quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

46% dos atendidos no primeiro dia da testagem em massa positivaram para Covid-19 em Santarém



No primeiro dia de testagem em massa para Covid-19 em Santarém, oeste do Pará, das 3.276 pessoas atendidas, 1.509 positivaram para a doença, o equivalente a 46,06%, somando os nove pontos de coleta.

O ponto de testagem montado na Escola Municipal Maria Amália foi o que recebeu maior número de pessoas no primeiro. Das 804 testagem, 372 tiveram resultado positivo para Covid-19. Em termos percentuais - considerando o número de testados e o de positivados - a Unidade Descentralizada da Praça Barão de Santarém teve o maior índice. Dos 294 testados, 194 positivaram, ou seja, 68,31%.

A testagem segue até o próximo domingo (30) em diferentes horários para atender o maior público possível. O atendimento destina-se preferencialmente a pessoas com sintomas gripais e assintomáticas que tenham tido contado com pessoas que estão com Covid-19.

De acordo com o secretário regional de Governo, Henderson Pinto, é fundamental que as pessoas busquem os pontos de coleta mais próximos para fazerem o teste. "Com o diagnóstico em mãos, as pessoas são direcionadas ao atendimento médico para que sejam orientadas e medicadas. Só assim teremos condições de frear a contaminação desse vírus que está com uma variante que se dissemina rapidamente", ressaltou.

Henderson também fez um apelo para que pessoas que não se vacinaram ou não completaram o esquema vacinal cotra a Covid-19 busquem a imunização.

"Nós sabemos que por uma série de questões, muitas vezes até ideológicas, muita gente deixou de se vacinar ou tomou apenas uma dose. Mas os números mostram que 80% das pessoas que estão hoje ocupando leitos de hospital por causa da Covid-19, ou não tomaram vacina, ou tomaram apenas uma dose. A mortalidade também é maior nesses dois grupos. Então, a gente faz um apelo para que as pessoas procurem os postos de vacinação, pais e responsáveis, levem suas crianças para vacinar", pediu Henderson Pinto.

Suspensão das aulas

As aulas presenciais das 30 escolas da rede estadual em Santarém, uma de Belterra e uma de Mojuí dos Campos seguem suspensas até esta sexta-feira (28) para serviço de sanitização, devido ao aumento de casos de Covid-19 entre alunos e professores, devem ser retomadas na segunda (31).

De acordo com o secretário regional de governo, não há nenhum indicativo de que as aulas presenciais precisem ser suspensas por mais tempo. "Todos os protocolos estão sendo seguidos pra que as aulas sejam retomadas com segurança na segunda-feira, e com 100% das escolas. Alunos e professores que estiverem doentes não devem ir para as salas de aula, mas quem estiver bem de saúde não tem contraindicação e deve ir para a escola", pontuou Henderson Pinto.

Confira pontos e horários de testagem em massa

27 a 30/01 – 8h às 18h

Unidade Santarenzinho – Rua Tomé de Sousa;

Unidade Nova República – Avenida Tancredo Neves;

Unidade Casinha do Papai Noel – Praça Barão de Santarém;

Ginásio da Escola Maria Amália – Travessa Campos Sales, no Mapiri;

Ginásio da Escola Padre Manoel – Avenida Dom Frederico Costa, na Prainha;

Ginásio da Escola Joaquim Cavalcante – Rua João Batista Miléo, no Santo André;

Ginásio da Escola Borari – Rua Everaldo Martins, em Alter do Chão.

26 a 29/01 – 8h30 às 11h30 e 18 às 21h - Ginásio da Uepa – Avenida Plácido de Castro, nº 1399, bairro Aparecida (400 testes diários)

26 a 28/01 - URE – Ismael Araújo, na Alameda 33, nº 41, bairro Aeroporto Velho (100 testes diários, sendo 70 para população em geral e 30 exclusivos para servidores do Estado)

29/01 – 9h às 15h – URE (150 testes diários, sendo 100 para população em geral e 50 apenas para servidores)

30/01 – 8h30 às 11h30 - Ginásio da Uepa – 200 testes diários.

*Obrigado por ter chegado até aqui. Nós, do Blog do Xarope, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder.*

com informações G1 SANTARÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.