Evento internacional destacou o papel do Estado na agenda climática global e celebrou avanços na redução do desmatamento e na criação de novas áreas de conservação na Amazônia
| Governador do Pará Helder Barbalho , Primeira Dama Daniela Barbalho |
O Governador Helder Barbalho participou, neste sábado (1º), do Global Citizen Festival Amazônia, evento internacional que, pela primeira vez, foi realizado em Belém, reunindo lideranças políticas, artistas e ativistas de diversas partes do mundo comprometidos com a defesa do meio ambiente e o combate às desigualdades.
O evento, realizado no Estádio Olímpico Mangueirão, contou com apresentações de Chris Martin, Charlie Puth, Anitta, Gilberto Gil, Seu Jorge, Gaby Amarantos e Viviane Batidão. Além do governador, também estiveram presentes nomes como Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas do Brasil, a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, entre outras lideranças nacionais e internacionais.
Durante o discurso, ao lado da primeira-dama Daniela Barbalho, Helder Barbalho destacou o orgulho do povo paraense e o papel do Estado como referência na agenda climática global.
“Vamos falar bem alto, o mundo tá vendo a gente. Boa noite, Pará! A natureza molda a nossa identidade, a nossa economia e o nosso futuro.
Mas, além da natureza, o Pará é definido pelo seu povo, esse povo maravilhoso, que é o povo paraense.
Quantos indígenas, comunidades locais e milhões e milhões de famílias cuja vida e existência dependem da floresta.”
“É por isso que, lá em 2021, eu respondi a um apelo do Global Citizen e do Coldplay para uma liderança climática mais forte de governadores da Amazônia brasileira.
Foi um momento poderoso, que nos lembrou que artistas, cidadãos e governos podem e devem trabalhar juntos para proteger o que mais importa: o nosso povo e a floresta”, lembrou.
“Desde então, continuamos essa colaboração, encontrando maneiras de unir a política e a cultura para proteger o ecossistema vital da Amazônia.
Agora, essa parceria se concretiza e, logo mais, na próxima semana, o Pará vai sediar a COP30”, afirmou Helder Barbalho.
“Um ato de ação climática que acontecerá no coração da Amazônia, em Belém do Pará, dez anos após o acordo de Paris.
O mundo irá se reunir aqui, com a urgência climática, com as lideranças e a solidariedade necessária, e nunca foi tão importante”, disse o governador.
“É por isso que nós temos muito orgulho de receber o Global Citizen Festival Amazônia em nossa cidade, em território do Pará.
Esta celebração compartilha as nossas raízes, a nossa cultura e a determinação do povo para esse bom mundo.
É tempo de transformar discurso em compromisso, trabalho em legado, esperança em resultado”.
“Do Pará para o mundo, quem fala é a floresta, e nós, que vivemos aqui na Amazônia, somos a floresta.
E podem ter certeza: é a humanidade inteira quem responde.”
“Nós podemos! A Amazônia pode! O Pará pode! E vocês, nós, vamos mostrar pro mundo que eles vão vir aqui e vão ver que nós somos um povo acolhedor, um povo educado, e um Estado e uma cidade maravilhosa.
Viva a Amazônia! Viva o Brasil!”, finalizou o governador.
Redução histórica do desmatamento
Nos últimos anos, e a partir das ações executadas no âmbito do Plano Estadual Amazônia Agora, o Pará implementou políticas públicas para reduzir o desmatamento e incentivar práticas produtivas sustentáveis.
O Estado investiu fortemente, além do combate ao desmatamento, em políticas de concessões para restauração florestal, bioeconomia, regularização ambiental, REDD+ e pagamento por serviços ambientais, com foco na valorização das comunidades locais e tradicionais.
Como resultado, o Pará reduziu o desmatamento em 54% entre 2021 e 2024, segundo dados oficiais do sistema Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e alcançou uma redução de mais de 85% nos focos de incêndio florestal neste ano.
O Global Citizen é um movimento internacional que mobiliza cidadãos, líderes e organizações em torno do combate à pobreza extrema, à desigualdade e às mudanças climáticas, o Global Citizen foi fundado em 2008 e atua como uma plataforma de engajamento global, incentivando pessoas do mundo todo a se tornarem cidadãos globais, agentes de transformação comprometidos com a construção de um planeta mais justo, sustentável e igualitário.
Além de suas campanhas permanentes, o movimento realiza o Global Citizen Festival, evento de grande alcance que combina música, cultura e ativismo social.
O festival reúne artistas e líderes mundiais em apresentações e debates que buscam inspirar ações concretas e políticas públicas voltadas à proteção do meio ambiente, à erradicação da pobreza e à promoção da justiça social.
O evento já foi realizado em Nova Iorque, nos Estados Unidos, com várias edições no Central Park, e também já passou por Índia, Alemanha, África do Sul, França, Gana, Nigéria, entre outros países.
Em 2025, a edição em Belém reforçou a importância da Amazônia como centro das discussões sobre o futuro do planeta.
Fonte : Agência Pará
Por Redação Blog do Xarope , Victor Palheta
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.