ditaduras”.
Dayan Serique e Pedagogo, Pós Graduado em Administração, Acadêmico de Direito, Blogueiro, Vereador e articulista da revista AGORA. 

Você se Lembra? Navio Lobo D`Almada


O navio “Lobo D’Almada”, construído na Holanda em 1955,  pertencia a SNAPP - Serviço de Navegação e Administração do Porto do Pará. Por vários anos atendeu a grande demanda de passageiros em suas confortáveis acomodações. Fazia viagens para o Baixo Tocantins, Marajó e Baixo Amazonas. O navio acabou abandonado num dos portos à margem da baía de Guajará, num cemitério de navios, em virtude de uma disputa judicial


.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Peninha: “Eliene não tem preparo para ser prefeita e Itaituba está o caos”


Da redação do Blog do Xarope
Peninha: 7 mandatos pelo voto popular
 “ Com cerca de 7 mandatos consecutivos, cerca de 24 anos, e que somente  justiça abortou, fato que na minha opinião foi pura perseguição politica, Luis Fernando Sadeck dos Santos, o popular Peninha resolveu abrir o bico e denuncia várias irregularidades no novo governo e afirma que a prefeita Eliene Nunes(PSD)prefere viajar a passeio, a administrar o município. Diz ainda que de administradora ela não tem nada e a população sofre com o caos implantado em seu governo, expondo detalhes das ações que vem trazendo inúmeros prejuízos à população”.  


Peninha, famoso por não ter travas na língua, inicia a entrevista falando sobre as ruas de Itaituba, que estão sem as mínimas condições de trafegabilidade. E pela demora em iniciar os trabalhos a situação pode ficar  irreversível, sem condições de sequer realizar uma operação tapa buracos.  Os transtornos, segundo o vereador, vão desde a simples trafegabilidade ate aos prejuízos enormes que estão sendo causados por conta da buraqueira, da falta de limpeza e manutenção das bueiras. 
Peninha: Eliene e Dico será um atraso para o município de Itaituba 
“Foram registradas sete vitimas fatais em decorrência da falta de manutenção das ruas. Motoqueiros que vão  desviar dos buracos e acabam sendo atropelados por outros motoristas que também não tem como se defender das crateras”, que segundo ele, a tentativa da prefeita que não deu certo foi tapar os buracos com arreia e brita o que provocou ainda mais acidentes nas ruas. E pra acabar de completar a prefeita Eliene Nunes ainda desativou a fabrica de asfalto alegando problemas nas máquinas. “Essa fabrica vem produzindo asfalto há trinta anos em Itaituba”, diz revoltado com o governo atual.
Ele ressalta que os alagamentos em vários bairros, não passam de falta de vontade politica da prefeita em pelo menos dar manutenção e limpeza nas bueiras e recolher o lixo da cidade. “Dezenas de famílias tiveram seus moveis estragados e o comercio fechado, causado enormes prejuízos para muitos”.  
Na saúde, foram demitidos todos os médicos, inclusive o medico Marcio Miranda que trabalhava no hospital há 17 anos. Além  disso, todos os enfermeiros e trabalhadores na saúde que tinha o sobrenome de Aguiar também foram demitidos, trazendo enfermeiros de Santarém para ocupar o lugar.  Com a falta de experiência destes, até morte já ocorreu. Ele conta que certo dia desses encontrou uma família revoltada por ter perdido um parente por causa da falta de experiência  dos novatos que levam muito tempo ate para preencher as fichas usuais de entrada e saída do hospital. Além disso, os exames de analises clinicas      que eram ofertados a população foram  cancelados, além da falta de atendimento em vários aspectos da saúde, como por exemplo, uma equipe de especialistas que atendia  uma vez por mês no município, e que tiveram seus contratos cancelados sob a alegação de que seriam contratos outros especialistas para morar em Itaituba. Até a casa de apoio que funcionava em Santarém já foi desativada.
Mas, a falta de preparo do governo não para por aí. Peninha expõe que a escola chamada de Boa cooperadora,  foi fechada para abrigar a igreja da qual a prefeita faz  parte. Os pais das crianças que iriam ficar sem estudar, cerca de 500 famílias, entraram na justiça e ganharam o direito de ter uma escola, e vejam só, a prefeita Eliene recorreu da decisão , indo contra o direito da população de ter educação, e olhem que ela é uma professora que se diz defensora da educação de qualidade. Todavia, perdeu na Justiça, e o Tribunal manteve a escola funcionando gratuitamente.
Com a experiencia dos seus quase 7 mandatos, ele salienta que poderia ficar um dia inteiro falando sobre a falta de visão do governo, assim como a falta de responsabilidade com a população sequer para cumprir com as suas promessas de campanha que a população inocentemente acreditou. Ultimamente mandou acabar com o transporte coletivo, alegando que o processo estava ilegal, penalizando assim mais uma vez a população.  No aeroporto, a administração impôs uma tabela de horário pra distribuição de aguá de acordo com a determinação dela. Além disso, as obras que deveriam ser continuadas, todas foram paralisadas, sendo que outra das maiores preocupações  de Peninha nesse momento é também com as centenas de familiais que já estão isoladas por falta de manutenção das vicinais.
Falta merenda escolar, transporte, escolas caindo aos pedaços, pessoas sendo contratadas pela administração publica sem o devido pagamento, as casas populares com muitos problemas. “Todos os dias explodem pequenos e grandes problemas que não estão sendo solucionados como deveriam. Foi deixado seis milhões e a prefeita já recebeu de janeiro a março, cerca  de vinte e cinco milhões de reais”, diz Peninha, que ainda afirma que a população está vivendo como nunca viveu uma  era de desprezo político por conta da incompetência do governo atual que ainda eleva o  nepotismo, a perseguição e a falta de responsabilidade social como os principais feitos dos seus primeiros meses de governo.
Na minha opinião, este vai ser o pior governo já visto pela população de Itaituba, disparou com ar de muita preocupação Peninha. 

Educação quer comprar medicamentos em Monte Alegre


Os processos licitatórios cheios de coincidências suspeitas continuam sendo realizados em várias prefeituras de quase todo pais, sem que a Lei 8.666, seja realmente aplicada tal e qual. Parece que a vontade de garantir um caixa extra é muito maior do que a preocupação de parar na cadeia, ou, ser mais um suja com possibilidade de ser também inelegível.

Josualdo Monteiro(JUCA), atual secretário de Finanças e Planejamento já foi SEC. de Educação em Vitória do Xingu
Parece que nada disso abala certos prefeitos, esse é o caso do prefeito de Monte Alegre, Sergio Monteiro do PT, que abriu licitação para compra de medicamentos, através da secretaria de Educação.
Coincidência ou não, o resultado do processo licitatório deverá ser divulgado, no dia primeiro de Abril, dia da mentira.
Para suprir necessidades do hospital municipal, que na realidade são deveres do poder publico, até aí tudo bem. O que não pode é subestimar a inteligência da população. Se os aspectos relacionados a saúde tem sua pasta, a  Semsa, então as necessidades devem ser supridas através da mesma e não da educação como foi feito.
É preciso saber agora como é que o prefeito vai prestar contas ao Tribunal.
Só como observação, o atual prefeito é medico e o atual secretário de finanças Juca Monteiro, é seu irmão e já foi secretário de educação em vários município, o último em Vitória do Xingu.
A redação do Xarope tentou via celular localizar o prefeito por várias vezes, porém as ligações não foram atendidas.

Policiais barrigudos serão afastados da corporação até que fiquem em forma

Olha o tamanho da PANÇA do PM no centro de Santarém

Por determinação do Governo Federal, as secretarias de segurança pública, em todos os estados brasileiros, terão que afastar os policiais barrigudos da corporação, até que eles fiquem em forma e aptos para correr atrás de bandidos. 
Para o governo, a medida de afastar estes policiais é necessária porque, a maioria dos bandidos são magrelos e correm muito. Já o policial fora de forma não consegue alcançar o pique o meliante. 
O policial fora de forma terá 90 dias para zerar a barriga e retomar as atividades. Quem não conseguir continuará suspenso por mais 90 dias. 


Prioridade ou não, os médicos pesam mais de um milhão no Trairão

Danilo Miranda prefeito do município de Trairão

É certo que muitos prefeitos de vários municípios no interior do Pará têm o mesmo problema: a falta de médicos disponíveis para justamente morar no interior e por isso elevam o salario na tentativa de chamar a atenção e assim suprir a grande demanda desses profissionais.
É por isso, que o prefeito do município de Trairão, Danilo Miranda, destinou o valor de 1,5 milhão no decorrer do ano de 2013, para a contratação de três médicos.   
Os contratados pelo prefeito Danilo Miranda (PMDB) são:
- Valdir Simon (cirurgião geral): R$ 377.056,32/ano
- Alberto Junio (clínico geral): R$ 412.611,96/ano
- Myrian Patino Cuba (médica auditora): R$ 341.500,80