sábado, 2 de fevereiro de 2013

Zezão do abacaxi é apontado como responsável por exploração ilegal de garimpo

A pedido do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM), a Justiça Federal determinou, em caráter liminar, a suspensão de qualquer atividade de pesquisa mineral ou de extração de ouro na área do garimpo Rosa de Maio, localizado ao sul do município de Maués – a 260 quilômetros de Manaus -, no rio Parauari.
A multa diária em caso de descumprimento foi fixada em R$ 5 mil.
A decisão decorreu de ação civil pública ajuizada pelo MPF/AM, em agosto de 2012, contra o garimpeiro Francisco Assis Moreira da Silva, conhecido como “Zezão do Abacaxi”, por causar danos ambientais decorrentes da exploração ilegal da atividade de extração de minério de ouro, desde a década de 70, no garimpo Rosa de Maio.
As empresas CRC do Brasil Mineração Ltda. E Maués Mineração Ltda. Também são alvos da ação.
De acordo com as investigações, ficou comprovado que as duas empresas também se beneficiaram das pesquisas minerais e da exploração ilegal de ouro no garimpo Rosa de Maio por mais de dez anos e, por isso, também são consideradas pelo MPF/AM responsáveis pelos danos ambientais provocados pela atividade na bacia do rio Parauari.
Nos pedidos finais, o MPF/AM requer a condenação dos processados à recuperação e compensação dos danos ambientais produzidos pela exploração de minérios no local. A ação também requer que o garimpeiro e as empresas de mineração devolvam ao patrimônio da União, em valor a ser apurado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e corrigido monetariamente, o correspondente à extração de ouro realizada na área.
A ação civil pública segue em tramitação na 7ª Vara Federal no Amazonas, sob o nº 13609-68.2012.4.01.3200.
Garimpo histórico
O garimpo Rosa de Maio foi identificado pelo setor técnico-científico da Polícia Federal no Amazonas (PF), em 2009, como um dos dois garimpos que ainda estavam em operação na região.
Ao todo, foram apontadas cinco frentes de lavra de minérios na área do garimpo. Danos ambientais visíveis como desmatamento de vegetação em área de preservação permanente à margem dos rios e ao redor de nascentes e assoreamento de igarapés entre outros.
Durante a visita ao local do garimpo, em 2009, a Polícia Federal apurou que o garimpo Rosa de Maio pertencia a Francisco Assis, conhecido como “Zezão”, morador da cidade de Itaituba, no Pará, e que o garimpo teve início por volta de 1975.
No auge das atividades, segundo os relatos colhidos pela PF, a área chegou a reunir 200 garimpeiros e nove maquinários. Na época das diligências realizadas pela PF, a produção informada foi de 1,5 quilos de ouro por mês, sendo que 70% ficava para o dono do garimpo e 30% para os garimpeiros.
Na conclusão do relatório técnico, os peritos da PF confirmaram a existência de extração mineral de ouro recente no garimpo Rosa de Maio e constataram que a área degradada pela atividade nos últimos 50 anos era de aproximadamente 1.065 hectares.
Confissão
O próprio processado Francisco Assis Moreira chegou a admitir ser o responsável pela extração mineral no garimpo Rosa de Maio durante aproximadamente 30 anos, em interrogatório realizado na Delegacia de Polícia de Itaituba, como parte de um inquérito conduzido pela Polícia Federal do Amazonas.
Com base nas investigações, ele foi denunciado criminalmente pelo MPF/AM em junho desse ano por crime contra o patrimônio, pela usurpação de bens da União sem autorização legal.
A ação penal tramita na 7ª Vara Federal do Amazonas, sob o nº 10744-72.2012.4.01.3200.
Em reportagem publicada pelo jornal Folha de São Paulo, datada de 24 novembro de 1991, Francisco Assis Moreira da Silva, o “Zezão do Abacaxi”, foi apontado como o garimpeiro mais rico do Brasil, com uma fortuna avaliada à época em US$ 20 milhões, a qual ele administrava pessoalmente e sem a mediação de bancos.
A reportagem afirma também que a produção do Rosa de Maio – que ele teria comprado do primeiro proprietário por 20 quilos de ouro -, chegou a 110 quilos de ouro por mês.

Coisa do Capeta

Justiça autoriza servidor homossexual a alterar estado civil para casado

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Uma decisão da Justiça determinou que um servidor homossexual do Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, tenha o estado civil alterado de solteiro para casado. O funcionário agora poderá ter o companheiro como dependente, tendo acesso a plano de saúde e a outros benefícios que o órgão oferece. Trata-se de uma decisão liminar, expedida pela 8ª Vara Federal do Tribunal Regional da 1ª Região na última quarta-feira (30).
O companheiro do funcionário já havia conseguido a alteração no órgão público em que trabalha, apenas com a apresentação da certidão de casamento. No Itamaraty, no entanto, tiveram que pedir ajuda à Justiça.
Segundo a assessoria de imprensa do ministério, a dificuldade se deu por ser a primeira vez que a pasta recebeu uma certidão de casamento homoafetivo para fins de inclusão como dependente. O órgão informou que pretende resolver o assunto o mais rápido possível.
Apesar de a decisão do tribunal ser de primeira instância e de ainda caber recurso, a medida é vista como uma vitória pelos que militam a favor dos direitos dos homossexuais. "A ação é um mandado de segurança que exige direito líquido e certo. Em resumo, direito líquido e certo é um direito que se impõe de pronto, não necessitando de maior análise e produção de provas. O fato de se poder tratar de um direito homossexual em uma ação que não permite maiores discussões já é um grande avanço", avalia o advogado Ricardo Baraviera.  
Em Brasília, além de se guiar pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconhece a união estável entre pessoas do mesmo sexo, os cartórios tomam por base a Sentença Normativa 22087-7/2012, que reconhece não apenas a união estável, mas o casamento homoafetivo.
O diretor do grupo de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBTTT) Estruturação, Welton Trindade, diz que apesar de ainda ter muito o que avançar, o Brasil é referência internacional. "O casamento de pessoas do mesmo sexo já é bastante difundido no país e isso é muito positivo. Tenho 12 anos de ativismo e finalmente posso dizer que está ficando comum", diz.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 60 mil casais homoafetivos vivendo juntos no país.

‘Morreu nos meus braços’, diz tia de bebê vítima de calazar

A mãe da criança estava em prantos e a família inteira compartilhou a mesma dor. A tia, Ana Raquel Castelo, acompanhou a menina durante os 15 dias de internação. “Eu fazia força para ela acordar, ela só respirou fundo. Não teve mais jeito. Disseram que ela estava viva, ela não estava, ela morreu nos meus braços”, lembra.

‘Morreu nos meus braços’, diz tia de bebê vítima de calazarO velório da menina Thayla Cristina, de 7 meses, foi realizado na noite de sexta-feira (1), em uma igreja evangélica, no bairro de Aeroporto Velho.
A menina morreu de
calazar (leishmaniose visceral) na tarde de ontem, após ficar dois meses internada no Hospital Municipal.
A mãe da criança estava em prantos e a família inteira compartilhou a mesma dor. A tia, Ana Raquel Castelo, acompanhou a menina durante os 15 dias de internação. “Eu fazia força para ela acordar, ela só respirou fundo. Não teve mais jeito. Disseram que ela estava viva, ela não estava, ela morreu nos meus braços”, lembra.
Crianças também estiveram no velório emocionadas. A avó que perdeu a única neta também não segurou as lágrimas. “Minha única neta. Ela gostava muito de mim e eu gostava muito dela”, lamentou.


Foto: Reprodução/TV Tapajós

O laudo médico apontou infecção generalizada. De acordo com a coordenação técnica do Hospital Municipal de Santarém, a criança foi internada e respondia bem ao tratamento, até que o quadro clínico piorou. “A forma da leishmaniose visceral na criança, principalmente abaixo de um ano tem uma imunidade muito baixa. Este protozoário aproveita para proporcionar uma destruição medular nas suas defesas, propiciando um quadro de anemia, plaquetas baixas. Infelizmente, a forma grave se faz no quadro séptico, que é a infecção generalizada”, informou o médico do HMS, Fábio Botelho.

Arquibancadas a R$ 15 para Remo e São Francisco, torcida deve lotar Baenão

Ainda de acordo com o funcionário remista, os bilhetes estarão à disposição da torcida azulina das 10h às 17h do sábado (2), das 9h às 13h no domingo (3) e das 9h às 21h na segunda-feira (4).


(Foto: Daniel Pinto)
Arquibancadas a R$ 15 para Remo e São Francisco    (Foto: Daniel Pinto)Com o time já classificado às semifinais do Campeonato Paraense 2013, a diretoria do Clube do Remo resolveu diminiur o valor dos ingressos para a partida contra o São Francisco, às 20h30 da segunda-feira (4), no estádio Baenão, pela 6ª rodada da competição.
Uma vaga na arquibancada custará R$ 15 e uma cadeira R$ 40. Os bilhetes podem começar a ser vendidos a partir das 10h da manhã deste sábado (2), mas a comercialização ainda não foi confirmada.
“Os ingressos deviam ter chegado hoje, mas ainda não chegaram. Nós estamos ligando para a empresa que faz o transporte do material para saber se houve algum problema. No entanto, se eles chegarem ainda hoje as vendas devem iniciar amanhã (sábado)”, explicou o secretário do Remo, Mário Sérgio.
Ainda de acordo com o funcionário remista, os bilhetes estarão à disposição da torcida azulina das 10h às 17h do sábado (2), das 9h às 13h no domingo (3) e das 9h às 21h na segunda-feira (4). Mário Sergio também confirmou que o Remo vai colocar 27.500 ingressos à venda. 

Liberado pelo médico, Ricardinho reforça São Francisco

O São Francisco terá a volta do atacante Ricardinho, no jogo de segunda-feira, às 20h30, pelo campeonato paraense. Depois de desfalcar o time azulino por três jogos devido um estiramento muscular, o jogador foi liberado pelo médico Bruno Moura, e  treinou com elenco na tarde de ontem(31) no campo JQ, quando foi realizado um trabalho regenerativo para o plantel.
O técnico Osvaldo Monte Alegre vai observar o desempenho de Ricardinho no  treino com bola nesta sexta-feira , para definir se ele vai entrar jogando ou no decorrer da partida.
O atacante  Armando Maranhão já foi regularizado na federação, e será relacionado para os dois jogos  fora de casa. Já o meio campo Mário Augusto ainda não tem condições de jogo.
O Lateral esquerdo  Mauriam não vai  seguir com a delegação. Ele foi expulso no jogo contra a Tuna e segundo o gerente de futebol Alex Lins como ele não tem condições de jogar contra o Remo, a comissão técnica prefere levar um jogador para ficar a disposição nos dois jogos.
No coletivo desta sexta-feira, Osvaldo Monte Alegre vai escolher entre João Pedro e Jackinha o substituto de Maurian para o jogo contra o Clube do Remo.

JARDEL FORA DA POLITICA POR USO INDEVIDO DE ERÁRIO PUBLICO

 “Não tem mais jeito. Depois de tantas apelações judiciais,  AGORA o TSE mantém sua palavra batida com martelo em cima da mesa: Jardel Vasconcelos está mesmo fora da politica por oito longos anos, apesar de todas as tentativas de se manter no poder”.


Jardel: perde o mandato e 8 anos no gancho da justiça
Não adiantou de nada. Mesmo o ex-prefeito de Monte Alegre Jardel Vasconcelos ter recorrido à Justiça por várias vezes, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) manteve o indeferimento e apesar de ter “vencido” as ultimas eleiçoes,  o prefeito do municipio é o segundo colocado Dr. Sergio Monteiro.
Os motivos? Nao realizou prestação de contas de recursos da Fundação Nacional de  Saude. Comprou material que nao foi entregue, quer dizer, compra que nao apareceu; cheques compensados sem comprovação de despesa, sumiço de verbas de programas que nao funcionaram, e  muitas outras irregularidades, que mesmo ele tendo corrido atrás para juntar o leite derramado, foi impossivel todos os tribunais voltarem atras em suas palavras. Ou seja, irregularidades insanáveis e insanas, por assim dizer. 
A corrida - Jardel apesar de ter tido suas contas rejeitadas, disputou a reeleição, teve seu registro deferido em primeira instacia, mas o PT recorreu e foi cassado.
Os ministros Dias Tofolli e Marco Aurélio votaram a favor dele, entenderam que mesmo comprovado o ato lesivo ao erário publico não se estendia a área eleitoral. Nao tinha ato doloso. Mas os outros cinco ministros consideraram que somente o fato de nao ter prestado contas do que gastou, era por si só o ato doloso e indeferiram a candidatura.
Sérgio: tranquilidade para governar
Depois disso os advogados de Jardel recorreram ao TSE, mas a decisão foi a mesma: Jardel está cond
enado ao molho. Está fora do meio politico por oito anos. E vai ter que se contentar com isso, pois enquadrado na lei da Ficha Limpa, lembrando que nessa Lei, só entram os fichas suja, ou seja, comprovadamente aqueles que usaram o dinheiro do povo em favor proprio, que obteve vantagens do poder atraves de meios escusos e que agiu por meios corruptos com a intenção de se dar “bem” enfim, obter vantagens pessoais.
A má sorte dele, que significa a sorte da população,  é que embora a Justiça seja lenta ela chega. Enquanto isso, o prefeito Sergio Monteiro ja declarou o Municipio em estado de emergencia, e não foi por conta das fortes que cairam na semana passada. Mas exatamente pelas condiçoes de caos em que recebeu o municipio. Será que é o fim de mais uma novela?? Apesar da noticia ter sido divulgada ha uma semana, somente hoje (1º ) foi publicado no Diario Oficial.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Uma história de sucesso e credibilidade a serviço da advocacia

Dentre suas inúmeras vitorias nos tribunais ficou marcado na carreira do advogado  o retorno do ex prefeito de Aveiro Milanez Pinheiro, hoje já falecido , o recolocando por três vezes no comando da Prefeitura de Aveiro em uma guerra judicial que o ex prefeito teve com seu vice Reginaldo Maia.

Por Elias Junior
Dr. Raifram formou-se como Advogado no ano de 1996, na primeira turma de Direitos da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), logo em seguida fez á prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), foi aprovado e obteve o certificado de Habilitação de Nº 172/1997.
Na sequencia de sua carreira Raifram ,prestou serviços jurídicos para os municípios de Placas, Rurópolis  Aveiro, Belterra.
Na cidade de Rurópolis o advogado trabalhou por 12 anos no jurídico do município   sendo que 08 anos no Governo de José Paulo, 04 anos no governo de Aparecido, também foi procurador do município de Aveiro de 08 de Fevereiro de 2011 até Dezembro de 2012.
Dentre suas inúmeras vitorias nos tribunais ficou marcado na carreira do advogado  o retorno do ex prefeito de Aveiro Milanez Pinheiro, hoje já falecido , o recolocando por três vezes no comando da Prefeitura de Aveiro em uma guerra judicial que o ex prefeito teve com seu vice Reginaldo Maia.
Um outro caso que marcou a carreira vitoriosa do advogado foi a permanência da então vereadora Nilda Paixão, apos um grande embate contra o PT e por ultimo contra o PMDB, fato ocorrido na cidade de Belterra. 
Raifram hoje com 58 anos de idade, tem uma carreira consolidada e cheia de vitorias e sucessos, mais ainda em constante atividade, ele que e considerado pela mídia um dos mais experientes advogados de Santarém e um dos mais requisitados não só na cidade de Santarém mais em  todos os municípios do Oeste Paraense.
Vale ressaltar com muito orgulho que Dr. Raifram e um dos quatro representantes jurídicos deste meio de comunicação.

Tribunal de Justiça do Pará paga salários que vão de R$ 40 mil a R$ 131 mil

saco
Com um salário desses eu não sei o porquê de a Senhora Azevedo ter saído do TJE-PA e pousar na secretaria de Finanças do Município: ou o prefeito tem um poder extraordinário de convencimento, ou o salário dela está errado na relação do TJE. É possível, ainda, que o TJE-PA a tenha cedido com ônus. 
 Depois de relutar o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE-PA) atendeu a resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e publicou a folha de pagamentos.
As informações, no índice “Portal da Transparência”, não estão de todo transparentes, portanto a leitura pode estar equivocada, por exemplo, quando se lê que a ex-secretária de Planejamento e Finanças do TJE-PA, Sueli Azevedo, atual secretária de Finanças da Prefeitura de Belém, recebeu, em dezembro, a quantia líquida de R$ 131.327,27 mil.
Com um salário desses eu não sei o porquê de a Senhora Azevedo ter saído do TJE-PA e pousar na secretaria de Finanças do Município: ou o prefeito tem um poder extraordinário de convencimento, ou o salário dela está errado na relação do TJE. É possível, ainda, que o TJE-PA a tenha cedido com ônus.
Mas não é apenas a senhora Azevedo que recebe um contracheque de fazer inveja ao Eike Batista: um ditoso auxiliar judiciário, Roberto Lobo Saleme, recebe a quantia líquida de R$ 89.955,61.
O analista judiciário Benedito Nazareno Fonseca da Costa deve ter um orgasmo todo final de mês, pois o valor líquido do seu contracheque é R$ 66.719,34.
O jornalista Carlos Mendes, que reportou as biliardárias remunerações do Judiciário paraense, revela que “aparecem rendimentos líquidos de outros servidores superiores a R$ 60 mil, R$ 55 mil e R$ 40 mil.”.
O TJE-PA precisa dar explicações sobre a gênese desses valores, pois se assim ali procede, o Ministério Público Estadual, que vasculha todas as frestas da Assembleia Legislativa do Pará, deveria, nos intervalos entre uma greta e outra, dar uma espiada no que se passa pelos rumos da Almirante Barroso.Com informação do BLOG DO Parcifal Pontes.

Governo Alexandre Von, na visão de Everaldo Martins Filho

Por Everaldo Martins Filho (*)  

Um mês depois da estreia do novo prefeito municipal de Santarém, já podemos avaliar a composição da sua equipe na prefeitura, a reforma administrativa que ele mesmo implantou e o exercício embrionário da politica partidária no novo governo. E também o diálogo inicial com o governo do estado. Finalmente, é necessário avaliar as primeiras ações e as continuidades indispensáveis dos primeiros trinta dias ou do primeiro trimestre, pelo menos.

Claro que somos e seremos pacientes, muito pacientes. Porque queremos o melhor para a população, que sabe escolher e que elege sempre a liberdade e a democracia, antes de candidatos/as ou mandatários/as.
Faremos o contraponto, porém, sempre que necessário. Ainda não sabemos que rumo o novo gestor escolheu. Se ele vai cumprir as promessas de campanha e passar da oposição para a situação de modo responsável ou leviano. Mesmo que ele tenha sido vitorioso na eleição do presidente da Câmara – para isso usou duas secretarias – a de Planejamento antes, agora Desenvolvimento, e a nova, de Juventude, Esporte e Lazer, para acomodar parlamentares e partidos, ainda não dá para analisar como será a relação entre o Executivo e o Legislativo municipais.
O perfil dos novos secretários e das novas secretárias é técnico, amiúde, político, não tão raro, da confiança do novo prefeito, principalmente Infraestrutura, Educação e Saúde e por indicação dos partidos.
Experiência no setor público, vemos mais no cargo de secretário ou secretária adjunto/a, particularmente na Semed (Educação) e na Semab (Agricultura ). Reduzir cargos, secretarias (de dezoito para treze), e criar os adjuntos e aumentar salários traz mais despesas para a prefeitura. No mínimo de 108 mil para 135 mil por mês, calculando 13 secretarias de 9 mil reais de salário cada (que era 6 mil; aumentou cinquenta por cento) e três, calculando apenas três adjuntos, ganhando 6 mil reais cada um (as que citei e a Dra. Lívia, na Saúde).
Mas … é só isso ?
E os institutos, coordenadorias, assessorias, quantos DAS? Tem que ser dito: nenhum prefeito e nem a prefeita Maria do Carmo criou essa função e essa remuneração de adjunto. Nos governos anteriores, nunca existiu essa figura.
A reforma administrativa preferiu manter 12 secretarias, aumentar o tamanho da Secretaria de Infraestrutura, que ficou ainda maior, extinguir as secretarias de Produção e Agricultura Familiar (Sempaf), Habitação (SMH) e Desenvolvimento Econômico e Social (Semdes), que cuidavam de abastecimento e alimentação a primeira, de moradia e assentamentos a segunda, além de cooperativismo e economia solidária a terceira.
Eram secretarias que dialogavam preferencialmente com a população de baixa renda e menos escolaridade, que mora nos bairros mais distantes do centro e na zona rural. Extinguiu ainda, sem maiores preocupações, porque não transformou nem em coordenadoria (Sempaf e SMH), nem fundiu a proposta de forma expressiva com outra, como a ex–Semdes com a ex–Semplan (antiga secretaria de Planejamento), as secretarias de Segurança Cidadã, Organização Portuária e de Governo.
Segurança pública não é problema em Santarém? A paz é um objetivo estratégico permanente para as pessoas e para a nossa espécie. Para uma cidade que tem margem ribeirinha entre os municípios de Belterra e Prainha – aproximadamente cinquenta quilômetros de praias, orla, docas, cais, trapiches, arrimo – além de pelo menos cinco rios ( Amazonas, Tapajós, Arapiuns, Ituqui, Curuá-Una) e mais metros e metros de portos nas comunidades rurais, canais, lagos, igarapés, com diâmetro e extensão variáveis, conforme o inverno ou o verão, a várzea ou terra firme, realizar a Organização Portuária como política pública é indispensável.
A Secretaria de Governo foi extinta porque um secretário indesejável já tinha tomado posse dela até antes da eleição. O Jacy Barros simboliza o órgão e cabe na chefia de Gabinete.
A criação da nova Secretaria da Juventude sinaliza interesse por esse público. Tomara que a comparação, amanhã, não pareça que antes os jovens eram mais valorizados na socialização, estabilidade familiar, educação, esporte, religião, alimentação e diversão saudáveis, profissionalização e emprego, a título de ilustração.
A prefeitura inchou ou está enxuta? Mais uns dias e veremos. Os objetivos do novo governo serão alcançados com tal modelo administrativo? Assim que ele nos der a conhecê-lo, saberemos.
Enquanto isso a política partidária ensaia estar desprezada. Foguetes pipocando pelo fim da secretaria de Governo. Quem faz política é o prefeito. Que não faz com partidos. Aparentemente. O deputado Lira Maia é padrinho da vice-prefeita e do vereador Erasmo Maia como secretário, além de todos os nomes que estão nos NAF’s (Núcleos Administrativos e Financeiros) das maiores secretarias (Educação, Saúde e Infraestrutura).
Alguém duvida que o DEMocratas manda? Ou também manda?
O deputado Nélio Aguiar não indicou ninguém para o Executivo, no primeiro escalão. Tomou o vereador Nicolau do PP (Partido Progressista), do povo e da base que o elegeu, para votar no DEM para a presidência da Câmara. E fez subir o vereador Marcílio Cunha, do PMN, para o mesmo Legislativo. Impeachmment previsto?
O PV (Partido Verde) indicou dois secretários. Porque não aceitou que só a banda sem voto do partido fosse contemplada com a secretaria municipal de Meio Ambiente. Tem secretaria loteada para o partido de uma igreja. E a secretaria de Administração, interina em janeiro, aguarda quem permita a ascensão do Otávio Macedo, hoje suplente, a um mandato no plenário “Benedito Magalhães”. Para que o partido do prefeito, o PSDB, tendo três vereadores, seja o maior na Câmara. E o PSD, atualmente maior, diminua para dois, entre Maurício Correa, Gerlande Castro e Sílvio Neto, que permaneceriam edis.
O governador [Simão Jatene] já disse que viria aqui duas vezes depois da eleição – cobrar a fatura? – e não veio. Diz que vai mandar 20 milhões para uma obra que seria de conclusão do anel do estádio. É suficiente? Os recursos são federais, de emendas parlamentares da bancada paraense em Brasília. Por que ocultar essa origem?
Na antessala, o estádio teria sido climatizado, algumas salas, com centrais de ar condicionado que teriam sido destinadas, ainda pela gestão passada da Semed, para salas de aula, para escolas. A conferir.
A iluminação, caríssima, continua deficiente e sem jamais ter visto a cor do dinheiro do governo do Estado, proprietário da arena. A vistoria anual, mais uma perseguição que o governador faz contra uma prefeitura de oposição, esse ano, lua de mel Jatene e Von, ninguém ouviu falar em tac, craque, traque ou baque.
O aterro sanitário de Santarém não tem licença ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente há muitos anos. Uns cinco ou talvez mais. E a Sema também nunca permitiu que a prefeitura e o município se habilitassem a regulamentar o aterro. Mas agora vai ser licenciado, reparem. Para que o estado persiga as empresas privadas que estão investindo em Santarém. Para impedir a criação de empregos e o desenvolvimento municipal. Até que o PSDB arrume outro engodo como a soja e os grãos, que emancipariam Santarém e a nossa economia.
A redenção prometida depois, a Área de Livre Comércio, que perseguiu a prefeitura do PT e o governo Ana Júlia, agora, no alinhamento tucano é realmente uma mãe d’água. Mas não era lenda, lembra? Tomara que agora insistam com a base diversificada da economia municipal. Que a prefeita Maria vinha trabalhando. Os setores: primário – produzir alimentos e matéria prima para exportação – e secundário, além do extrativismo, serviços, agroindústria, turismo e preservação/conservação ambiental.
Sem contar que a prefeitura manteve mais de 80% das receitas municipais circulando na mão da população (através da folha de pessoal e da contratação de serviços e fornecimentos a nível local).
Santarém assinou o pacto dos municípios verdes, com o governo do Estado, ainda com a ex-prefeita. E as obras do PAC I e II, (Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal), também iniciadas na gestão passada, vão beneficiar a Cosanpa, que passará a receber pelo uso da rede de esgoto, já implantada em quase 40% do território urbano municipal.
O estado e o município, inventando impactos ambientais inexistentes ou que podem ser mitigados, vão perseguir a construção civil, esperem. Para atrasar obras de construção de moradias, urbanização, loteamentos, e até a construção do novo shopping Tapajós. Que Deus não permita. Só esta última obra vai assegurar mais de 600 empregos diretos e talvez o mesmo número de empregos indiretos. O governador, que tentou assassinar o sonho de criarmos o nosso estado, permitirá que o município salte para o desenvolvimento?
Duvido de-o-dó.
Vamos evitar falar das relações do novo prefeito com o governo federal, o poder Judiciário, o MPE e o MPF e com a imprensa local e estadual. Seria precoce. E as primeiras ações? Um museu de grandes novidades, como escreveu Cazuza. Limpeza urbana, como se tudo estivesse imundo. Estava? Não estava. Limpeza hospitalar, como se o hospital municipal, fosse uma pocilga, como no discurso oposicionista. Não era, não é e não será. Nem nesse governo, do novo prefeito.
A diferença é se vão ter mais médicos ou não, se eles vão faltar mais ou menos, se a UPA da Cohab vai funcionar imediatamente – está pronta e pronta – e se irá absorver as pessoas com emergências de toda a grande área da Prainha e outros bairros; se não faltarão mais medicamentos, insumos, enfim, se vindo mais gente procurar assistência, se haverá mais recursos humanos e materiais para atender essa gente. Penso que sim. Torço. Rezo. Oro que sim. E que os centros de atenção à saúde 24 horas, que existem e funcionam (Livramento, Nova República, Santarenzinho, Santana, Aprecida/Caranazal, Alter do Chão, Curuai e Boa Esperança) sejam melhorados e não fechados.
Escolas que foram inauguradas para ser escola integral e receber estudantes em turno único (Irmã Doroty, na estrada de Alter do Chão e Enfermeira Selma Carolina, no bairro do Urumari) estariam sendo redimensionadas para funcionar em dois turnos. É um atraso. Escolas com previsão de climatização com centrais adquiridas, diz que não vão mais ser climatizadas. Criança pobre não tem direito nem a friozinho.
Alguém viu os professores e monitores do Esporte e Lazer da área do Parque da Cidade? Os programas foram interrompidos? Tudo novo. Porque o ano começa.
As continuidades? O Restaurante Popular continua aberto. A Clean continua sendo a empresa da limpeza urbana. Ainda trabalham com as cooperativas de médicos e médicas. A Mara Palma permanece no sistema de convênios. Outras pessoas também continuam na prefeitura, ainda que não sejam concursadas. Porque são competentes.
Em 2005, trabalharam com a prefeita Maria, no início do governo, os senhores Marcelo Espíndola e Roosevelt Navarro. Os salários foram pagos dia 25 e dia 30 (inteiros, sem cortes?). Porque todos os recursos financeiros previstos para serem depositados em janeiro – transferências constitucionais e voluntárias – estão no caixa da prefeitura. Somando, já no primeiro mês, com todo o capital de convênios que ficou nos cofres municipais e contratado com os governos federal (98%) e estadual (2%).
Também continua o sistema de arrecadação de ISS on line, que funciona desde a gestão passada. O que garante a maior parte da receita própria municipal.
Novidades? O Dr. Geraldo Bittar, na Seminfra. Que com toda a sua longa carreira no governo do estado e em outras prefeituras, veio de Belém. E a última: em janeiro de 2013, todas as secretarias municipais da Prefeitura de Santarém, pelo que se sabe, só trabalharam até às 14 hs. No máximo.
- – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - -
(*) Santareno, é médico. Foi secretário municipal de Planejamento da Prefeitura de Santarém, de 2005 a 2012, gestão da ex-prefeita Maria do Carmo.

Estelionatários do Amazonas são presos em Itaituba

“Eles agiram em cidades da região da Calha Norte, passaram por Santarém e estavam agindo em Itaituba, já há algum tempo. Nós começamos a monitorar o grupo a partir das primeiras ações, ainda no ano passado”, relatou o tenente Almir Castro.

A Polícia apreendeu com o trio dinheiro e documentos (Foto: Mauro Torres)
Estelionatários do Amazonas são presos em Itaituba (Foto: Mauro Torres)Após um mês e meio de investigações, três estelionatários foram presos ontem (30), na área central do município de Itaituba, oeste do Pará. O bando foi pego minutos depois de aplicar um golpe contra um idoso, na saída de uma agência bancária.
Segundo levantamento feito Serviço Reservado da Polícia Militar de Itaituba, os presos fazem parte de uma quadrilha maior que foi montada no estado do Amazonas e já atuou em vários municípios paraenses. “Eles agiram em cidades da região da Calha Norte, passaram por Santarém e estavam agindo em Itaituba, já há algum tempo. Nós começamos a monitorar o grupo a partir das primeiras ações, ainda no ano passado”, relatou o tenente Almir Castro.

Márcio Miranda (DEM) é novo presidente da Alepa

Aos 55 anos, o deputado tem quatro mandatos consecutivos como parlamentar. Sua proposta é imprimir um "choque de gestão" e modernização da Alepa, valorizando os deputados e servidores.
 
(Foto: Cristino Martins/Ag. Pará)
Márcio Miranda (DEM) é novo presidente da Alepa (Foto: Cristino Martins/Ag. Pará)O deputado estadual Márcio Miranda (DEM) é novo presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Com o apoio do governador Simão Jatene, o democrata venceu com 26 votos contra 15 de Martinho Carmona (PMDB). O novo presidente ficará a frente da Alepa no biênio 2013/2014.
A votação começou por volta de 9h com a eleição do novo presidente. Após a divulgação do nome de Miranda para a presidência, a sessão foi suspensa para fosse formada as chapas da Mesa  Diretora, que são 1° e 2° vice-presidentes e 1°, 2°, 3° e 4° secretários.
Aos 55 anos, o deputado tem quatro mandatos consecutivos como parlamentar. Sua proposta é imprimir um "choque de gestão" e modernização da Alepa, valorizando os deputados e servidores.  Márcio é capitão reformado da Polícia Militar, médico cirurgião geral.

Justiça embarga obras de novo shopping em Santarém

Em decisão liminar provisória, o juiz Rafael Grehs, titular da 8ª Vara Cível de Santarém, determinou a imediata paralisação das obras de construção do Rio Tapajós Shopping, na rodovia Fernando Guilhon. O magistrado é o mesmo que em dezembro de 2012 emitiu liminar suspendendo as obras do loteamento Cidade Jardim, também na rodovia Fernando Guilhon, em Santarém. 
 
Na decisão mais recente, o magistrado observa que em caso de descumprimento da medida, o grupo Franere, proprietário do empreendimento estará sujeito a pagar multa diária de R$ 10 mil.
Segundo a liminar, a empresa proprietária não teria cumprido as exigências referentes ao licenciamento ambiental da obra. De acordo com a legislação, compete à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) emitir o licenciamento para empreendimentos que ocupem área superior a 100 hectares.
A liminar que suspende as obras do novo sh
opping é o resultado de uma ação civil pública impetrada pelo Ministério Público do Estado (MPE). Na decisão, o magistrado determinou ainda que o Município de Santarém, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) suspenda os efeitos das licenças concedidas para execução das obras do empreendimento.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Operação "Baía das Bocas" prende quadrilha de piratas na região do Baixo Amazonas

Conforme as investigações, da Delegacia de Polícia Fluvial, unidade vinculada ao Grupamento, um dos presos, Benerval, é acusado de envolvimento nos assaltos a duas balsas e também a um empurrador, em Breves, junto com outros comparsas, que integram dois grupos de “piratas”.


Operação "Baía das Bocas" prende quadrilha de piratas na região do Baixo AmazonasChegada dos presosUm adolescente de 17 anos foi apreendido. Todos foram apresentados na sede do Grupamento, na Rodovia Artur Bernardes, bairro de Val-de-Cães, em Belém. Com os presos, a equipe apresentou objetos roubados recuperados em poder dos acusados, como um televisor de LCD, ainda na caixa; um arma de fogo e um motor de rabeta. A operação policial foi realizada, de forma conjunta, com a Marinha do Brasil e IBAMA, e com policiais civis e militares, de Breves e Gurupá. Os presos são José Ronilson de Jesus Jesus, de apelido “Macapá”; Joelson Cardoso Dias Nogueira, conhecido por “Quandu”; Manoel da Silva Malaquias, de apelido “Jesus”; Benerval da Silva Malaquias; Magno Dutra Nogueira; Juvenil da Silva Malaquias, de apelido “Roca”; José Nazareno de Jesus Malaquias; Geovani da Silva Malaquias, de apelido “Louro”; Edivaldo da Gama Pinto, de apelido “Abelha”, e Benedito Pinto Malaquias, conhecido como “Benão”.
Equipe do Grupamento FluvialPoliciais civis e militares, do Grupamento Fluvial, da Secretaria de Segurança Pública do Pará, concluíram, nesta quinta-feira, 31, a operação “Baía das Bocas”, realizada nos últimos 15 dias, nas regiões de Gurupá, no Baixo-Amazonas; Rio Pará e Estreito de Breves, no arquipélago do Marajó. Ao todo, foram presos 10 homens acusados de integrar uma quadrilha de “piratas” que pratica assaltos contra embarcações na região. Dos presos, seis são da mesma quadrilha, conhecida como Família Malaquias. 

Polícia Civil recupera 90 animais roubados de fazendas no interior do Pará


Polícia Civil recupera 90 animais roubados de fazendas no interior do Pará
Policiais civis da Superintendência do Sudeste Paraense e da 21ª Seccional, em Marabá, recuperaram na tarde da última terça-feira, 29, 21 cabeças de gado da raça Nelore. Os animais haviam sido roubados no último domingo, 27. No município de Eldorado do Carajás.  Somados as 61 reses recuperadas, na Zona do Salgado, no último dia 22, chega a 90 o número de animais resgatados pela Polícia Civil apenas no mês de janeiro.
Os gados Nelores foram roubados por volta das 4h30 de domingo enquanto estavam sendo transportados para a fazenda. O motorista do caminhão foi abordado por três pessoas armadas que anunciaram o assalto e subtraíram o caminhão carregado com os animais. A Polícia Civil de Marabá tomou conhecimento do fato no mesmo dia e iniciou de imediato uma operação na tentativa de localizar e prender os envolvidos no roubo.  
“O dono do caminhão informou que o veículo possuía rastreamento via satélite. Desta forma, a polícia passou a acompanhar o trajeto percorrido pelos assaltantes. O caminhão foi encontrado abandonado no município de Esperantina, em Tocantins, porém, o gado já não estava mais no caminhão. A equipe policial passou então a percorrer o sentido contrário de onde foi localizado o caminhão e após varias buscas em estradas vicinais e vistorias em pastos de fazendas, os gados foram localizados na Fazenda Cristo Rei, localizada as margens da vicinal Sedrim à aproximadamente 45 km do município de Marabá”, detalha o delegado José Humberto, diretor da seccional de Marabá. 
Proprietário da fazenda onde os nelores foram encontrados, Nonato Fernandes dos Reis, alegou que três homens chegaram ao seu sítio, por volta da 6h30h da manhã do domingo, pedindo para que os animais ficassem no local até que um suposto problema com o caminhão que os transportava fosse resolvido. No entanto, declarou Nonato dos Reis, os três homens não retornaram para apanhar as reses.
O delegado José Humberto explicou que foi instaurado o inquérito policial para apurar as reais circunstancias do roubo e o senhor Nonato foi conduzido para a delegacia para os procedimentos cabíveis. As investigações continuam até que todas as dúvidas sejam esclarecidas e os autores do crime sejam localizados.

Santarena vítima de acidente denuncia empresa Fantasy

Carolina Tapajós denuncia descaso das autoridades

Carolina Tapajós
Carolina TapajósDuas passageiras do ônibus acidentados em julho de 2012, no Paraná, as santarenas professora Maria Lina Corrêa e sua filha Carolina Tapajós Corrêa, que ficaram em pior situação e ainda têm sequelas da tragédia, até hoje não foram indenizadas pelos proprietários da empresa Fantasy Turismo, que organizou a excursão para o congresso de tecnologias no Paraná, alegando atraso da seguradora.
Carol, como é conhecida, mostra o seu desabafo, com uma mensagem em sua página do facebook:
“Gente, a mais ou menos dois meses eu escrevi um texto no facebook falando da irresponsabilidade e do descaso da empresa Fantasy Turismo, comigo e com as outras vítimas do acidente que ocorreu no dia 16 de julho de 2012, no Paraná. Eu retorno para dizer que já estamos a mais de seis meses do acidente, e que mesmo assim a empresa continua a nos tratar como se não tivessem nenhuma responsabilidade pelo que aconteceu. Eu quero deixar bem claro que sai de Belém no dia 14 de julho de 2012 perfeitamente bem, eu, minha mãe e as outras 50 pessoas entramos naquele ônibus saudáveis! Então, é mais do que fato que a empresa tem sim responsabilidade conosco”, disse a jovem.
Eu não estou aqui especulando e nem defendendo idéias, eu estou contado fatos! Minha mãe e minha irmã foram até o local de acidente e viram a procedência dos motoristas que passam naquele local, é perfeitamente audível o som do freio dos caminhões naquela região, eles passam freando com cuidado em todo o trajeto. E volto a dizer que aquela estrada não é lugar para ônibus, durante uma hora em que as duas estiveram no local nenhum ônibus passou! Aquela é uma estrada para caminhoneiros experientes. Antes que alguém diga que a culpa é do governo que não construí estradas boas, eu logo relato também que a estrada é perfeita, não se vê buracos ou qualquer deformação que poderia atrapalhar o motorista”, declarou a estudante. 
Quero dizer que com base no laudo pericial que o ônibus estava a 91 km/h em uma pista de no máximo 60 km/h, isso é a mais pura prova da negligência e do despreparo do motorista que deveria ter vergonha de encher a boca pra falar que tem mais de 25 anos de profissão diante de uma situação infantil e infeliz como essa”, diz Carolina Tapajós.
Por: Carlos Cruz