segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Imagem que circula em redes sociais, mostrando um bebê com rabo de animal é fake news; diz site Portal Santarém

Imagem que circula em redes sociais é fake
Hospital Municipal de Santarém desmente nascimento de bebê com anomalia genética.
A informação foi dada agora a pouco pelo portal Santarém, através do Jornalista Jerferson Miranda.

Uma imagem que circula em redes sociais, mostrando um suposto bebê com uma cauda, levou o Hospital Municipal de Santarém (HMS), a informar a população que se trata de fake news.

A imagem mostra um bebê com uma anomalia genética identifica ao rabo de um animal.
No último fim de semana, vários questionamentos foram feitos a unidade de saúde, se o nascimento do bebê seria verdade.
O Hospital Municipal reitera que se trata de notícia falsa. "Não é verdade. Não nasceu essa criança no Hospital Municipal de Santarém. A resposta é que não procede", informou a assessoria de imprensa do HMS.
DISSEMINAÇÃO DE FAKE NEWS
Além do Hospital Municipal de Santarém, outras unidades de saúde do Estado do Pará padecem com a disseminação de fake news.
Diversas notícias falsas tratam desde supostas vacinas até alimentos milagrosos para cura de doenças. Com a popularização de aplicativos de mensagens, a divulgação das chamadas fake news (notícias falsas) acontece de forma ainda mais rápida e intensa.
COMBATE ÀS FAKE NEWS
Para combater as fake news sobre saúde, o Ministério da Saúde, de forma inovadora, está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale destacar que o canal não funciona como um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.
Qualquer cidadão pode enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é: (61)99289-4640.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.